Pular para o conteúdo principal

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA



A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste.

No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor;

Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que ele estava em todas as nações, e que ele deveria ser adorado e temido por todos os povos? Se prestarmos bem a atenção, iremos notar que essa visão  do templo foi dada ao profeta Ezequiel no quinto ano do exílio babilônico, e o templo foi destruído pelos babilônios e todo o seu ouro e utensílios sagrados tinham sido levados para a babilônia. E assim fala o profeta no capítulo de Ezequeil em (Ez.40:1-2) Ezequiel nos diz mais,Deus o transportou até cidade de Israel e lhe mostra tudo e começa a medir o novo templo, e medir a cidade,  e  lhe dá todas as dimensões do projeto divino para a cidade. E o profeta Zacarias também vai falar a mesma coisa, vai confirmar, o que Ezequiel tinha dito, tem as mesmas visões de Deus aliás, ele tem pelo menos oito visões a respeito do retorno do povo de Israel para sua terra. E em sua segunda visão o profeta Zacarias diz assim: 

E: Olhei em seguida, e vi um homem segurando uma corda de medir. Eu per­guntei-lhe: Aonde você vai? Ele me respondeu: "Vou medir Jerusa­lem para saber o seu comprimento e a sua largura".     (Zac. 2: 1-2)

E aqui de novamente, Apóstolo João no apocalipse vai nos falar da cidade que está sendo projeta e medida para ser a morada de Deus com o seu povo no futuro. E o profeta está preparando o povo para o retorno a sua terra prometida; com reuniões públicas nas praças, nas sinagogas, com jejuns, orações, provisões para a viagem etc. Pois após quase cem anos de cativeiro na mente dos judeus tudo tinha acabado, tudo estava perdido e Deus tinha abandonado o seu povo. Conforme eles cantavam o hino de tristeza  que está descrito no salmo do exílio.
Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos
com saudade de Sião. 
Ali nos salgueiros, penduramos as nossas harpas;
 Ali  nossos cantores pediam-nos canções, os nossos opressores exigiam  canções alegres dizendo: "Cantem para nós uma das canções de Sião!" 
Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira?  Que a minha mão direita definhe, ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti! Texto do salmo (Sal.137:1-5)

E na sequência no capítulo quarenta e três o profeta nos diz em sua visão do novo projeto divino para a cidade de Jerusalém e  a glória do Senhor vai encher novamente o templo conforme nos escreve o profeta em sua visão do retorno a cidade (Ez.43:1-3)
Mas se o povo está reclamando o abandono divino,Deus está dizendo justamente o contrário pelos seus profetas e videntes, e são vários os líderes que surgem nessa mesma época do retorno; E são os chamados de profetas do exílio e pós exílicos; dos quais podemos citar, e são Jeremias o profeta nacionalista que fica em Jerusalém,o Daniel profeta designado pelo próprio Nabucodonosor como primeiro ministro e que está no governo de babilônia, e Ezequiel que acompanham o povo na babilônia. E mais os líderes e profetas Ageu, Habacuque, Zacarias, Malaquias, sacerdote Esdras, Neemias e tantos outros grandes líderes estão preparando o povo para o retorno a sua terra natal.

E será que agora eles aprenderam que deverão obedecer as leis do Senhor e andar nos seus caminhos? E será que agora eles irão cuidar do meio ambiente?Cuidar dos rios, das florestas, cuidar dos animais, cuidar da natureza, e deixar a ganância, cuidar dos trabalhadores, pagar o salário digno aos seus trabalhadores, pagar a pensão as viúvas e aos órfãos,aos idosos, aos deficientes etc.? E será que agora eles tinham aprendido que o Senhor não era propriedade exclusiva dos judeus somente? E que eles deveriam obedecer as leis e se cuidar, obedecer os mandamentos do Senhor, obedecer as leis do país, senão, iriam novamente para o cativeiro?

Pois assim clamavam os profetas antigos em suas profecias vindas do Senhor contra o povo rebelde. E que o Senhor é Deus e Pai de todos os povos e raças. Ele deve ser adorado por todos os povos e raças em Jesus Cristo. 

Mas a história vai provar que eles não obedeceram os mandamentos e  os planos do Senhor, e seguiram os seus próprios pensamentos. E vemos pela história que eles foram castigados mais uma vez com guerra e invasão pelos gregos e na sequência pelos povos romanos etc. E assim são chamados de povo de "dura cerviz",como todos nós somos hoje em dia,rebeldes e obstinados, e não queremos obedecer as leis e os mandamentos do Senhor. 

I. UM RIACHO QUE SAIA DO TRONO - UMA CIDADE PROJETADA E MEDIDA PELA ENGENHARIA DIVINA - O DESNÍVEL DAS ÁGUAS, A DESPOLUIÇÃO DO RIO SAGRADO

                    Imagem internet - Rio Jordão em nossos dias e suas águas poluídas 2017

Conforme nos cita o profeta Ezequiel e a expressa ordem do Senhor para que ele entre dentro do rio, e sinta o seu desnível na queda das águas; conforme podemos conferir;
O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar.

Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul.
O homem foi para o lado les­te com uma linha de medir na mão e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. Levou-me então de volta à margem do rio.

Ele mediu mais qui­nhentos metros e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura.

Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando. Textos de (Ez. 47;1-5)


A medição do rio Jordão  e sua despoluição, o rio sagrado será medido em côvados, essa era uma medida babilônica dos tempos antigos. E assim, 1 côvado equivale a uma medida moderna de aproximadamente 48 centímetros. E em cada 1.000 côvados que equivale a 500 metros em nossa era. E em cada 500 metros havia um desnível das águas poluídas do Rio Jordão. Esse é um rio que pertence a cidade celestial, a cidade Sagrada. E vemos o detalhe, em cada  500 metros, ou mil covados, há um desnível para despoluíção das águas. E também vemos na visão e na mesnagem do profeta Ezequiel, aparece um homem que orienta e que acompanha a Ezequiel na sua visão e na sua interpretação da mensagem profética. E quem era esse homem? Posívelmente era um anjo, ou um engenheiro celestial que estava projetando a construção da nova capital de todos os povos e raças e nações. E esse era um homem que pertencia a engelharia celestial, que veio para dar as coordenadas ao profeta da construção da nova cidade, e vemos que ele mediu o patio, mediu o rio Jordão, mediu toda a cidade, mediu o templo sagrado de Jerusalem, e mediu todos os detalehes da cidade e do país como um todo.

E o engenheiro celestial também mediu o desnível do rio Jordão  de 500 em 500 metros,  o seu desnível e a sua queda d'água. E parece que essa queda de desnível das águas simboliza a sua despoluição, a despoluição da terra e despoluição do corpo dos seres humanos do presente e do futuro. A simbologia da despoluição do corpo e  dos pecados de todos os povos e raças e línguas, e são águas saradoras que fluem diretamento do templo sagrado. E que esse rio irá inundar todas as demais fontes das águas terra. 

E essas são as águas do rio Jordão, o Rio Sagrado, para onde correrão todos os povos e nações, a beber dessa fonte celestial. E na simbologia desse rio sagrado, e dessas águas que iam purificando tudo ao seu redor, tem um significado especail e histórico ;e um significado do futurismo, que agora vai reaparecer melhor na mente do apóstolo João no seu apocalipse, quando vê as medidas da nova Jerusalém que descia do alto. As águas que saíam do altar do templo antigo se dirigiam ao rio Jordão, e essa água ia despoluíndo toda a terra e todos os peixes do rio Jordão, e ia despoluindo toda a agricultura que foi poluída a terra com a montanha dos agrotóxicos das nãções, que faziam as suas lavouras, ao redor do Rio Jordão, e assim ao redor do nosso planeta, e essas águas saíam do templo e se dirigiam ao Rio Sgrado, e assim ia despoluindo tudo ao seu derredor do grande terra. Coisa que somente agora em nossa era, poderemos entender melhor.

E no livro do apocalipse vai reaparecer novamente essa cena, a cena das águas que saíam do trono divino. E a água que saía do trono divino era pura e ia purificando tudo e a todos os seres vivos, homens animais e todas as fontes das águas ao redor do planteta, pelo seu curso até chegar ao grande rio Jordão, ao Mar Morto e até desembocar no grande Mar Mediterrâneo e assim os 5 grandes mares, O mar do Oceano Atlântico, do Oceano Ìndico, o Oceano àrtico, o Oceano Antártic o etc; do nosso planeta azul chamado de terra. E assim ia purificando todos os povos, assim como faz Jesus Cristo e sua Igreja militante, que vai pregando, vai ensinando, vai batizando nas águas saradoras, vai promovendo a paz de Cristo até atingir todos os povos, todas as raças e todas as línguas. Por isso Cristo disse: 

Ide e pregai a toda criatura, quem crer e for batizado nessas águas saradoras que vertem do trono de Cristo, e todos o que crer será salvo, mas quem não crer, será condenado. 

E assim os nossos modernos discípulos da Igreja de Cristo devem avançar de 500 em 500 metros na caminhada da evangelização do mundo moderno. E a cada 500 metros iremos encontrar uma nova profundidade da inteligência das nações, da verdadeira sabedoria, da ciência de Cristo, da multiforme sabedoria da Igreja de Cristo. 

No entendimento profético no projeto da cidade quadrangular - tamanho da cidade
                                                   
Veja que João retrata a cidade situada em quadrado (como na imagem abaixo), sendo comprimento, largura e altura iguais. O anjo mediu a cidade em 12 mil estádios, ou seja, se convertermos essa medida antiga “estádios” em medida moderna “quilômetros”, vamos ter a medida de 2.200 Km. Isto mesmo: a Nova Jerusalém terá 2.200 Km de comprimento, 2.200 Km de largura e 2.200 Km de altura. Talvez por isso João se referiu à Nova Jerusalém como que “descia do céu”. Na verdade, a Nova Jerusalém descerá do céu, é o caso desse relato. ( Texto de pesquisa do blog a grandeza da nova Jerusalém do futuro).

 No final do livro do apocalipse vai reaparecer o projeto divino para a cidade da nova Jerusalém que desce do alto, vem diretamente do trono de Deus. E o texto do apocalipse vai confirmar esse fato que o profeta Ezequiel estava tentando escrever e nos explicar em sua visão. E o apóstolo diz que a cidade tinha uma medida de 12.000 estádios,(E a medida de um estádio greco-romano era aproximadamente 185 m. de comprimento) e a cidade era quadrangular. Conforme nos escreve o apóstolo João no livro do Apocalipse.
         A Nova jerusalém do futuro - capital planetária - o cubo quadrado 

"A cidade era quadrada, pois o seu comprimento era igual à sua largura. O anjo mediu a cidade com a vara de ouro e viu que media dois mil e duzentos quilômetros. O seu comprimento, largura e altura eram iguais. O anjo mediu também a muralha e viu que tinha sessenta e quatro metros de largura, conforme as medidas comuns que o anjo estava usando. A muralha era de jaspe, e a própria cidade era de ouro puro, claro como vidro" (Ap.21:16-18)

E a cada quinhentos metros havia uma nova caída de desnível da medida para as águas que saíam do trono divino. E as águas que vinham do trono tinham uma nova profundidade a cada quinhentos metros de distância (Ez.47:3) E o homem que me acompanhava nos diz o profeta Ezequiel que ele tomou uma cana de medir, um "metro" em nossa linguagem de dias atuais. O desnível das águas do rio sagrado a cada 500 metros. O projeto da despoluição do rio sagrado.

As 4 medidas de desnível das águas que saíam do trono; as quatro profundidades das águas que purificam a nossa mãe natureza, e ao mesmo tempo essas águas que saem do trono de Cristo purificam a Igreja de Cristo e seus missionários. Os missionários da nova era em que estamos vivendo,deverão preparar-se bem para a sua missão no mundo moderno; pois vemos que aqui a cidade está sendo medida e projetada novamente, A na simbologia do profeta Ezequiel e da caminhada a pé de uma lado até o outro lado do rio tem uma simbologia e um significado extraordinário para nós nesse momento. No uso dos nossos dons e talentos: Senão vejamos o que ele nos diz: E assim nos diz Viera sobre a evangelização dos povos:

"Quem lavra com Cristo Jesus na evangelizações dos povos, até das passadas colhe fruto..." E o profeta Isaías usa a simbologia dos seus pés, e em tom de poesia e vai nos falando e quando nos diz: "Quão formosos são os pés dos que anunciam as coisas boas"


E aqui está a grande chave da interpretação dessa grande visão missionária de Deus para o nosso mundo moderno: Pastores ricos e abastados da televisão, pensam que podem agradar a Deus e a sua Igreja falando de longe, falando da Internet, falando pela televisão, falando pelo rádio apenas, e não querem ir, não querem entrar nas águas do rio sagrado, não querem se sujar nas lamas, nos brejos, não querem entrar na contaminação dos rio sujo das águas, do rio cheio de lodo, cheio de podridão e de pecados do povo. Querem e preferem ditar as normas da bíblia ao longe, ao mundo distante.Pastores e missionários que não querem entrar nas ruas  e evangelizar os drogados, os bêbados, os viciados, os criminosos nos presídios, visitar os hospitais etc. 


CRISTO ORDENA A EVANGELIZAÇÃO DE CASA EM CASA, DE 500 EM 500 METROS EM NOSSAS CIDADES 


E vamos aos fatos que no uso dos dons e talentos devemos usar o corpo todo, toda Igreja deve ir e se comprometer nessa missão; E assim nos diz o apóstolo Paulo falando sobre os dons e talentos: E se o teu pé disser, não sou pertenço ao corpo? 

 Ora, o corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
 (I Cort. 12:14-15)

1.O bom uso dos nossos pés: As águas que chegam até o tornozelo dos nossos pés:
"Quão formosos são os pés dos que anunciam as coisas boas..."

* A primeira medida de 500 metros davam até os tornozelos do seu pé, e o Senhor ordena que o profeta atravesse na transversal o rio a pé de um lado até a outro. Essa é a sabedoria dos pastores da TV. a sua inteligência vai até o tornozelo do seu pé, e não pode passar disso, e por que perguntamos: Porque eles não querem sujar os seus pés na lama. E ele se diz um nobre, um doutor nas evangelizações: E diz mais;


E olha o que Deus fala ao profeta Ezequiel vai lá, entra no rio, enterra o teu pé na lameira, e agora passe de uma banda do rio até a outra, e o pé do profeta que aqui está fincado no lodo e na lama, no brejo do rio Jordão, é um rio sagrado, sim! Mas é preciso entrar nele e caminhar na lama e sentir o fedor dos peixes mortos, como temos visto hoje em dia os nossos rios que estão poluídos e tem  cheiro da carniça podre, causado pela ganância das grandes e ricas empresa. E citamos aqui a Empresa responsável pela tragédia chamada de Sanmarco, uma empresa subsidiária de outra grande empresa mineradora e chamada de Vale do Rio Doce. E este é o caso como aconteceu no ano passado na cidade de Mariana - MG , e quando uma "barragem de lama tóxica e assassina", que se rompe e explode e vai derramando as suas sujidades, as suas contaminações por todo o Vale do Rio Doce até chegar ao Mar. E assim são mais 1 500 Quilômetros de distância, de sujeira e de contaminação.E a sua lama vai seguindo e vai descendo pelo rio, e vai matando tudo o que encontrar pelo caminho, sejam peixes, animais, aves, matas, pássaros e pessoas. 

2.O bom uso do nossos pés no corpo; pois os nossos pés não podemos nos      movimentar no mundo

*Segunda medida de 500 metros do desnível das águas, e depois mandou medir de novo e mais 500 metros que davam até os joelhos; E Olhem a função dos nossos pés continuam trabalhando  aqui na obra do Senhor.

3. O bom uso das nossas mãos, peito. E agora a profundidade das águas atinge o nosso corpo, agora as águas atingem os pés, cintura, mãos e peito.  

* Terceira medida de 500 metros de desnível das águas, e depois mandou medir de novo mais uma nova caída de desnível das águas, agora davam até o peito. E olha aí o nosso peito. E no nosso peito está quem? O nosso coração

O nosso coração, o nosso amor ao próximo. E por Paulo depois de nos falar dos nossos dons e talentos, agora vai nos falar de um caminho mais excelente, o caminho do amor na evangelização dos povos e das pessoas. 

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 

Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. 

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
Texto de (I Cort. 12:1-5)

E em todas as medidas havia o desnível das águas. E olhem aqui a função das nossas mãos no corpo de Cristo. Quantas pessoas hoje não sabem usar as suas mãos para ganhar o pão de cada dia, em sua profissão útil na vida, hoje vemos o grande desemprego nas cidades, e segundo O IBGE são quase 20 milhões de pessoas desempregadas que não estão usando as suas mãos. E dentro de nossas Igrejas, temos gente aos montões, aposentados e muitos mal aposentados, e não querem usar os seus dons e talentos mais, pois se acham velhos e acabados, e não usam mais as suas mãos para ajudar os outros. 

4. Profundidade as águas atingem o corpo todo. Atingem os pés, as mãos, o peito, o cérebro todo. Está certo  apóstolo Paulo quando nos diz: E se o pé disser não mão e não sou parte do corpo? E se os olhos disserem não preciso do coração, por acaso um membro não care um do outro. É certo que sim.

* Quarta profundidade é medida e mais 500 metros de caminhada dentro do rio, e agora o profeta atinge o desnível das águas profundas, onde poucos são capazes de entrar, porque tem medo? Mas Deus insiste com profeta e mandou medir mais 500 metros e agora já havia um novo desnível e queda de água, e agora nos diz o profeta que ele não conseguia mais atravessar o rio a pé, pois ele se afogava nessas águas que eram puras e profundas. E não dava para passar a não ser a nado. E como hje em dia muitos dos nossos grandes pregadores de TVs., querem ver tudo ao longe, olham tudo ao longe, e tem medo de ouvir os desaforos do povo, não querem ouvir os queixumes do povo, as reinvindicações do povo. Porque eles se consideram muitos importantes. 


E assim continua Vieira em seu sermão sobre os pregadores e missionários dizendo:

"Ah pregadores! Ah dia do juízo final! " Pois quem lavra com Cristo, quem anda com Cristo evangelizando os homens, todas as criaturas em todos os lugares em todos os tempos; Até de suas passadas, até de suas pisadas colhe frutos.

E aqui temos o grande mistério da evangelização dos povos. E o uso de todos os nossos dons e talentos na missão do Senhor. E aqui a Igreja precisa aprender tudo de novo e usar todo o seu corpo. Todos os seus dons na obra do Senhor. E assim aqui temos pastores e profetas da Igreja que não sabem mais andar no rio, porque uns dizem que o rio é profundo e porque está cheio de lama e preferem nadar, ou andar por cima do rio com uma canoa, ou de navio. 

E ainda há outros que querem enganar a Deus e querem passar a nado no rio, e não querem ir ver o fundo rio, porque o rio está contaminado e profundo. E então resolvem passar o rio de avião, de helicóptero o rio, como fazem os nossos políticos quando há enchentes nos rios e quando há calamidades nas cidades, então eles não vão ver de perto e passam por cima, e vão de avião, porque não querem sujar os pés e o seu corpo nas lamas dos rios etc. E não querem sentir o cheiro do povo, não querem conversar com o seu povo, não querem ouvir as reclamações do povo. 


Mas vejamos o que se perde quando não entramos no rio, perdemos de achar a grande mina do reino dos céus que está escondida dentro do leito em sua profundidade,pois é no rio profundo, dentro do Rio Jordão que se escondem as grandes pérolas de valor.Senão vejamos, qual o grande tesouro que está escondido no profundo do Rio. E perguntamos:

Qual é o país do mundo que produziu a cem por cento de dons e talentos, que país é esse que produziu espiritualmente a melhor pérola, a melhor pedra preciosa do mundo? É a igreja de Cristo que está na terra, é o Israel antigo de Deus a Igreja do velho testamento, a Igreja do novo testamento. Então vamos aos dados e vamos a pesquisa da bíblia, já na travessia do mar do Egito e chamado de Mar Vermelho. 

Lá está a Igreja militante a igreja que sofre, a igreja que é escravizada. Ele tem as chaves da morte e do inferno. Ela precisa ser libertada, ela igreja do velho testamento precisa comprar o bom campo, comprar o campo com o preço de suor, lágrimas, e sangue da cruz de Cristo. Essa mesma igreja precisa passar pelo deserto das arábias por um período de 40 anos. Ela precisa comprar e se apoderar do bom campo, ela precisa comprar o bom campo da terra da Canaã celestial. Lá lhe será dito o que ela deverá fazer pela boca dos profetas, e nesse novo campo da Canaã que é comprado com sangue, ela precisa expulsar os homens maus, ela precisa evangelizar, precisa expulsar a maldade e o pecado pela espada de Cristo, os maus inquilinos, os heteus, cananeus, os filisteus, os fariseus etc. Precisam de converter a Cristo; a igreja precisa pregar, precisa persuadir e precisa converter as cidades e o mundo. 

 A igreja precisa precisa colocar os seus pés no rio, ela precisa medir o rio de 500 a 500 metros , assim nos diz Deus, e assim nos ordena Cristo em seu IDE na evangelização dos povos, e o Senhor ordena de que a igreja entre nas águas do Jordão, ordena"cavar" a terra, ordena a evangelizar esta terra, ela precisa buscar as pérolas de cristal, precisa buscar as pérolas, eles precisam ser buscados, os diamantes de Cristo que são os homens e mulheres de valor do nosso mundo, pois eles mudaram a nossa Igreja, e eles mudarão o mundo . O evangelho precisa ser pregado a toda criatura. Como nos disse Cristo:" Ide por todo mundo e pregai o evangelho" quer crer e for batizado será salvo,..." quem não crer sobre ele permanece a ira de Deus.


                       Travessia do rio Jordão no tempo das cheias - Fonte internet 2016

 DOZE PEDRAS TIRADAS DO LEITO DO  RIO JORDÃO - OS DOZE LÍDERES PÉROLAS


E já na entrada rumo a terra prometida Deus manda que Josué toque as águas que estão nas cheias e transbordando as suas ribanceiras. Que Josué pegue as doze pedras que estão no fundo do rio, sim irmãos essas pedras estão escondidas no leito do rio Jordão. E que são doze pérolas que simbolizam as doze lideranças da igreja do velho testamento. 



Assim nos diz a bíblia em Josué (4:1- 7) 



Sucedeu que, acabando todo o povo de passar o Jordão, falou o SENHOR a Josué, dizendo: Tomai do povo doze homens, de cada tribo um homem;



E mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar onde estavam firmes os pés dos sacerdotes, doze pedras; e levai-as convosco à outra margem e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite.Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem;



E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;



Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? 



Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. 



E a bíblia vai mais além, e nos dá nome dessas DOZE pérolas preciosas que são doze homens e o nome deles são os doze filhos de Jacó, são homens que estiveram no Egito antigo como escravos e passaram pelo fogo da provação, e pelo fogo do chicote e da humilhação e venceram o Egito pela força de sua fé em Deus.

Então irmãos e amigos vejamos o que nós perdemos quando não queremos mais sujar os nossos pés. Ou porque temos medo da profundidade do rio, perdemos o grande tesouro, perdemos a grande bencão pela evangelização de nossa Igreja, de nosso bairro, de nossa cidade nos dias de hoje. E se teimarmos em não passar o rio Jordão, ou porque temos  medo das cheias do rio, temos medo, da sujeira, ou temos medo do fedor do rio poluído, ou porque temos a preguiça de ir e pregar e buscar as pérolas humanas e levá-las para o batismo, pela acomodação, pela inveja, pelo julgar-se muito importante, perdemos a benção. 

E essa foi a bênção que atingiu todos os filhos de Jacó na simbologia das doze pedras que estavam escondidas dentro do Rio Jordão.

Bênção profética do pai Jacó aos seus doze filhos e sua profecia: Conforme gênesis (49:1-33)


E que ao mesmo tempo essas águas purificavam tudo o que estava poluído ao seu de redor. E vale ressaltar que essas águas iam até o Mar Morto e de outro lado do rio Jordão as águas desembocavam no grande Mar Mediterrâneo. E o rio ficou cheio de árvores e de peixes em abundância de todos os tipos.

E todo o vale que era banhado por esse rio que corria sem poluição e de cada lado reverdecia a fauna e flora em abundância, e tinha nos seus lados todos os tipos de árvores frutíferas de uma banda e de outra banda do rio. E tudo se transformava em uma bela floresta Amazônica, cheia de peixes, de árvores e de pássaros de todos os tipos. Oh maravilha da obra divina.

II. OS CUIDADOS DIVINOS COM O MEIO AMBIENTE - O GRANDE DESMATAMENTO NA REGIÃO


E um dos grandes desmatadores da era antiga das florestas e matas de toda a Palestina se deu no tempo dos reis Davi e Salomão quando construíam o primeiro templo sagrado em Jerusalém por volta do ano 1050- 950 AC. E como podemos ver que todas as casas, de toda a cidade Jerusalém, as casas dos príncipes, das princesas, e de todos os funcionários públicos da cidade. Conforme temos o relatos dos cronistas sagrados ; 

"Então Hirão rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e pedreiros, e carpinteiros, para lhe edificarem uma casa. (ICrôn. 14:1) 


E também as casas apaineladas dos líderes religiosos e políticos que retornam a Jerusalém após o exílio babilônico, e houve uma grande corrida na construção de novas casas, palácios etc. e na sequência um grande desmatamento na região de toda a Palestina. E essas casas eram feitas de cedro vindo do Líbano conforme nos diz o profeta Ageu. E a segunda construção do templo após o exílio conforme nos fala o mesmo profeta Ageu.



"Subi ao monte e trazei madeira, e edificai a casa e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor. (Ageu 1:8)


E parece que também nessa época o grande líder dos babilônios e chamado de Nabucodonosor mandou cortar muitas das belas árvores do hortos florestais de Judá, Israel e os todos os cedros do Líbano etc. E parece que eles tinha o seus chamados de "capitãs de mato" que cuidavam das reservas florestais da época etc. Citado pelos cronistas sagrados. E até os animais gemiam no deserto pela falta de mato na região e água, e devido o grande desmatamento que houve nessa região, e a falta de cuidados pela natureza, e em seguida veio a seca e a escassez de água e alimentos nessa região.
É notável o cuidado de Deus para com o meio ambiente. E o contemporâneo o profeta Zacarias que também era sacerdote sente isso, e vai nos falar a mesma coisa, a falta de cuidados com a mãe natureza. Os cuidados de Deus para com o meio ambiente e os clamores da natureza que chora pelo desmatamento e pela poluição dos rios e fontes de águas. Nesse tempo e nos dias de hoje, como aconteceu na cidade de Mariana em MG. E excessiva ganância das empresas mineradoras da região do Rio e chamado de Vale do Rio Doce em Minas Gerais. E assim clama o profeta Zacarias contra o desmatamento das matas ciliares do Rio Jordão, contra o desmatamento dos belos e imponentes pinheiros e cedros do Líbano que foi atingido pelo fogo devastador, e contra a ganância dos desmatadores nessa época dizendo:

Zacarias o sacerdote vê os animais selvagens gemendo no deserto, e pelo fogo que assolou a toda a região da Palestina, do Líbano, de Israel, Judá etc. nessa época:

"Abra as suas portas ó Líbano, para que o fogo devore os seus cedros. Agonize, ó pinheiro, porque o cedro caiu e as majestosas árvores foram devastadas. Agonizem carvalhos de Basã, pois a floresta densa está sendo derrubada. Ouçam o gemido dos pastores; os seus formosos pastos foram devastados. Ouçam o rugido dos leões; pois a rica floresta do Jordão foi destruída". Zacarias onze. 
(Zac.11:1-4)

Textos escrito pelo profeta Zacarias sentiu isso na pele, quando retornava a Jerusalém após o cativeiro babilônico com o seu povo, e ouviu o clamor da natureza, o gemido dos bichos, seu clamor pela floresta e os animais que gemiam por falta de água, e  a grande falta de árvores para que os animais se escondam do calor, e para que se protejam do sol e da seca escaldante, uma seca de 60 graus de calor ou mais nos desertos das arábias, nos desertos da Palestina e de Israel. E ele fez um canto em poético em semelhança ao canto Luiz Gonzaga canto nordestino quando canta o seu canto da seca que é intitulado de Asa Branca. 

Asa branca bateu asas e voou... 

"Quando olhei a terra ardendo,Igual fogueira de São João, Eu perguntei a Deus do céu, ai, Por que tamanha judiação, Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação...

Que braseiro, que fornalha, Nem um pé de plantação, Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão, Por farta d'água perdi meu gado, Morreu de sede meu alazão. 
Até mesmo a asa branca, Bateu asas do sertão, Depois eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração, Depois eu disse, adeus Rosinha, Guarda contigo meu coração. 

Hoje longe, muitas léguas, Numa triste solidão, Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão, Espero a chuva cair de novo, Pra mim voltar pro meu sertão, Quando o verde dos teus olhos, Se espalhar na plantação, 

Eu te asseguro não chore não, viu! Que eu voltarei, viu, Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu, Que eu voltarei, viu, Meu coração"

Canto triste e de tristeza da seca que mata a região do sertão nordestino, cantado pelo cantor Luiz Gonzaga em sua bela letra e canção. 

III. A BOA CONFISSÃO - ÁGUAS QUE CURAM TODOS OS POVOS  -  A INDUSTRIA DE CURA DE PASTORES CURANDEIROS  DA TELEVISÃO

 a) "Confissão" - palavra que vem do grego antigo e bíblico "homologéo" que quer dizer = estar de acordo com, ter a mesma opinião, reconhecer, confessar isto é; aprovar, confirmar pela autoridade judicial ou administrativa. Reconhecer oficialmente; reconhecer como legítimo. E finalmente, a autoridade que está investida de poder libera o perdão, e a dívida do mal praticado, seja um ato de crime de sangue, crime contra as finanças públicas, pecado contra Deus, contra as autoridade e contra as pessoas em geral etc.

Confessar ou Professar – Do latim, profiteri era “fazer uma declaração pública, esclarecer abertamente”. Tal palavra se forma por pro-, “adiante, à frente”, mais fari. Isso descreve bem o que os professores fazem: falar à frente dos seus alunos.  Estes são praticantes da verborragia, do Latim verbum, “palavra”, com o Grego rhema, “correr, fluir, derramar”. 


O  exemplo de Namã o general sírio que é curado nas águas do rio Jordão - E foi extorquido por Geassi, um discípulo e "coroinha" do profeta Eliseu, que depois lhe confessa o pecado e é punido por ele. 

"Confessor" - Confessar é dizer a palavra chave da verdade - É a "senha" da boa busca - Em busca da palavra da verdade que sara, que libera, que perdoa, é a senha que abre as portas do paraíso terrestre. E aquela pessoa que se aproxima de Deus ou é membro da igreja cuja boca corre um rio caudaloso de palavras que ameaçam afogar quem estiver no caminho, até ele mesmo é ameaçado em afogar-se nessas "águas turbulentas do pecado", e são tantos crimes e"pecados" que tão tenazmente nos assediam e nos empurram para o caos e para as trevas,e precisam vir a luz. E daí, "confessar" significa em nossos dias, aquela pessoa que derrama o seu coração no confessionário, aquele que diz toda a verdade e não represa esses pecados escondidos que nos fazem tão mal, diante de Deus e diante dos homens. E ainda aquele que diz aquilo que está sentindo em seu coração, aquele que não esconde a verdade para o seu pastor, padre ou bispo no confessionário. E o líder homologa as palavras da verdade a Deus e a Cristo no confessionário. E  a pessoa confessa o seu pecado, e em seguida o líder religioso aplica a penitência, e que deve receber a sentença de pena, ou da penitência, que é muito importante ao confessor; ele quer sofrer um castigo, pois todo pecado tem um tipo de castigo e um tipo de pena e castigo.

A industria da cura provocada pelos padres e pastores curandeiros, médicos, videntes etc. - Exemplo de  infração, pecado, pena e castigo; Procurar a cura com grande busca, fazer jejum, e em seguida tomar um banho em água fria no batismo. E foi essa a penitência aplicada pelo profeta Eliseu ao guerreiro Naamã, ele viaja 1.000 Quilômetros de distância para receber o perdão e a cura. E a pessoa recebe o perdão, e a igreja libera o perdão, assim Naamã fica curado, quando mergulha sete vezes nas águas do rio Jordão em Israel. E a pessoa fica livre do mal e sente-se sarado no corpo e no espírito. E logo  em seu "íntimo brotam rios de água viva", rios de benção, rios de alegria e prazer sem fim. Esta é a "boa confissão" dos nossos pecados aos líderes da igreja de Jesus Cristo, segundo nos orienta  o apóstolo Tiago em (Tg. 5:16) e Tiago acrescenta que há situações em que a pessoa chega até a adoecer, por causa do grande impacto negativo e depressivo que o pecado ou os pecados causa em nós, isto é, em nosso interior. E esse fato também é citado por Paulo a Igreja de Corinto quando ele diz, "que há muitas pessoas que comem e bebem o sacramento da "santa ceia" sem saber discernir o pecado no corpo, isso é, pecado não confessado e pecado não perdoado; e então essa pessoa come e bebe juízo para si, e o apóstolo Paulo acrescenta, e eis a razão porque há muitos fracos e doentes entre vós..." (Icort.11:29-30) e os filhos de Deus e membros da igreja de Cristo, devem recorrer constantemente a confissão de pecados aos líderes principais da Igreja para que possam sarar em seu corpo e em sua mente. 

A corrupção dentro da Igreja provocada pelos padres e pastores que contamina a alma - Um bom exemplo típico dessa corrução que também está dentro da Igreja, no velho testamento. É o mesmo caso de Naamã general de guerra dos exércitos da Síria fica doente de lepra, conforme nos descrevem os cronistas sagrados em tempo de guerra entre os judeus e sírios, ( II Reis 5: 1-20) Quando  Geassi o "jovem coroinha" e servidor da Igreja e do profeta Eliseu que toma as escondidas o dinheiro de corrupção, e vai as escondidas explorar o leproso e desesperado Naamã que vinha até a cidade santa de Jerusalém como um desesperado de uma doença de morte. Então Geassi aproveita o momento certo, e em nome da igreja vai correndo atrás de Naamã para tirar vantagens, ( conta uma história) e toma por usurpação dele ouro e prata, dinheiro e roupas festivais, dinheiro corrompido de Naamã o sírio, que guerreia e mata o povo judeu na época, mas agora estava sarado de sua  doença de lepra pela palavra do profeta Eliseu. E segue muito feliz para sua terra natal Damasco capital da Síria.E em seguida vemos mais um caso de corrupção no seio da igreja,como resultado a entrada do pecado no coração humano.  O profeta descobre o fato de corrupção e não perdoa, pune seu discípulo, e amaldiçoa-o seu coroinha, com duras penas, castigos e maldições. E o segundo castigo do profeta Eliseu, a doença como maldição deverá cair sobre Geassi e toda sua família, e a doença de lepra de Naamã se apega a Geassi e a toda sua família. Fato esse que está registrado em (II Reis;5:21-23)

b) Exemplo sarador de cura da fonte de água em  Betesda - a cura do paralítico que esperou pela cura durante 38 anos anos na fila do SUS da época, conforme nos escreve o evangelista São João em  (João 5:1-9)

E em Jerusalém das águas que saíam do trono havia um tanque de água sarador, e dizia a lenda que essas águas eram "chaqualhadas" ou agitadas de tempo em tempo por um anjo que descia do céu. E o primeiro da fila que descia no tanque era curado imediatamente.

E o nome do local era Betesda um bairro dos arredores de Jerusalém, havia lá uma fonte de águas saradoras, e por isso fizeram lá um tanque de água, e lá também havia um grande hospital de cinco grandes  pavimentos, eram homens e mulheres doentes, paralíticos, coxos, deficientes de todos os tipos, leprosos, endemoninhados etc. E todos esperavam para serem curados por anos a fio, sem sair do hospital. E Jesus ia passando por essa mesma cidade, quando parou lá e viu uma multidão que lá estava junto a fonte de águas saradoras. E nos diz a história que de" tempo em tempo" descia um anjo do céu, e movimentava as águas, e o primeiro que descesse ou pulava  no tanque sarava imediatamente, e era curado de todas as doenças. E lá havia um homem que esperava pela cura a 38 anos; Então Jesus  perguntou ao paralítico: Queres ser curado? E ele lhe respondeu; Senhor não tenho ninguém que me ponha no "tanque sarador" quando a água é agitada pelo anjo? E sempre desce um na minha frente, e eu não sou curado. Então Jesus olha para ele e lhe diz: "Levanta-te toma o teu leito e anda" e ele imediatamente tomou o leito e andou e era um dia de sábado. 


A MENSAGEM PROFÉTICA PARA TODOS DOS TEMPOS - O PODER SARADOR DE CRISTO

Imagem do Rio Amazonas - Chamado de o pulmão do mundo . Os cientista modernos que estudam as florestas nos dizem que a mesma floresta esteva  cobrindo o deserto do Saara a milhares de anos atrás, e o que aconteceu ? Os cientistas ainda não sabem, mas uma das razões foi o grande desmatamento de houve por lá, como está acontecendo agora na nossa Amazônia. Então é bom preservar enquanto ela existe.
                                                           Fonte Google 2016

O cio da Terra Amazônica - Assim se expressa o poeta;

" O Brasil tem um segredo na sua natureza; é o mistério das Uiaras. Se alguém se atreve a conhecê-lo, e se leva a peito estudá-lo, começa a ver tanta coisa e coisas tão lindas nas suas montanhas e nos seus vales, nas suas florestas e nos seus rios, envolve-se, enleva-se de tal maneira no capricho de suas formas vivas, nos seus imprevistos e na sua população primitiva, que logo se prende dum amor tão grande, tão rico, tão sincero e tão profundo, que nada há que o afaste desse abismo.Nas lenda dos seus primeiros filhos houve talvez a idealização do Brasil,quem logra vê-lo não resiste, mergulha,desce, afunda nos seus encantos e perde-se por amor de suas maravilhas". Roquete Pinto - Os "Sexos Rolados" nas matas. 

E o profeta Zacarias continua nos falando como será  a nova Jerusalém após o cativeiro babilônico:


O SENHOR Todo-Poderoso falou comigo e disse:
– Eu tenho um grande amor por Jerusalém, um amor que me faz ficar irado contra os seus inimigos.
Eu voltarei para Jerusalém e ali morarei. Então Jerusalém será chamada de “Cidade Fiel”, e o monte do SENHOR Todo-Poderoso será chamado de “Monte Santo”.
Mais uma vez, os velhinhos e as velhinhas, com as suas bengalas na mão, vão se sentar nas praças de Jerusalém.
E as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando. Isso pode parecer impossível aos que voltaram do cativeiro na Babilônia, mas não é impossível para mim, o SENHOR Todo-Poderoso. ( Zac.8:1-5)


E Cristo que andava pelos desertos das arábias e ensinava a salvação dos homens, a "preservação ambiental" e por parábolas ao povo ensinava, e aos colonos de toda a Palestina ele ia ensinando o correto plantio da terra, ao seu povo nas parábolas  ele ia ensinando: O reino dos céus e semelhante ao "grão de mostarda",o reino dos céus é semelhante a uma "pequena semente" que é plantada na terra. Isso tem uma conotação ao mesmo tempo temporal e extra-temporal de preservação do solo e da terra. Uma preservação espiritual que deve ser preservada e cuidada com carinho e o Mestre assim nos dizia:



Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mateus 13:24



Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; Mateus 13:31

E curioso que o profeta Ezequiel vai nos falar que um homem da engenharia celeste lhe aparece em visão para o futuro e o transporta para a nova cidade de Jerusalém (Ez.40:1-4) e lhe mostra o novo projeto divino para a cidade e para despoluição. E com será a reforma da nova cidade, a recuperação dos rios e fontes da água. E esse homem manda que o profeta escreva tudo isso em um livro e mande para o povo de Israel que está retornando para sua terra, para que o povo saiba de tudo isso, e sirva como testemunho. Pois tudo estava sendo medido e projetado novamente, e Deus tinha projetado um novo plano para o povo que volta da babilônia. Mas parece que esse plano não foi adiante nesse mesmo tempo; creio que o povo desagradou a Deus novamente, e mais uma vez não quiseram ouvir a voz de Deus. Deus vai colocar um novo projeto para a cidade de Israel como todos nós sabemos pela história o que aconteceu com o povo desobediente de Israel. Desobedeceram a Deus e novamente foram invadidos pelos romanos e espalhados pelo mundo afora como nos diz a história.
E na nova Jerusalém como será? Será uma nova cidade com um novo projeto, que será medida e será projetada pela engenharia celeste, e será um novo corpo, um corpo de uma nova humanidade salva, e será cuidada pelos servos do Senhor. E que agora teremos um novo templo em Jerusalém, uma nova humanidade com uma nova visão divina, uma nova raça, um povo que foi remido pela graça e pelo sangue de Jesus Cristo. E que irá beber dessas novas águas da ciência divina, dessas águas que fluem e que vem diretamente do trono de Cristo.

E que Deus nos ajude a cuidarmos bem dos nossos rios, florestas, peixes, mares, fauna, flora e do meio ambiente em geral. E vamos refletir nas palavras do apóstolo Pedro que depois de muito tempo entendeu a mensagem divina, que Deus não deseja somente salvar os judeus mas ele também tem um plano de salvação para nós os gentios que somos pertencentes a Igreja de Cristo Jesus conforme ele nos escreve em sua primeira carta de Pedro dizendo:

Vocês porém são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. (I Pedro 2: 9-10)

Alfonso Czaplinski

Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus.  O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais I grejas   da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim.  2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu