Pular para o conteúdo principal

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus. O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais Igrejas  da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.


1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim. 

2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. 

3) Terceiro Mandamento nos diz; Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 
I. ORIGEM DA IDOLATRIA  NO MUNDO 

O que  significa um ídolo?   É tudo aquilo (Imagem ou estátua)  ou tudo aquilo  que ocupa o lugar do divino, tudo aquilo que se interpõe na figura do divino. Não pode ser venerado. (do grego eidolon e do latim idolu) é uma imagem ou figura que simboliza uma divindade e que se adora. Ícone - (do grego eikon, onos, pelo latim ícone) as imagens  ou (estátuas ) tidas como sagradas não podem ser adoradas. Para nós evangélicos porém isso  denota algo ou alguém que pode ser representar, um elemento representativo, um símbolo. Exemplo: Lutero ou Calvino são os ícones do protestantismo. Mas tudo isso cai na profanação, e temos muitos ícones que no catolicismo são transformados em santos e ídolos ou estátuas, que são  objetos de veneração e adoração, portanto roubam o lugar do divino e da adoração. Conforme comprovaremos a seguir.  

* ADORAÇÃO E  IDOLATRIA ABORRECE A DEUS - O que significa adorar? do hebraico de (a.vádht) "servir, adorar, venerar". A palavra que é usada para adorar a Deus do latim é "Laudamaus",  "adorar, louvar" e no grego e temos as palavras Docsos e kirieleyson - que singnifica adorar, reverenciar a Deus. E no texto de João (Jo 4:23) Aqui a palavra é usada como "Proskineo" para "adorar" e "proskinontas" para "adoradores" de Deus que o "adoram" e o "servem" em espírito e em verdade. Devemos adorar somente a Deus, porque ele é digno de todo o nosso louvor.


* FEITIÇARIA - E a palavra de feitiçaria, no grego temos a palavra "farmakeía"  ou feitiçaria ou magia que era feita com drogas e outros alucinógenos para iludir dopar a pessoa de sua dor ou como no dizer da medicina em dias de hoje, a pessoa está dopada, ou anestesiada ou enfeitiçada pelas drogas e alucinógenos.
  
A palavra farmakeia seguiu um processo de degeneração no significado. Farmakon é uma droga, e farmakeia é o uso de drogas. Há três etapas no significado da palavra. Farmakeia é usada como uma palavra médica sem o menor mau sentido. Platão fala dos diferentes tipos de tratamento médico; a cauterização, a incisão, o uso de drogas, a privação dos alimentos (Platão:Protágoras 354 A). Dá sua própria opinião de que as doenças não-perigosas nunca devem ser complicadas ainda mais pelo uso de drogas (Platão: Timeu 89 B). A esta altura farmakeia é simplesmente uma palavra médica para uso medicinal das drogas. 
E daí essa mesma palavra começou a ser usada para ilusão da mente no sentido religioso, e desvio do Espírito pela serviço de bruxaria. E assim o apóstolo Paulo usa a mesma palavra de farmakeia para simbolizar o desvio da verdadeira adoração a Deus. Que é o fruto da carne, (Gal. 5:20- 21) E esses são os frutos das obras da carne que militam contra a lei do Espírito. Como podermos conferir abaixo. E essas práticas de  pecados de feitiçarias , bruxarias e idolatria são pecados encadeados, e quem comete um desses pecados de idolatria por exemplo, irá cometer os outros pecados da carne, da feitiçaria e da bruxaria, da prevaricação, da rebelebia a Deus. Como vemos abaixo que esse foi o caso do rei Saul, que se rebelou contra Deus, e passou a praticar o pecado da bruxaria, de feitiçaria, da idolatria etc.

E disse o sacerdote Samuel ao rei Saul: "Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei". (I Sam. 15:23)

* BRUXARIA - A palavra "bruxo" vem do grego "brouxos". "Brouxos" é a palavra grega para "larva de borboleta" e, como a larva passa por uma transformação, quando se usa a palavra "bruxo" para aquele que pratica "Bruxaria", se está falando da transformação. Bruxaria = Transformação. E o sentido que queremos expressar aqui no comentário do apóstolo Paulo a Igreja ao Gálatas era a mesma. Crentes da Igreja da Galácia que estavam envolvidos com esses práticas e estavam se convertendo a igreja da Galácia. É a igreja do lado oriental, situado onde hoje ficam os países de Turquia, Síria, Irã etc. 

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus". (Gal. 5:20-21)


* ADORAÇÃO A BESTA EMPRESARIAL DA ROBÓTICA - Nossa era se caracteriza pela adoração as bestas, bestas de todos os tipos uma delas é a fabricação de novas Bestas, e Bestas são seres, Bestas são estátuas, Bestas são imagens, e agora em nossa era as Bestas são eletrônicas, e que viram "Monstros sagrados" ou robôs e protótipos humanos, homens de aço, homens de plástico ou homens e mulheres de sintético, como já estamos assistindo em filmes de ficção cientifica. E assim a nossa era em que vivemos uma mudança incrível, estamos a caminho da adoração da computação, e da adoração dos monstros sagrados da computação, que serão produzidos em laboratórios e transformados e imagens de Bestas da cibernética. Os computadores estão  cada vez mais modernos e cada vez mais bem preparados  pelas empresas , pelos bancos e pelos banqueiros  para tirar o dinheiro do povo. Haja visto esta é a manobra do governo  Temer, é o que estamos vendo hoje em dia noticiado pela mídia em geral, na chamada de reforma da Previdência. Onde o governo está manipulando as reformas da Previdência Social, e as Reformas Trabalhista, Seguridade Social etc.,  e insiste por todos os meios para atender o grande interesse das empresas , bancos e banqueiros na cobrança de impostos para pagar os malditos juros da dívida, seja ela interna ou dívida externa. Vemos esse fato que está simbolizado  no livro do apocalipse, onde está escrito que o dragão deu poder a Besta; aqui nesse caso o “dragão” simboliza o poder do estado, e a “besta” seriam o símbolo das empresas,  os bancos e os banqueiros etc. Como podemos conferir nos textos em apocalipse ( Ap. 13:4) E todos adoraram a besta ( o grande computador) porque o dragão (Estado) lhe deu a autoridade. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?  Apocalipse 13:4

E apóstolo Paulo continua dizendo em sua carta a igreja aos Coríntios, “sabeis que quando éreis gentios deixa-vos conduzir por todos os ídolos mudos, ou surdos e mudos”, os computadores são ídolos surdos e mudos na atualidade, mas os do futuro também irão falar e darão as mensagens programadas e manipuladas a população. E o Estado nesse caso nos obrigará a adorar a “Besta” ou as bestas da computação moderna, porque serão elas que não futuro irão liberar o nosso salário e renda, a nossa comida, vestuário, moradia  etc. E tudo virá pela computação, e pelos computadores, que irão nos manipular por todos os meios. Grande computador  será a Besta do futuro.


Vós bem sabeis que éreis gentios  levados aos ídolos mudos conforme éreis guiados. (1 Coríntios 12:2)

Se visitarmos os lugares sagrados em qualquer parte do Brasil, nos veremos os ídolos que estão estampados e espalhados por toda a parte. Isso retrata  toda a nossa cultura idólatra e cheia de crueldades, e isso vem desde os tempos do "homem da caverna", e com todo o nosso avanço cultural e tecnológico parece não resolveu nada, nós não mudamos nada em nosso interior, e muito pelo contrário,  pelas notícias que se nos apresentam, e pelo "andar da carruagem" o que a mídia divulga hoje em dia a respeito do homem, é estarrecedor, é cruel. E parece que estamos soltando toda a nossa selvageria que estava incontida em nossa alma durante séculos. Pois o ser humano ficou tão violento, e tão cruel assassino que nos espanta, pois é isso mesmo que vemos pela violência, mortes e assassinatos a sangue frio em nossas cadeias e presídios. Pois hoje os jornais nos divulgam que temos 70 mortes em um presídio de Manaus, e logo na sequência vem outra notícia, e diz que temos mais 50 mortes no presidio de Roraima, e em seguida mais 38 mortes no presidio do Estado de Rio Grande do Norte e assim o terror vai nos espantando. E isso retrata que tipo de divindade cruel está dominando o nosso ser, a atração pela morte. E está certo como nos diz o apóstolo Paulo quando escreve em carta a Igreja de Roma, e ele nos diz mais nas entrelinhas, que os pés dos soldados romanos eram "velozes para derramar sangue"e sangue de inocentes, muitas vezes era o sangue dos inocentes cristãos que estavam escondidos nas antigas catacumbas do submundo da cidade de Roma antiga. Citado pelo apóstolo Paulo em carta aos irmãos e a igreja de Roma (Rom.3:10-18) Tal era a expressão da divindade cruel e violenta de César e sua sede de sangue, e o seu aparato militar de seus soldados e "cães de guerra" de poder estatal para dominar as nações do mundo antigo.

E os cristãos de Roma antiga reuniam-se dentro das catacumbas e cavernas que eram feitas por eles mesmo, para fugir das perseguições, e reuniam-se para fazer as orações e louvar a Jesus Cristo que nos remiu da morte e do inferno. E nos parece que não temos mais o temor de Deus em Cristo em nossos corações; porém temos sim, somente ídolos cruéis e muito violentos em nosso interior, e são imagens de crueldade das trevas que estão estampadas em nosso coração mau e pecador, que o deus deste século nos cegou. E nos presídios se vê tatuagens no corpo de muitos pressos que diz: "Nascido para Matar". E são essas facções criminosas muito violentas que dominam o nosso sistema penitenciário em nossos dias. Esse é o ídolo que domina o nosso ser em nossos dias. Atração pela morte! Como se tudo fosse resolvido pela dona morte, mas parece que não. E toda essa criminalidade e matança parece que é normal para a nossa sociedade. E esse ídolo da morte é adorado pelos nossos militares do exército, de todas as forças armadas,e da polícia em geral. E ainda temos mais ídolos, imagens, caricaturas, fotos, carrancas, amuletos, para todos os gostos e todos eles são cruéis, como nós mesmos. E são ídolos de madeira, de barro, de metal, de prata, ídolos "surdos e mudos", ídolos meio surdos e meio mudos etc. E também temos os ídolos da era moderna, que são os lugares sagrados de várias cidades brasileiras, citamos aqui o lugar mais sagrado do Brasil que é o mais visitado em nossos dias, a cidade de Aparecida do Norte SP. É a cidade que recebe romeiros aos milhares, que são provindos de todos os cantos do Brasil. E eles vão para lá para pagar uma promessa,ou vão em busca de milagres e orações, e muitas vezes tudo isso é acompanhado de grande sacrifício, de uma caminhada a pé, e ou carregando uma pesada cruz nas costas. E outros ainda flagelam o seu  próprio corpo para receber a bênção do milagre.É a cidade mais sagrada do Brasil,e para lá sobe uma grande multidão de fiéis a cada ano.É na cidade de Aparecida do Norte que está a bênção,dizem os fiéis, e lá está a imagem e chamada de a grande padroeira do povo brasileiro, e a grande fazedora de milagres. 

E para lá sobem os romeiros tristes e abatidos,porém, muitos voltam com alegria, porque creem que já receberam a sua bênção do milagre, são os romeiros cantantes.E lá temos a "imagem do ídolo" que é feito de barro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a virgem santa negra, chamada a padroeira do Brasil. Ela não tem poderes para curar ninguém, pois quem cura as pessoas é a fé da mesma pessoa que busca o milagre. Portanto, devemos tomar muito cuidado com os "ídolos, estátuas e imagens", porque essas imagens são protótipos dos"ídolos santos" que são propostos na modernidade pelas nossas "estruturas religiosas corporativas", que muitas vezes na sede de gerar lucro para a Instituição nos levam a pecar gravemente contra Deus, com os seus "santos ídolos"mortos ou ainda ídolos vivos, que são usados para falsa adoração e falsa cura de milagres. Porém, os santos evangelhos nos advertem expressamente: "Não te curvarás a elas, não as adorarás, porque são ídolos, imagens, estátuas etc." E esses lugares são fonte de lucro para os organizadores do evento das festas religiosas, porém, ofendem a Deus que está presente dentro de cada um de nós. E os evangelhos nos dizem mais, porque eu o "Senhor sou um Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem", e quando estamos nos "curvando, reverenciando ou adorando" a um ídolo, estamos "aborrecendo ao Senhor", e daí devemos tomar muito cuidado,e perdemos a bênção do Senhor, porque a ordem dos santos evangelhos é expressa dizendo: "não adorarás as "imagens, estátuas e ídolos" e nem te curvarás a elas". Mas se subirmos ao norte brasileiro então acharemos muitos outros lugares que são chamados de lugares sagrados convencionados pelos fiéis e pela Igreja Católica e de outras religiões.

No dia da padroeira do Brasil, o Santuário de Aparecida recebeu mais de 160 mil fiéis. Ninguém se importou de dormir pouco. Ainda era madrugada e o santuário nacional em Aparecida já começava a lotar. Sacrifício? Para o romeiro, não. “É importante você chegar na primeira e oferecer o melhor pra Deus”, diz. segundo o Jornal Nacional. Em outrubro de 2016
                          Resultado de imagem para imagens dos lugares sagrados do Brasil

II. TRABALHANDO A PREGUIÇA MENTAL - ÍDOLOS MUDOS

Irmãos quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.


Vocês sabem que quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos. (I cort. 12:1)

Os ídolos "surdos e mudos" mudam com os tempos e as épocas, são estátuas, imagens,ídolos que são fabricados pelas religiões de todos os credos, e temos os ídolos que também são fabricados pelas empresas e firmas. E citamos como exemplo os "artista ídolos" dos times de futebol na atualidade, são os artistas da bola, ídolos artistas da música, ídolos artistas das artes, ídolos artistas da música. E no caso aqui na cidade de Corinto uma cidade portuária da Grecia antiga, também havia muitos ídolos e muitas imagens de escultura. E o apóstolo Paulo como judeu que historicamente tinha uma forte aversão aos ídolos e imagens de escultura. E nesse caso ele está nos falando dos ídolos e mandatários da dominação politica, dos países dominadores, caso aqui Paulo também se refere a estátua de César.O chefe de governo romano que manipulava os outros governos do mundo; e impunha a reverencia e adoração, seja dos cidadãos romanos ou não, deveriam dizer sempre Salve César! E nessa igreja tínhamos muitos neofitos, ou os novos crentes de Corínto e os novos convertidos que vinham das fileiras do exército romano, que vinham dos exércitos de Roma e se uniam a Cristo e a Igreja de Corinto. Assim Paulo orienta que antes de sua conversão, eles eram atraídos e levados a adorar os ídolos da elite governamental de Roma a estátua de César. Isto é, a estátua imagem de César que estava espalhado por todo o seu império, tanto do oriente como do lado ocidental. 


E para esse povo e Igreja da cidade Corinto Paulo vai falar sobre os dons e talentos que Deus investiu em cada um de nós.Mas o bom trabalho deve ser feito com inteligência, com sabedoria e com paixão. A preguiça é uma espécie de cegueira espiritual. E um ídolo mudo, ou ser dominado por um espírito surdo e mudo, "mudo e surdo". Isto é, uma coisa muito difícil de expulsar da mente e do coração de uma pessoa, e em especial quando a pessoa acaba gostando e ficando dependente desse ídolo, vício ou  "ídolo de imagem mudo", ou "um ídolo não mudo" no caso dos artistas onde sua imagem vira um "ídolo meio surdo e meio mudo". E damos um outro exemplo de "ídolo mudo" em dias da atualidade. São pessoas que adoram seu carro, e os jovens por exemplo que adoram o seu celular dos dias modernos, outros adoram seu clube de futebol, os seus jogadores, outros adoram alguns cantores e artista de novelas etc. E esses são os" ídolos surdos e mudos"; outros meio mudos, e meio surdos", os carro e os celulares que são adorados hoje, são ídolos, os jogadores e os artistas? São "ídolos meio surdos e meio mudos, pois são seres vivos; e eles interagem com os seus fãs. E esses são ídolos em dias de nossa era moderna, a era da adoração aos bens tecnológicos; uma era perigosa. Mas o Espírito derrama sobre a Igreja todos os tipos de dons e talentos, conforme continua nos orienta o apóstolo Paulo.

     OS PRODUTORES DE  ÍDOLOS  SAGRADOS QUE DEVEM GERAR LUCRO

As três  maiores organizações produtoras de "ídolos sagrados" são os governos, as religiões e igrejas, e as empresas; E que são ídolos? E são tantos, são pessoas idolatradas, são artistas de novelas, artistas da bola, os artistas dos esportes etc. E os governos que criam os seus funcionários públicos ídolos e marajás, que estão estampados na figura dos políticos, dos deputados, dos juízes, dos senadores, dos governadores, dos presidentes, dos reis, princesas etc. E as religiões que produzem os seus maiores "ídolos sagrados" em todos os tempos, e seus ídolos estão estampados na figura dos pastores, dos bispos, dos santos e ícones católicos e protestantes, dos papas etc. E para essas pessoas que o apóstolo Paulo nos diz que também devemos fugir dessa falsa veneração, e devemos fugir desses falsos ídolos, quando nos diz; irmãos fugi de toda espécie de idolatria. Porque também outrora irmãos todos vocês eram fortemente atraídos aos ídolos vivos, ou meio vivos, e aos ídolos surdos mudos que são as imagens e as estátuas com roupagens dos santos vivos ou santos mortos. Pois isso é um grave pecado de idolatria, feitiçaria e bruxaria... etc. E todos esses ídolos são falsos e traiçoeiros, nos enganam ou os seu produtores nos enganam. E assim produzem uma propaganda enganosa de um falso milagre que muitas vezes não acontece, e não é gerado pelo ídolo, mas muito pelo contrário, o milagre sempre é gerado pela fé da própria pessoa. 


  A imagem de padre Cícero missionário católico do nordeste, que virou estátua e um "ídolo" no norte e nordeste
Mas no tempo de Paulo os ídolos surdos e mudos eram de outro tipo.Como já comentamos no texto acima. E outro exemplo de ídolo "surdo e mudo" era a estátua da deusa Diana na cidade Éfeso na Ásia; uma deusa da adoração a pornografia e prostituição, uma deusa da fertilidade etc. E dava algum lucro aos seus aos seus fiéis e adoradores, ou construtores da estátua. E esse foi o caso da deusa Diana em Éfeso e seus artífices e trabalhadores da imagem. E todo ídolo deve gerar algum tipo de lucro para os fiéis e adoradores em todos os tempos. Como vemos abaixo. E como vemos hoje em dia com os nossos ídolos e artistas, seja artista da bola, artistas da tecnologia, artistas de filmes, de novelas, artistas da cantoria e da boa música, artistas religiosos etc. E assim podemos ver como os ídolos mudam com os tempos. De ídolos  "surdos e mudos" eles evoluíram para a nossa era moderna, em artistas e ídolos meio surdos e meios mudos. E no tempo de Paulo na cidade Éfeso se tinha a deusa Diana, a deusa do sexo, a deusa da exploração da pornografia, a exploração dos santinhos cunhados em prata, cunhados em papel etc. Como vemos em Atos dos apóstolos, citado no texto abaixo.

"Um ourives chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis e que dava muito lucro aos artífices, reuniu-os com os trabalhadores dessa profissão e disse: "Senhores, vocês sabem que temos uma boa fonte de lucro nesta atividade." (Atos 19:24-25)

Esses são alguns ídolos que fazem parte da nossa era. Mas o sentido é o mesmo. O desvio do verdadeiro sentido da vida. A advertência é aos jovens e a sua igreja. Creio que era isso que apóstolo Paulo estava querendo ensinar a sua igreja na cidade de Corinto, na Grécia antiga. E Paulo está repetindo o que nos ensinam os santos evangelhos dizendo: Não farás para ti imagens de escultura, e não terás deuses diante de mim. E sejam eles de qualquer tipo ou fabricação de nossa era tecnológica etc. Conforme nos ensina a bíblia;

"Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. 

Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu o Senhor,o teu Deus sou Deus zelo­so que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem." (Ex. 20; 4-5)


 E tudo isso porque essa pessoa não consegue nos ouvir, e não consegue aprender o que estamos querendo ensinar-lhes. E como professor da matéria de Ensino Religioso nas Escolas de primeiro grau, eu observava como era difícil uma pessoa, ou um aluno "surdo e mudo" e com deficiência no aprendizado.Eu falava e ensinava e ele não entendia nada das minhas explicações e das minhas aulas. E eu ficava muito preocupado e ele me olhava com toda a reverência, mas eu sabia que ele não entendia nada o que eu falava e explicava. E com essa comparação perguntamos irmãos; por que essa pessoa não entendia nada do que eu estava lhe falando e explicando? Agora a resposta é simples; ele não entendia, e nem falava a minha linguagem. Era preciso que viesse um segundo professor, ou um professor de libras, isto é, aquele que fala e que transmite a mensagem por sinais a esses alunos com deficiência em audição. E agora o seu segundo professor lhe gesticulava por sinais e mímicas, ele se encantava, seus olhos brilhavam, sua fisionomia que antes era triste e abatida, de repente se tornava em alegria em face radiante e se enchia de felicidade.  E a resposta está no (salmo 115:8) 


a) Tornem-se iguais a eles todos os que os fazem e todos os que neles confiam.Pois o ídolo deixa as pessoas surdas e mudas.

Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome,
por teu amor e por tua fidelidade! Por que perguntam as nações:

"Onde está o Deus deles?" O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada. Os ídolos deles são de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.

Têm boca mas não podem falar; tem olhos mas não podem ver; têm ouvidos mas não podem ouvir; tem nariz  mas não podem sentir cheiro, têm mãos mas nada podem apalpar; tem pés mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta.

Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Confie no Senhor, ó Israel! Ele é o seu socorro e o seu escudo. (Salmo 115:1-8)
 

O ídolo e imagem que está escondido a sete chaves dentro do nosso coração?

E assim irmãos o que se pode fazer com um espirito "surdo e mudo" que está conosco? No seio da igreja. Nada?. E essa foi a causa e o por que os discípulos de Jesus vem até ele lhe dizem: Mestre nós trabalhamos a noite toda, tentando expulsar o espirito "surdo e mudo" desse menino e não podemos fazer nada. Texto de (Mc.9:14-29) E Por que? É a pergunta: E daí Jesus responde, porque essa casta de espíritos da "surdez e mudez" somente se expulsa com muito jejum e orações. Isto é, essa casta de demônios "surdos e mudos" provem de gerações dos ídolos mudos e ídolos, que provém de nossa estrutura religiosa, provém de nossa igreja que nos engana muitas vezes e nos leva a pecar contra Deus; E os que fazem isso são os falsos pastores e falsos padres que enganam o seu povo, que astutamente  incutem silenciosamente  na mente e no coração do povo ídolos e mais ídolos que Deus detesta e se aborrece deles.E outras vezes são ídolos que provém dos nossos lares, provém das gerações dos nossos, pais, avós etc. E também provém da nossa ignorância e falta do conhecimento dos nossos dons e talentos, do analfabetismo de grafia, e do analfabetismo mental e espiritual, ou do analfabetismo do conhecimento dos dons e talentos. E assim Jesus diz ao povo que o seguia; até quando eu terei que suportá-los,"raça de incrédulos e adúlteros", e Jesus acrescenta dizendo; Até quando eu terei que suportá-los? E ainda diz mais que esse tipo de demônio da "surdez e mudez" provém da idolatria dos séculos, são ídolos de imagem que são fabricados e adorados a noite, e são adorados muitas vezes as escondidas e a noite. 


E essa casta de ídolos "mudos e surdos", que são ídolos do lar, ou ídolos de família, são difíceis de expulsar, porque são que nós crentes escondemos, são nossos "ídolos escondidos no coração e na mente? E cito aqui o caso  como fez no passado a crente Raquel filha de Labão, que quando ia saindo de casa, após o casamento com Jacó, e na saída levou em sua bagagem de casa, e furtou as escondidas os ídolos do lar, ou ídolos que eram pertencentes ao seu pai Labão, conforme nos escreve Moisés em (Gen.31:19) Ora, esse "ídolo surdo e mudo" que pertencia ao crente Labão, e na saída de casa, a Raquel sua filha, furta esse ídolo que era adorado por ela mesma, e assim  Jesus Cristo denuncia que essa casta de "demônios e ídolos surdos e mudos", que se apossam das vidas humanas no silêncio. Eles não fazem barulho, e essa casta silenciosa é a pior espécie de demônios, e de ídolos, e eles devem ser denunciados e confessados em alto e bom som pela igreja moderna, e esses ídolos se expulsa somente por muito jejum e oração, ou pela boa reeducação, e pelo bom aprendizado, pela boa confissão. E não podemos podemos brincar com os demônios surdos e mudos. Devemos gritar bem alto, sai ídolo surdo e mudo! Saí demônio da surdez e da mudez! Era isso que o apóstolo Paulo estava falando aos cristãos da Igreja de Corinto, e ele confirma que todos nós éramos e somos atraídos fortemente aos ídolos mudos. E os discípulos de Cristo não puderam expulsar o "demônio surdo e mudo" do menino. E a pergunta é por que? E eles mesmos queriam saber de Cristo; Por que Senhor nós não pudemos fazer nada? E a resposta está bem clara agora, é porque os mesmos discípulos tinham em seu interior um tipo de ídolo surdo e mudo. Assim como todos nós crentes temos hoje em dia um ídolo surdo e mudo. Quem de nós hoje em dia não tem uma  "falsa adoração" pelo time do Corinthians? ou falsa adoração, pelo sexo?, ou uma falsa adoração pelo dinheiro?, ou as nossas mulheres e mães que tem uma forte e falsa adoração pelos artistas de novelas, pelos cantores? etc. E no fundo os pecados dos nossos irmãos católicos, estão escondidos dentro de cada um de nós, que nos chamamos de crentes, são ídolos do do lar, e são ídolos falsos, são venerados, são ídolos e imagens falsas, que estão muito bem escondidos no coração de cada um de nós. Pensemos nisso. E vamos confessar e pedir o perdão a Deus em Cristo e vamos confessar toda a verdade. Não podemos mentir contra a verdade. É o grave pecado da idolatria.


III. FUGI DE TODA ESPÉCIE DE IDOLATRIA

Por isso meus amados irmãos fujam da idolatria.(Cort.10:14)

E somente pelo conhecimento dos dons, talentos e habilidades profissionais, e pela boa educação, pela ciência, pela visão espiritual, pela paciência, pela sabedoria que jorra das profundezas de Deus, e através do seu Espírito Santo que nos ensina, que nos corrige, que admoesta, que puxa as nossas orelhas. E ele nos diz mais: Desperta tu que dormes, e Cristo te vivificará.E Paulo completa o seu pensamento dizendo o por que não devemos adorar os ídolos: Porque o nosso espírito prescruta até as profundezas de Deus. E Paulo continua dizendo mais sobre o porque Cristo "tomou cativo o nosso cativeiro" da "mudez e surdez" e deu dons e talentos aos homens. Oh que maravilha! Graças a Deus. 


E assim irmãos, há pessoas muitas pessoas que não conseguem entender a nossa mensagem dos santos evangelhos, porque estão surdos e mudos, e porque adoram o seu ídolo as escondidas,e fazem os seus despachos na calada da noite aos seus deuses que estão nas trevas. E assim eles mesmos se tornam em espíritos "surdos e mudos", e não conseguem entender a verdade dos santos evangelhos,e o que o Senhor nos quer ensinar. E assim hoje em dia temos até crentes que estão surdos e mudos, e por várias razões. E muitas vezes porque tem preguiça de ler e estudar a sua bíblia, e tem preguiça de orar, e quanto mais para trabalhar e fazer as boas obras ao Deus vivo em Cristo Jesus que está dentro de cada um de nós.E assim irmãos, devemos trabalhar com dedicação, isso muitos não querem, se negam, se privam dos bens, e não querem trabalhar, e não querem fazer as boas obras, não querem dar o bom testemunho.E se negam terminantemente a usar os seus dons e talentos que o Espírito Santo investiu dentro de cada um de nós, e fazer a boa tarefa, a boa missão, e daí passamos fome. Pois Cristo nos disse IDE e pregai o evangelho. E na santa ceia Paulo faz uma grande advertência contra a participação da santa ceia misturada com as festas pagãs que eram praticadas na cidade portuária de Corinto. E ele diz mais, vocês não podem participar da mesa do Senhor (santa ceia) e da mesa dos demônios (festas pagãs)

"Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido a demonios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demonios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demonios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demonios.Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele" Paulo escreve em carta as orientações a Igreja dos Corintios em ( I Cort. 10:6,20-22)



E são muitos (pessoas) e crentes que estão dentro de nossas igrejas, que precisam aprender tudo de novo, pois ainda não conseguiram entender a separação que há entre a mesa do Senhor e a mesa da idolatria,(mesa dos demônios) festas pagãs,festas de carnaval, festas dos lugares sagrados, que são festas da mistura, mistura de fé cristã com práticas pagãs da idolatria. E Paulo adverte, não devemos nos associar com a "mesa do Senhor e a "mesa dos demônios" as festas pagãs. E agindo assim estamos provocando o Senhor a ira, como fizeram os velhos judeus quando estavam no deserto a caminho da Terra Prometida. Faziam carnaval no deserto, com orgias sexuais e festas de idolatria. Assim muitos deles morreram com mordeduras de serpentes venenosas do deserto, pela desobediência as leis do Senhor. Mas nos dias de hoje os nossos crentes também precisam aprender tudo de novo, e precisam aprender a trabalhar os seus dons do Espírito Santo. E são muitos aqueles que procuram pelo trabalho hoje em dia. E especialmente em nosso Brasil que agora estamos passando pela maior recessão econômica. E todos procuram fazer cursos, bons cursos são muito bons. Mas o nosso salário, o dinheiro e os bens materiais, somente virão pela boa dedicação ao trabalho e na busca do pão de cada dia, e é assim que virá a boa recompensa do trabalho cooperativo. Mas aqueles que adoram ídolos mudos e surdos, eles também se tornam surdos e mudos e não podem trabalhar, porque não enxergam os seus talentos, não conseguem enxergar as suas habilidades, pois estão surdos e mudos.

O trabalho deve ser em equipe, do trabalho onde onde não há exploração dos patrões e dos falsos acionistas das empresas e bancos de agiotas,que o nosso século astutamente criou. A nossa solução na era moderna é o trabalho dos cooperados. Eu creio que é isso que apóstolo Paulo está tentando nos dizer e ensinar nesse lindo texto de sua primeira carta dirigida a igreja aos Coríntios que estava na cidade Grécia antiga. Do trabalhar em cooperativas, do trabalho em equipe sem exploradores do trabalho. Um trabalho do "projeto formiguinha", sem patrões sugadores e sem banqueiros, e governos manipuladores e sem políticos corruptos e ladrões que roubam o dinheiro das empresas como a Petrobras, os Correios, roubam o Banco BNDS, Caixa Econômica etc.


CONCLUSÃO - APLICAÇÃO DA MENSAGEM

Todos os dias, e em todos os anos temos pessoas advindas de todos os lugares que buscam os lugares sagrados, para receber a bênção do milagre na vida. E essas mesmas pessoas correm de igreja em igreja, de lugares em lugares, de hospitais em hospitais, de médicos a médicos, de pastores a pastores. É a loucura por receber uma bênção do milagre que foi causado por um "grande desengano" em sua vida. E essas pessoas percorrem todas as igreja, e vem de todas as partes do Brasil e do mundo em busca de um milagre para a sua vida.Um milagre do emprego, um milagre da busca da cura de uma doença terrível, ou vão em busca de um reconciliação de sua família na separação do casamento. E daí ouve-se dizer que Jesus Cristo está aqui nessa igreja, vamos lá, pois aqui está a cura. Outros dirão não, a cura está aqui nessa Igreja, pois aqui temos um homem de Deus, ele é um grande milagreiro, ele vai curar todas as pessoas, e lá vai toda a multidão atrás, como ovelhas sem pastor, que vão mudas para o matadouro do engano. E Jesus Cristo diante mão já nos advertia dizendo sobre esse assunto:
 
Depois disse aos seus discípulos: "Chegará o tempo em que vocês desejarão ver um dos dias do Filho do homem, mas não verão.

Dirão a vocês: 'Lá está ele!' ou 'Aqui está!' Não se apressem em segui-los. Pois o Filho do homem no seu dia será como o relâmpago cujo brilho vai de uma extremidade à outra do céu. Conforme nos escreve o evangelho de Lucas. (Luc.17:22-24)


Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?'
 
E assim todos correm para lá. Mas quando chegam nesse lugar, não conseguem o que procuravam, então se desanimam grandemente. E ficam em estado de choque, ficam e estado de aflição, ficam revoltados e começam a praguejar, começam a resmungar, começam a prevaricar. E começam a amaldiçoar o lugar sagrado, tudo porque acham que foram enganados pela propaganda da grande massa, do grande milagre que é propagado muitas vezes por um artista mago, ou por um religioso com más intenções, um pastor ou um padre que faz toda essa encenação artística, toda essa armação de uma falsa fé e um falso milagre prometido. E na verdade tudo foi um "engodo" para arrecadar mais dinheiro, através dessa campanha do milagre, e desse imagem do ídolo surdo e mudo que não pode fazer nada, que não pode fazer nada mesmo. Pois está certo o salmista quando nos adverte no salmo dizendo assim:


Têm boca mas não podem falar; tem olhos mas não podem ver; têm ouvidos mas não podem ouvir; tem nariz  mas não podem sentir cheiro, têm mãos mas nada podem apalpar; tem pés mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta.

Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Confie no Senhor, ó Israel! Ele é o seu socorro e o seu escudo. (Salmo 115:1-8) E Moisés nos diz mais no livro de Deuteronômios, em (Deut. 32:15-36)


Jesurum (Jesurum, palavra do hebraico quer dizer, apelido do líder das tribos, chefe, o amado) engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de comida. Abandonou o Deus que o fez  e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador.

Eles o deixaram com ciúmes por causa dos deuses estrangeiros, e o provocaram com os seus ídolos abomináveis.

Sacrificaram a demônios que não são Deus, a deuses que não conheceram, a deuses que surgiram recentemente, a deuses que os seus antepassados não adoraram.

Vocês abandonaram a Rocha que os gerou; vocês se esqueceram do Deus que os fez nascer.

"O Senhor viu isso e os rejeitou, porque foi provocado pelos seus filhos e suas filhas. Esconderei o meu rosto deles' disse, 'e verei qual o fim que terão; pois são geração perversa, filhos infiéis.

Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me  com seus ídolos inúteis.
Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.

Pois um fogo foi aceso pela minha ira, fogo que queimará até as profundezas do Sheol. Ele devorará a terra e as suas colheitas e consumirá os alicerces dos montes. " 'Amontoarei desgraças sobre eles e contra eles gastarei as minhas flechas.

Enviarei dentes de feras, uma fome devastadora, uma peste avassaladora e uma praga mortal;
enviarei contra eles dentes de animais selvagens, e veneno de víboras que se arrastam no pó. Nas ruas a espada os deixará sem filhos; em seus lares reinará o terror. Morrerão moços e moças, crianças e homens já grisalhos.

Eu disse que os dispersaria e que apagaria da humanidade a lembrança deles. Mas temi a provocação do inimigo, que o adversário entendesse mal e dissesse: "A nossa mão triunfou; o Senhor nada fez".' "É uma nação sem juízo e sem discernimento. Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim!

Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois porem em fuga dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse abandonado?

Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha, com o que até mesmo os nossos inimigos concordam. A vinha deles é de Sodoma e das lavouras de Gomorra. Suas uvas estão cheias de veneno, e seus cachos, de amargura. O vinho deles  é a peçonha das serpentes, o veneno mortal das cobras.

" 'Acaso não guardei isto em segredo? Não o selei em meus tesouros? A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. Porém,

"O Senhor defenderá o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre. (Deut. 32:15-36) Texto do livro de deuteronômio escrito por Moisés,quando caminhava com o povo de Israel que o Senhor com forte os tirou da terra do Egito, mas eles preferiram voltar e teimaram em seguir a deuses estranhos que haviam encontrado pelo deserto da arábias.
Mas todos nós irmãos e amigos, devemos nos cuidar para não sermos iludidos pelos falsos profetas e falsos pastores, falsos padres, falsos bispos, falsos religiosos da modernidade. Vamos confiar em plenamente em Jesus Cristo que nos disse: Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. E vamos ouvir a sua mensagem que nos diz:


Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei, porque o meu fardo é leve e o meu jugo é suave. 

(Mt. 11:23-24)

BIBLIOGRAFIA E COMENTÁRIOS PARALELOS - OS SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS DO BRASIL

1. Padre Cícero nasceu em Crato, uma cidadezinha no estado do Ceará. A data de nascimento foi dia 24 de março de 1844. Filho de Joaquim Batista e Joaquina Romana, que era conhecida por todos como “Dona Quinô”. Em seu sexto aniversário, Cícero começou a estudar. Já com 12 anos, fez voto de castidade, influenciado pela leitura da vida de São Francisco de Sales.

Em 1860, aos 16 anos, Cícero foi estudar em Cajazeiras, Paraíba, onde ficou apenas dois anos, pois seu pai faleceu em 1862. Isso o obrigou a parar de estudar e voltar para ajudar sua mãe e suas duas irmãs solteiras. A perda do pai trouxe graves problemas financeiros à família. Em 1865, aos 21 anos, entrou no seminário em Fortaleza.

Padre Cícero foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870, com 26 anos. Voltou para Crato, à espera de uma paróquia para liderar. Nesse tempo, lecionou Latim no Colégio local.

A mudança de Padre Cícero para Juazeiro DO NORTE - CEARÁ

No Natal de 1871, aos 28 anos, Padre Cícero conheceu o povoado de Juazeiro. Ele gostou tanto do povo de lá que dali a alguns meses, em 11 de abril de 1872, ele voltou para ficar, acompanhado de sua família.

Vários biógrafos afirmam que Padre Cícero mudou-se para Juazeiro por causa de um sonho onde viu Jesus Cristo e os doze apóstolos. De repente, uma multidão de pessoas carregando seus pobres pertences invadiu o local. Então, Jesus virou-se e disse: “E você, Padre Cícero, tome conta deles!” Pe. Cícero obedeceu sem pestanejar.
Apostolado

O lugarejo tinha umas poucas casas de taipa e uma capelinha de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro. Padre Cícero reformou a capela e depois, começou um intenso e trabalho pastoral através da pregação, do aconselhamento, das confissões e das visitas domiciliares. Por isso, ele logo ganhou a simpatia do povo, tornando-se uma grande liderança na comunidade.

Padre Cícero moralizou os costumes do povo, acabou com os excessos de bebedeira e a prostituição que havia em Juazeiro. O trabalho cresceu. Por isso, Cícero recrutou mulheres solteiras e viúvas e organizou uma irmandade leiga, formada por beatas, sob sua inteira autoridade, para auxiliá-lo no trabalho pastoral.


Ligação com cangaço - de acordo com Wikipedia -  o Lampião, era devoto de padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, em Juazeiro do Norte, em 1926. Naquele ano, percorria o interior do Brasil desafiando o Governo Federal. Para combatê-la foram criados os chamados Batalhões Patrióticos, comandados por líderes regionais que muitas vezes arregimentavam cangaceiros.

Existem duas versões para o encontro. Na primeira, difundida por Billy Jaynes Chandler, o sacerdote teria convocado Lampião para se juntar ao Batalhão Patriótico de Juazeiro, recebendo em troca, anistia de seus crimes e a patente de Capitão. Na outra versão, defendida por Lira Neto e Anildomá Willians, o convite teria sido feito por Floro Bartolomeu sem que padre Cícero soubesse.

O certo é que ao chegarem em Juazeiro, Lampião e os 49 cangaceiros que o acompanhavam, ouviram padre Cícero aconselhá-los a abandonar o cangaço. Como Lampião exigia receber a patente que lhe fora prometida, Pedro de Albuquerque Uchoa, único funcionário público federal no município, escreveu em uma folha de papel que Lampião seria, a partir daquele momento, Capitão e receberia anistia por seus crimes. O bando deixou Juazeiro sem enfrentar a Coluna Prestes. O padre Cícero faleceu em Juazeiro do Norte em 20 de julho de 1934  aos 90 anos, encontrando-se sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na mesma cidade.


2. HISOTRIA DE APARECIDA DO NORTE - SANTA DOS MILAGRES 

Historia da aparição da santa aos pescadores, quando pescavam na beira do rio, então Nossa Senhora Aparecida foi apanhada nas redes, aos pedaços, primeiro veio um braço, depois outro parte do corpo, depois veio a cabeça, até aparecer o corpo todo, assim nos diz a lenda dos pescadores, quando pescavam as margens do rio Guaratinguetá -SP

Os primeiros fatos sobre a aparição da Imagem foi pelos padres José Alves Vilela, no ano de 1743, e João de Morais e Aguiar, no ano de 1757. Isto está registrado nos livros da paróquia de Santo Antonio de Guaratinguetá, em São Paulo. Esta paróquia pertencia a outra região, região esta, onde a imagem foi encontrada. A imagem apareceu no ano de 1717, mais precisamente em outubro. Está meio confuso?

Após várias tentativas de fisgar algum peixe, todas sem sucesso, eles já estavam desistindo da pescaria. Quando João Alves continua na sua tentativa em pegar mais um peixe.


E arremessou novamente a rede, não fisgou nenhum peixe, porém a rede trouxe consigo uma parte do corpo de Nossa Senhora Aparecida, mas faltando a parte da cabeça. Emocionado, alcançou novamente a rede ao rio, e desta vez, a rede trazia a cabeça da imagem, a qual se encaixou perfeitamente ao corpo. Este fato gerou grande repercução entre o povoado e logo ficou conhecido como um milagre para a história de Nossa Senhora Aparecida. Após achar a imagem, suas redes enchiam-se de peixes o que os deixou preocupados, com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.

Logo a população entendeu o fato como uma intervenção divina. Assim acontece o primeiro milagre da História de Nossa Senhora Aparecida.

3. ANTONIO CONSELHEIRO NASCE NO CEARÁ - CE -  O GRANDE MISSIONÁRIO E CURANDEIRO DO NORTE E NORDESTE BRASILEIRO


Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos -Bahia em 1897. E foi chamado pelos políticos e dirigentes da nova República de homem perigoso e revolucionário da nova República. O que era uma grande mentira contada pelos dirigentes da nação. E assim o exército brasileiro massacra mais de 30 mil pessoas. Foi um massacre total, e tudo não passou de um mal entendido dos dirigentes da nova república que nascia. E acusam a Antonio Conselheiro de homem perigoso e revolucionário contra a nova República. 

A imprensa dos primeiros anos da República e muitos historiadores, para justificar o genocídio, retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra-revolucionário monarquista perigoso.


1830: Nasce Antônio Vicente Mendes Maciel, no dia 13 de março de 1830, na vila de Quixeramobim, interior do Ceará, então um pequeno povoado perdido em meio á caatinga do sertão central da paupérrima provìncia do "Ceará Grande". Desde o inicio da vida, seus pais queriam que Antônio seguisse a carreira sacerdotal, pois entrar para o clero era naquela época uma das poucas brechas que os pobres teriam para ascender socialmente. Com a morte de sua mãe, em 1834, a meta de transformar Antônio Vicente em padre tem seu fim. Seu pai casa-se novamente; há registros de que a madrasta espancava e maltratava o menino severamente. 1855: Morre o pai de Antônio, ele é obrigado a abandonar os estudos e assumir o comércio da família aos 25 anos de idade; malogram de vez quaisquer sonhos sacerdotais. Estes negócios não vão nada bem (mais tarde Antônio será processado devido a não quitação de suas dívidas)

1857: Antônio casa-se com Brasilina Laurentina de Lima, uma jovem de filha de um tio seu. No ano seguinte, o jovem casal muda-se para Sobral, onde Antônio Vicente para a viver como professor do primário, dando aulas para os filhos dos comerciantes e fazendeiros da região, e mais tarde como advogado prático, defendendo os pobres e desvalidos em troca de pequena remuneração. Passa a a mudar-se constantemente, em busca de melhores mercados para seus ofícios; primeiro vai para Campo Grande (Atual Guaraciaba do Norte), depois Santa Quitéria e finalmente Ipu, então um pequeno povoado localizado bem na divisa entre os sertões pecuaristas e a fértil Serra da Ibiapaba. 

1861: Flagra a sua mulher em traição conjugal com um sargento de policia em sua residência na Vila do Ipu Grande. Envergonhado, humilhado e abatido, abandona o Ipu e vai procurar abrigo nos sertões do Cariri, já naquela época um pólo de atração para penitentes e flagelados. 


CANUDOS BA -  E assim ele funda a nova comunidade, e iniciou aí uma vida de peregrinações pelos sertões do nordeste.  

Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA

A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste. No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor; Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu