Pular para o conteúdo principal

DESCANSO E LAZER - O CÉU DO FUTURO

writed by Alfonso Czaplinski
SÉRIE ENSAIOS – A SOBERANIA DE DEUS E A IRA VINDOURA
DESCANSO E LAZER – O CÉU DO FUTURO
“ Vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e primeira terra passaram e o mar já não existe” ( Ap. 21:1-2)

O primeiro céu e primeira terra ficaram para trás. E o mar secou, já não existe. Diz-nos o autor do texto sagrado do livro do apocalipse. E fazendo uma comparação, com aconteceu no passado, na destruição das cidades antigas Sodoma e Gomorra, e citadas como cidades do (símbolo de maldade, ganância pelo bens materiais, luxúria, corrupção política e depravação sexual...etc )


E pesquisando mais sobre o livro mais famoso a bíblia, e o que ela descreve  o sobre o céu e o Inferno. E continuo lendo e pesquisando quando para minha surpresa eu avisto o livro dos “Apócrifos da bíblia” e continuo lendo e relendo e descubro o livro do Evangelho de Nicodemus e toda patrística da igreja do primeiro século, que nos falam sobre a “Descida de Cristo a Mansão dos Mortos ou ao Inferno”. E daí surgiu uma pergunta: mas o que Cristo foi fazer lá no inferno logo após a sua morte? Ele não deveria ir aos céus e descansar ao lado de Deus e gozar de umas boas e longas férias? Mas não, não foi o que aconteceu, os evangelhos todos nos dizem que ele morto-vivo foi para lá, foi para o inferno para soltar as almas que Satanás havia prendido e condenado por tantos milênios. Imaginemos irmãos.

 Desde Adão até Cristo pelos cálculos nós temos em média seis mil anos , ora são seis mil anos de trevas e condenação e prisão. É muito tempo que todas as almas penadas da humanidade ficaram trancafiadas nas penitenciárias celestes. E Jesus Cristo não perde tempo, ele é enterrado e logo desce até o inferno para arrancar das mãos do inimigo as “almas que são penadas” isto é , almas que foram para o inferno sem a justa condenação, almas que pertencem a Cristo. E o evangelho nos diz de que ele vai e arranca os ferrolhos das portas da morte e invade o inferno e arranca a todos dali. E assim nos diz o livro de \Mateus.


“E Jesus Clamando em grande voz entregou o espírito: E eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, do alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas. Abriram-se os sepulcros e muitos corpos dos que dormiam ressuscitaram, e saindo dos seus sepulcros depois da ressurreição apareceram a muitos na cidade santa ...” ( Mateus 27:50-52)



E a partir desse momento Cristo assume diretamente o julgamento das almas humanas e assume o comando do Céu mas também do Inferno. E quando ele aparece diante do trono do apocalipse, Cristo se apresenta como aquele esteve morto mas que agora está vivo, e que agora tem as chaves da morte e do inferno, dizendo eu sou o primeiro e sou o último, eu tenho as chaves da morte e do inferno. Sabei quem é Jesus Cristo. Apocalipse (1:17-19)


E em seguida vem a advertência da palavra de Cristo ao evangelista João no apocalipse dizendo; o que vês escreve e manda as igrejas,e o voz nos fala mais no texto dizendo: Bem-aventurados são aqueles que escrevem, bem-aventurados são os que leem e bem-aventurados são os que ouvem... e os que praticam o que os santos evangelhos nos ensinam, pois o tempo de sua segunda vinda está próximo... (Ap.1:3-4)


1. A NOSSA SAUDADE DO LAR PERDIDO


Sodoma, Gomorra, cidades símbolo da maldade e depravação -- e na figura da esposa do crente Ló,ela estava tão apegada a sua cidade e aos seus bens, quando os seus familiares estavam carregando-a e puxando para tirá-la do vale da maldade, ela não conseguia resistir aos seus apêgos, o seu coração e a sua alma tinham ficado em Sodoma e Gomorra. 

Ela tinha apego e amor aos seus parentes que lá ficaram, talvez dos seus amigos, de sua Igreja, de sua casa bonita na praia, de seu carro, ou ainda, ela não tinha conseguido pegar as suas jóias, ou tinha esquecido as suas bonitas roupas, que não deu tempo de prová-la sequer, enfim, ela olhou tanto para trás que a sua alma se grudou na cidade,e ela ficou paralisada e nem os anjos puderam fazer mais nada, ela transformou-se em uma “estátua de sal”, símbolo da desobediência civil e religiosa, símbolo de amor pela cidade pecadora, símbolo de união com a sua cidade. 

Na comparação como diz a letra e música do poeta nordestino: "Só deixo o meu Cariri no último pau-de-arara, Cariri é o nome da cidade, e “pau-de-arara” nome popular dado ao meio de transporte da época e da cidade do interior (seja carro de boi, ônibus velho, ou ainda pode ser um caminhão velho, que era usado para transportar pessoas).A mulher de Ló foi deixada para trás, como uma estátua de sal. A Velha terra e nosso mundo velho ficaram para trás. Estamos a caminho de um novo mundo, em busca de um novo céu e uma nova Terra.

A Autora professora e pesquisadora Júlia Constança Pereira Câmelo - Pertence a (UEMA) Universidade Estadual do Maranhão. Faz pesquisas em história das civilizações, de como eles acreditavam no paraíso terrestre e no seu imaginário o paraíso celeste do “por vir” no paraíso imaginário e religioso. Antes dos nossos portugueses aportarem por aqui, já os gregos e romanos tinham as suas concepções sobre a terra futura sem males e sem dor. 

Trata-se da idéia da perfeição humana, onde os gregos acreditavam que a nossa terra já passou por várias criações e recriações da raça humana. Esse assunto também é observado pelo escritor (LE GOFF –1984) Que descreve no mito das sociedades primitivas, por exemplo nas tribos de Aranda da Austrália central, em algumas tribos da África, nas tribos da América do Sul , por exemplo a tribo dos Tupis-Guaranis – que acreditavam em uma terra sem males, “onde o índio vira branco e branco vira índio”. 

Eles acreditavam na existência de uma terra sem males e a terra da imortalidade e do repouso eterno, que ficava situada no outro lado do Oceano no centro da terra... o paraíso que procuravam era restaurado de beleza e glória inicial, conforme (LE GOFF – 1984 p.312) Tal paraíso é mito que aparece em todas as civilizações. O fascínio que a humanidade tem por essa terra perfeita e a saudade e a dor que se grudou em nosso coração não tem fim... Não pode ser explicado...Como nos diz um certa canção que é cantada pela igreja: “Há momentos em que as palavras não resolvem..." Mas o gesto, o sentimento, A paixão, A presença, Nos fala mais alto. 

Havia no imaginário do colonizador da era das grandes navegações dos (espanhóis, ingleses,franceses,portugueses etc) uma mistura de doutrinas e mitos sobre e idealizações como: a crença de monstros marinhos, civilização no centro da terra, mas uma idéia que prevaleciam entre os aventureiros exploradores era a ganância de entrar na era da idade do ouro, a terra que foi perdida, na origem do homem e a sua expulsão do “paraíso perdido” do Jardim do Èden, de onde o homem foi expulso devido a sua ganância em comer das “frutas das árvores” que pertenciam a Deus. Assim querer roubar o que pertencia a Deus (sejam em frutas, sejam em ouro ou pedras preciosas) Assim caindo o homem no grande mal, “o mal da desobediência civil e comportamental”, que não foi tolerado pelo nosso Criador. 

Como consequência tivemos a perda de todos os privilégios que tínhamos alcançado com o nosso Criador. Privilégios que podemos imaginar e citar: perda da mordomia, perda da educação de primeira, perda da boa saúde e longevidade, perda do contato-diário com Deus, perda da honra, perda da alegria, perda paz, perda da liberdade, o homem se torna escravo do outro e escravo de si mesmo etc.) Assim podemos ver as perdas foram grandes. O que Jesus Cristo veio fazer foi, tentar nos reconquistar para Deus.

2.A ENTRADA NO DESCANSO PELA FÉ EM DEUS E PELA GRAÇA DE JESUS

No livro aos (Hebreus. 4:1-2) Nos fala o autor de que: os que conseguirem obedecer a Deus pela fé, entrarão no descanso de Deus. No mesmo capítulo e versículo de número três: o mesmo autor nos adverte de que não entrarão no descanso divino, “embora as obras já estivessem concluídas, antes da fundação do mundo”, ele está nos dizendo de que o céu está pronto, mas nós não estamos “prontos por dentro”, para nela morar. 

Não estamos prontos em perdão. Não estamos prontos em fé na palavra divina. Não estamos prontos em alegria e paz. Não estamos prontos em solidariedade, não estamos prontos em amor que tudo sofre e tudo suporta. Não estamos prontos para viver uma eternidade, duas eternidades, três.

Por isso Jesus nos disse: Na casa de meu Pai há muitas moradas, sim,há muitas moradas vazias?Sim, há muitas moradas vazias, há muitos planetas planetas novos, novos sistemas solares, novas galáxias.Há um novo céu e uma nova terra, há um novo céu oculto e profundo. Tudo isso está nos aguardando. Ó glórias a Deus nas maiores alturas, e glórias a Deus para sempre. Conforme nos escreve o apóstolo João em (João 14:1-3). E agora perguntamos: Porque o nosso céu está com suas moradas vazias? Não deveria estar cheio, se lá é tão bom? O céu deveria estar cheio? Agora então temos a resposta. 

E porque muitas pessoas estão querendo ir para os infernos? Ou muitos querem ir para os "quintos dos infernos"? Expressão do ditado popular que quer dizer mais ou menos assim: “Mandar alguém para além dos” infernos normais “, é mandar alguém para a "quinta essência” do “quinto planeta” ou para o “planeta vermelho” ou para“sol de fogo”.Símbolo da "penitenciária celeste".Local destinado aos anjos,aos homens e mulheres rebeldes e desobedientes as leis de Deus.( citado no livro do apocalipse em (Ap.20:1-2) que é um lugar “quente de fogo”, trabalho escravo, de ranger de dentes”. É um lugar assustador, dizem os escritores sagrados que: O inferno está cheio . O inferno não se tem descanso nem de dia e nem de noite, é trabalho escravo, são gritos a noite inteira e ranger de dentes. Coisas assustadoras, (Bruxismo)

3.PENITENCIÁRIA CELESTE - INFERNO DO APOCALIPSE

“(...) os escribas e fariseus foram piores do que os demônios, virão homens que sejam piores do que os escribas e fariseus. O demônio rendeu-se a uma escritura, virão homens que nem com (todas as escrituras largamente comentadas se rendam) e contra ambos os testamentos e com ambos vos façam guerra (...)” Vieira – textos selecionados.

Nunca em toda a nossa história este tema foi tão atual, tão necessário e tão urgente. Depois de estudarmos o Paraíso Terrestre, que os nossos exploradores da era das grandes navegações marítimas estavam procurando. Chegou a “era das grandes navegações estelares ou navegações planetárias”, que nos fala o autor da obra de ficção científica Isaac Assimov. Nossos séculos futuros nos aguardam uma “guerra nas estrelas”, uma guerra sem fim, de que nos fala o livro do apocalipse. Será um choque de planetas, choque de galáxias inteiras, que irão se partir aos pedaços. Causado pela revolta de homens e anjos que se rebelarão contra as autoridades constituídas e contra a Soberania de Deus. Perguntamos a nós mesmo: como poderemos evitar tudo isso? A resposta é a mesma: ARREPENDEI-VOS E CREDE NOS EVANGELHOS E EM JESUS CRISTO. Pois quem não se arrepender, sobre ele “permanece a ira de Deus”.

CONCLUSÃO DA MENSAGEM 

Em dias atuais, a ciência procura a Deus e nos explica de que ele não existe, os filósofos nos explicam de que tudo e relativo. Os nossos teólogos dividem “as penas do inferno” em negação e explicação de um “mundo imaginário” do tempo da idade do homem pré-histórico e do homem da era medieval. Dizem eles que, o “inferno” é, uma expressão forte, como o do escritor Dante Aliguieri escritor italiano, que nos relata em sua obra em “Divina Comédia”, aonde ele imagina e descreve a época de um mundo distante “imaginário e alegórico”, Dante retrata um mundo do pós-vir de punição para aqueles que não se arrependeram de seus males e pecados praticados aqui na terra. 

Dizem os críticos da fé, que isso é fruto de uma educação da doutrina da Igreja medieval e pré-medieval. Mas olhemos em nossa volta, em nosso dia – a – dia, o que podemos ver com os nossos próprios olhos, dizer o que dos repórteres policiais, e das más notícias que nos aterrorizam a toda hora...? Quais são as nossas manchetes preferidas, o que dá o famoso IBOPE nas TVs e rádios...? Casualmente, não são estas grandes notícias das revoltas e rebeldias humanas. Depravação total e sexual nas famílias, corrupção total nos meios políticos, envenenamento e poluição dos alimentos, das águas, dos mares e oceanos etc. Isto sem falar na grande revolta, dos “grupos do terrorismo internacional”, gangues de rua. Dizer o que das revoltas diárias das nossas “cadeias” e “penitenciárias”,...? Que estão sempre superlotadas. Mas a bíblia nos adverte dizendo: “Não me envergonho dos Santos Evangelhos, porque é o poder de Deus para a salvação de todo o que nele crer...”.

A pena de dano e a pena da privação da benção divina?

Tentar explicar a pena de dano ou (fogo literal), como nos ensina o nosso apóstolo Paulo que a “letra mata” o sentido alegórico ou sentido místico, que o fogo é literal, o inferno existe em uma região do nosso planeta, para lá irão todas as pessoas que não creram em Deus e não se arrependeram de seus pecados.

A segunda explicação é alegórica e mística, a pena é uma expressão verbal que quer dizer: a pessoa ou pessoas ficará privada de ver e de se comunicar com Deus, pela eternidade afora.

Aos rebeldes e condenados o padecer no lago de fogo?

Assim se expressa Vieira dizendo: “(...) Senhores meus – eu temo com todas as penas do inferno, porém, o que me da maior horror, não é que no inferno padecem os homens, (anjos caídos), mas sim, de que no inferno padece Deus. Que Deus por sua imensidão e onipotência, não só esteja no céu, como também no inferno, todos vos sabeis e credes... Na expressão do salmista:” (...) se subo aos céus lá estás... Desce-se ao mais profundo abismo (inferno) lá está também (...) “(vrs. Salmo l39) Isto que me assombra e me faz tremer, continua Vieira dizendo: Deus está no Inferno! Como pergunta o mesmo Vieira...? Ele mesmo nos responde, Deus está no inferno padecendo, Deus está no inferno ordenando e cuidando de sua criação rebelada.Deus mesmo se castiga na cruz em Jesus Cristo, e ele mesmo assume as nossas culpas de uma criação rebelada. 

Mas para os que obedecem aos santos evangelhos há um rio que alegra a cidade de Deus, a cidade das moradas do Altíssimo.

E o apóstolo Paulo nos escreve aos sábios gregos, aos filósofos e cientistas de sua época, e dizia es escrevia com muita propriedade, falando sobre a sabedoria que desce dos altos céus,e que foi revelada a ele poder do divino Espírito Santo, e que esse mesmo céu que agora está oculto e profundo aos olhos dos sábios deste mundo. Mas o nosso céu oculto e profundo está na mente e no coração para todos aqueles que amam a Deus e obedecem os seus mandamentos, escreveu a Igreja antiga em sua carta aos Coríntios dizendo assim: 

O céu é um lugar maravilho. É um lugar de indescritível glória e prazer. É um lugar que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. 

Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.



Todavia, como está escrito:
"Olho nenhum viu,
ouvido nenhum ouviu,
mente nenhuma imaginou
o que Deus preparou
para aqueles que o amam"; Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito.
O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. 
(I Cort. 2:6-10)

E por isso o apóstolo João escreve dizendo e repetindo assim: Eu vi o novo céu e uma nova terra, e o mar já não existe.

BIBLIOGRAFIA DE APOIO

1.Jacques Le Goff - Nasceu no dia 01 de Janeiro de 1924 em Toulon - França. E foi um importante historiador francês, que se dedicou ao estudo da Idade Média. Fez parte da terceira geração da Escola dos Annales, dedicando grande parte de sua obra à História das Mentalidades. Fez estudos aprofundados sobre a cultura e mentalidade do homem na Idade Média. Abordou, em suas obras (mais de 40 livros), aspectos sociológicos, psicológicos, religiosos, antropológicos, artísticos, comportamentais, econômicos e sociais. Suas obras são consideradas referências de extrema importância para o estudo da Idade Média.

2. Issac Assimov - Em janeiro de 1920 e faleceu no dia 6 de abril de 1992
Considerado um dos mais importantes escritores de ficção científica de todos os tempos, Isaac Asimov nasceu em data incerta, pois só sabemos que foi entre outubro de 1919 e janeiro de 1920. Ao lado de Robert A. Heilein, de Um estranho numa Terra estranha, e Arthur C. Clarke, de 2001: Uma odisséia no espaço – ou 2001: Uma odisséia espacial -, Asimov compõe o grupo dos “Três Grandes” do gênero. É, até hoje, considerado o “Pai dos Robôs”.
Além de ficção científica, também publicou obras de mistério, de fantasia e de não ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes e cerca de 90.000 cartas ou postais. A maioria de suas obras aborda a ciência e explica conceitos científicos de forma histórica, voltando no tempo quando os estudos em questão estavam nos primeiros estágios. Em 1981, um asteróide recebeu seu nome em homenagem: o 5020 Asimov.

3.Antonio Vieira – 1608-1697, missionário português, diplomata e político. Atuou no estado do Maranhão na evangelização dos índios. Jesuíta de formação, perseguidor veemente do protestantismo, da era da contra-reforma feita pela Igreja Católica, e foi contra o protestantismo que começava a divulgar as novas idéias da Reforma Protestante.Fazia os seus sermões “imprecatórios” contra a invasão holandesa. Chamado de profeta no seu tempo, homem que vivia para o serviço dos outros, grande orador, dizem que quando ele pregava, os “templos tremiam”, sempre trabalhou para o bem da ciência e da verdade.

4. A professora e pesquisadora Júlia Constança Pereira Câmelo - Pertence a (UEMA) Universidade Estadual do Maranhão. Faz pesquisas em história das civilizações,e como eles acreditavam no paraíso terrestre e no seu imaginário o paraíso celeste do “por vir”, o paraíso imaginário e religioso. Antes dos nossos portugueses aportarem por aqui, já os gregos e romanos tinham as suas concepções sobre a terra futura sem males e sem dor. 

5.Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265-1321 de uma família da baixa nobreza. Sua mãe morreu quando era ainda criança e seu pai, quando tinha dezoito anos.

Pouco se sabe sobre a vida de Dante e a maior parte das informações sobre sua educação, sua família e suas opiniões são geralmente meras suposições. As especulações sobre a sua vida deram origem à vários mitos que foram propagados por seus primeiros biógrafos, dificultando o trabalho de separar o fato da ficção. Pode-se encontrar muita informação em suas obras, como na Vida Nova (La Vita Nuova) e na Divina Comédia(Commedia).

Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA

A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste. No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor; Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus.  O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais I grejas   da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim.  2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu