Pular para o conteúdo principal

PREDESTINAÇÃO E ELEIÇÃO DOS SANTOS


"Todos os homens vivem neste mundo com duas ignorâncias: A primeira ignorância da morte, a segunda a nossa ignorância da predestinação. Pois todos sabemos que vamos morrer um dia, mas ninguém sabe ao certo quando? Todos sabemos que havemos de nos salvar ou de condenar, mas ninguém sabe qual destas premissas será a verdadeira. E por que ordenou Deus que a morte fosse incerta e a predestinação duvidosa? E não pudera Deus fazer que soubéssemos todos quando havíamos de morrer, e se éramos ou não predestinados? 

Claro está que sim, mas também ordenou com suma providência que estivéssemos sempre incertos e duvidosos da predestinação? Para que a morte nos surpreendesse sempre o temor da incerteza, e a predestinação nos sustentasse a perseverança com a dúvida? Se os homens soubessem quando haviam de nascer e quando haviam de morrer o que seria da humanidade? 

E se eu sabendo que posso morrer hoje, me atrevo a ofender Deus hoje, e quem soubesse que havia de viver 40 anos, como não ofenderia confiadamente a Deus os trinta e nove anos? Por esta causa ordenou Deus que a morte fosse incerta e pela mesma razão que a predestinação fosse duvidosa. E se os homens soubessem confiadamente que eram eleitos, como desesperados se lançariam nas maldades sem limite e haveriam de se precipitar nas profundezas dos infernos...". (Vieira textos selecionados)

I. PREDESTINAÇÃO ESTUDO DE TODAS IGREJAS 

A predestinação é uma doutrina estudada por todas as igrejas do ramo cristão, seja a católica, cristã ortodoxa, como pelo protestantismo, e até pelos nossos irmãos pentecostais. E vale ressaltar que todas elas se baseiam no grande teólogo santo Agostinho. Para a Igreja Católica que segue Santo Agostinho (A Graça e o Livre Arbítrio, 1,1; Sermão 169, 11,13), Santo Tomás e tantos outros teólogos aceita a predestinação dos eleitos ao paraíso, mas também afirma a liberdade da vontade humana, distinguindo-se dessa forma do Calvinismo fundamentalista. Predestinação ao inferno, no catolicismo, sempre envolverá o livre arbítrio do homem e os pecados previstos, sendo ele mesmo responsável pela sua própria condenação, e não da parte de Deus (rejeição da dupla predestinação).

O motivo da predestinação e eleição é a falta de bons líderes do céu e da terra. Deus é soberano em nossa visão, tanto para o protestantismo (em particular o calvinismo), e como será demonstrado a seguir. Tudo o que se discute é a complexidade da contradição entre a graça e o livre arbítrio dos seres, (homens e anjos), que é uma das mais difíceis e misteriosas questões, para ser explicado e entendido, tanto para a teologia cristã quanto para a filosofia teísta. É claro, a concessão do livre arbítrio também está presente nas igrejas luteranas, anglicanas, metodistas, a maioria dos carismáticos, teologia batista não-denominacional, etc.


A Igreja Católica afirma  que a predestinação como dogma de fide (o maior nível de certeza teológica), e ao mesmo tempo afirma o livre arbítrio e a possibilidade da queda pelo abandono da fé. O material a seguir foi retirado do livro do teólogo alemão Ludwing Ott em os Fundamentos do Dogma Católico (Rockford, IL: TAN Books, 1974 {orig. 1952}, pp.242-45) e serve para que os protestantes busquem conhecer o que os católicos creem sobre esta sempre misteriosa, controversa, complexa, grandiosa e abstrata questão teológica: 


II. AS BASES DA PREDESTINAÇÃO - DA SALVAÇÃO E  DO SERVIÇO 

A grande falta de bons líderes predestinados e eleitos na terra e no reino dos céus? Agora imaginemos: Os cientistas nos dizem de que a nossa galáxia tem aproximadamente 100 000.000.000 (cem bilhões de sóis ) somente em nossa galáxia. E agora façamos a seguinte comparação: Quantos planetas habitados há em nossa galáxia, mais de 200 000.000.000 (duzentos bilhões de planetas). Então muita coisa ainda está nas mãos dos líderes maus.

E por isso, o livro do apocalipse nos fala de que 1/3 desses planetas ainda estaõ nas mãos dos anjos corruptos e de Satanás? E se prestarmos bem a atenção no exemplo do livro da vida, ou livro da "constituição celeste e terrestre" João vê nos céus o grande desafio de um dos quatro seres viventes que clamava ao céu e a terra dizendo:

 Quem é digno de "abrir o livro" e desatar os "seus sete selos" da verdade e da honestidade: E o apóstolo João chora, e chora muito, porque  ninguém foi achado nem no céu e nem terra,e alguém digno de uma boa liderança. E assim o apóstolo João entende a gravidade do momento e começa a chorar: E de repente o mesmo ancião lhe dá a resposta dizendo: Não chores João, eis que o Leão da tribo de Judá, venceu e ele é digno de olhar para o livro e desatar os seus sete selos, ele tem uma boa liderança constituída no céu e na terra. Eis o motivo da grande predestinação e eleição dos santos e bons líderes na terra.


A decisão da Predestinação, como um ato de vontade de conhecimento divino, é uma essência divina imutável em sua essência. O número daqueles que estão registrados no livro da vida (Fl 4,3;Ap.17,8;cf.Lc.10,20) está formalmente e materialmente fixado, isto é, Deus sabe e determina com certeza infalível antecipadamente como e quais os homens que serão eleitos para governar com Cristo,e bem como os demais salvos e aprovados pelo Senhor e pelo seu bom testemunho desempenhado aqui na terra.

 E o apostolo João nos assegura que serão 144 mil os eleitos para assumir a liderança dos altos céus junto do trono do divino. E esses são os que se encaixam no que Cristo nos disse: "Muitos são chamados, mas poucos serão escolhidos..." E Esses líderes provavelmente ocuparão o lugar dos anjos  decaídos, e os que se corromperam nos altos céus e juntamente sob o comando e rebelião do anjo Lúcifer que foi expulso e atirado para a terra. 

A bíblia nos afirma que Satanás será preso em uma penitenciária celeste por um período de mil anos, e depois disso ele será solto, para ver como vai se comportar na sociedade. Conforme nos lemos no livro do apocalipse de João; E é assim mesmo como acontece com os nossos políticos lá de Brasília, muitos são chamados e são eleitos ao cargo de administração pública, mas poucos são confirmados pela sua honestidade e verdade no cargo, pois a maioria deles cai pela corrupção, decai no crime organizado e se entrega com toda força a volúpia e a depravação total. E assim clamava um anjo forte da polícia federal dos altos céus e dizia:

Quem aqui na terra entre os homens de boa vontade, e é digno de abrir o livro, e de cumprir a risca e obedecer o que está escrito e determinado na "constituição celeste" e nos seus mandamentos, e de olhar para esse livro com "verdade,honra e respeito" e poder dizer:
Senhor! Eu cumpri tudo o que está escrito nos santos evangelhos, e cumpri o que está escrito nos dez mandamentos do Senhor: 

E apóstolo João vê a tudo isso em um filme nos altos céus e diz: E eu chorava, e eu chorava muito, eu chorava como uma criança! Porque ninguém fora achado digno na terra de "olhar para o livro da constituição celeste", e muito menos de abrir o livro, (e nem de olhar para ele, nem de ler o ler o livro da constituição celeste, e muito menos de cumprir o que nele estava escrito). 

Mas um dos anciãos me disse: Não chores! Eis que o leão da tribo de Judá, venceu, ele veio até a presença do Senhor e tomou o "livro da constituição terrestre e celeste" e abriu os seus sete selos. E em seguida o Senhor deu ordem ao grande e forte anjo da polícia federal dos céus, para que ele prendesse a Satanás e todos aqueles (homens e anjos que se entregaram ao pecado e caíram na corrupção da "lava jato dos altos céus", e foram julgados e presos" em uma penitenciária celeste, e pelo anjo forte da "força tarefa" de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Então ele se aproximou e cumpriu a ordem, e deu voz de prisão ao Satanás:

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou (algemou) por mil anos; lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo." Apocalipse (Ap. 5:2-4) e (Ap.20:2-3) 

E ao mesmo tempo um dos anciões de dia falou ao apóstolo João dizendo: Calma não chore: Eis que  o Leão da tribo de Judá (Jesus Cristo o Cordeiro de Deus) foi eleito para esse fim: Então Ele veio e tomou o livro da mão daquele Ser Todo Poderoso que estava assentado no trono. Então todos os seres do céu e da terra se prostraram para lhe darem honras e glórias. E em seguida apareceram os vinte e quatro anciãos os  predestinados e eleitos da terra.

E esses são os predestinados e eleitos em Cristo da terra, e são os que procedem de todas as doze tribos da terra, e cada tribo dará os seus doze mil líderes que serão votados, escolhidos, eleitos e confirmados pelo bom testemunho aqui na terra. E eles ficarão governando ao lado do Todo-poderoso Senhor, conforme é citado no texto do apocalipse em (Ap.7:4-8) E eles ficarão nos cargos em todas as áreas do saber humano e celeste; Seja nas artes, nas ciências, na economia, no governo, na religião, na educação, na agricultura, nas ciências médicas etc.

E eles usarão todos os dons e talentos que o Espirito lhes concedera a cada um como bem lhe apraz. E o governo da igreja na terra, esses serão os mil anos de paz na terra. É será o governo de Cristo e de sua igreja na terra a serviço do reino do céu.  E conforme nos fala o apóstolo Paulo é o trabalho da Igreja e sua multi forme sabedoria a serviço do reino celeste. 

Salvação e Serviço - E  nunca deveremos nos confundir sobre as duas premissas: salvação e serviço. Pois segundo a bíblia os salvos serão os bilhões e bilhões de seres humanos que estarão ao lado do trono do Cordeiro e louvarão ao Senhor, conforme nos ensina o apostolo João no apocalipse, conforme lemos no texto a seguir.

Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". (Ap.7:9-10) E estes são os salvos que Cristo nos dizia: "Todo aquele que crer e for batizado será salvo..." 

Mas o Concílio de Trento declarou-se contra essa doutrina do calvinismo, e (chamada de dupla predestinação) que a certeza do conhecimento da predestinação de alguém somente pode ser obtida por revelação especial, a Sagrada Escritura ordena ao homem a trabalhar por sua salvação com temor e tremor (Fl 2,12).

O que acha que está no alto cuide que não caia (1 Cor 10,12). Apesar da certeza, existem alguns sinais da predestinação que indicam uma grande possibilidade da predestinação de alguém, que podem ser a prática perseverante das virtudes recomendadas nas oito beatitudes,recepção freqüente da Sagrada Comunhão, amor ao próximo, amor a Cristo e à Igreja. Que são descritas pelo apóstolo Paulo enviado para a Igreja da Galácia na Eurásia. Conforme lemos abaixo:

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gal. 5: 22-23)



Nós protestantes declaramos ter uma absoluta "certeza da salvação", mas quando tudo é dito e feito, tanto bíblica quanto epistemologicamente, simplesmente não conseguimos mais chegar a esta certeza teológica. E as vezes não estaremos mais tão "certos" assim, mais do que um católico ou um cristão ortodoxo.Pois tais declarações são simplesmente improváveis e mecânicas. 

Em outras palavras, a "segurança" de nós protestantes calvinistas envolve o seguinte argumento em um círculo vicioso: Pois para se possuir uma "segurança de salvação", você deve acreditar que está salvo interiormente. Isto tem sido chamado de "fé de confiança"na doutrina da igreja, (e muitas vezes não interiormente) e essa "segurança da salvação" é totalmente subjetiva, da mesma forma que a "chama de fogo no seio" dos mórmons. Martinho Lutero mesmo ilustra a incoerência desta inovação: 

Mas para se ter a certeza de salvação; deveremos dia após dia nos empenhar para uma maior ação nos santos evangelhos. E todos devemos, portanto se acostumarmos firmemente com a ideia de que nem sempre estamos em estado de graça, e seguros da salvação subjetiva, e pode ser perigoso, fazermos esta afirmação apenas subjetivamente, e baseado na doutrina da Igreja. E se encontrarmos em nosso coração vez por outra, um momento de dúvida? Então estaríamos perdidos? Não ,claro que não. E portanto  sempre devemos estar alertas, e exercitar a cada dia mais a nossa fé em Cristo, e nos santos evangelhos. 

E assim deveremos derrubar todas as nossas dúvidas, e adquirir mais e mais certeza pessoal e interna. E através de Jejum e orações;Pois é certo como nos diz o apóstolo Tiago que a "fé sem obras é morta". O problema da justificação é difícil e delicada, não deveras por ela mesma, pois por ela mesma há grande certeza, mas em relação a nós; isto é, o eu tenho freqüentemente experimentado e praticado o que me dizem os evangelhos; e conforme nos diz o livro de (In Hartmann Grisar, Luther, London: 1917, v.4, pp. 437-443) Assim nos diz o blog da doutrina católico do texto de Ludwig Ott)

III. A BASE  BÍBLICA DO CALVINISMO

De acordo com o blog do pastor Batista Cooper P. Abrams.


João Calvino reformador Teólogo Suíço formulou o sistema em Soteriologia (estudo da salvação) que leva seu nome. Seu ponto de vista declara que Deus predestinou alguns para ser salvos e outros a perdição. Calvinistas são divididos basicamente em dois grupos, os extremistas chamados "Hiper-Calvinistas" e "Calvinistas Moderados" os Hiper-Calvinistas se baseiam em cinco pontos do Calvinismo que são explicados por eles. Os Calvinistas Moderados aceitam um ou mais desses cincos pontos. 

Calvinismo é também referido como o ensino de "limited atonement" expiação limitada. Esta controvérsia começou durante a reforma no décimo sexto século, por João Calvino que pensou que alguns homens foram predestinados por Deus para receber salvação e outros foram predestinados a ser condenados ao inferno. Estes que Deus em Sua soberania escolheu a ser salvo seria salvo. O resto da raça humana, não escolhida por Deus para receber vida eterna, não teve oportunidade a ser salvo. Deus teria decretado a sua perdição. Hoje esta Teologia é chamada de "Reforma Teológica". Esta é a posição dos Presbiterianos como também um grande número de Batistas que baseiam neste ensino.


A Bíblia afirma que Cristo morreu por todo homem. Nota-se que os versos seguintes claramente relata:
" E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". (1 João 2:2)
"E Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna".(João 3:16)


" Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade".(1Tim. 2:4)
"O qual ( falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".(1Tim.2:6)
"Porque o amor de nos constrange, julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo, todos morreram".(2Cor.5:14)



" E disse ide por todo o mundo, e pregai as Escrituras".(Mar.16:15).
" O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se percam, senão que todos venham a arrepender-se."(2Pedro3:9). "Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam".(Atos17:30).



"Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida".(Rom.5:18).
"Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que for a feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". (Hebr.2:9). E segundo a explanação de Cooper P. Abrams)



CONCLUSÃO - ETERNA ELEIÇÃO DOS SANTOS E PECADO DE MORTE

A descida de Cristo  ao Haades ou Inferno - penitenciária celeste ? E a soltura dos eleitos ? A  prisão temporária e a re-socialização dos presos, e a sua volta a convivência na sociedade

A bíblia nos afirma  que Satanás será preso em uma penitenciária celeste  por um período de mil anos, e depois disso ele será solto, para ver como vai se comportar na sociedade. Conforme nos lemos no livro do apocalipse de João; E é assim como acontece com os nossos políticos lá de Brasília, muitos são chamados e são eleitos ao cargo de administração pública, mas poucos são confirmados no cargo, pois a maioria deles vai para a corrupção e decai no crime organizado e se entrega com toda volúpia a depravação total. 

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;
lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo." Apocalipse 20:2-3)

E foi assim que Cristo logo após a sua morte e ressurreição ele desceu ao inferno para libertar os eleitos que lá estavam por longos anos e por longos milênios no aguardo da soltura da prisão das garras de Satanás e dos seus anjos malvados. E Cristo nos fala de que ele tem as chaves da morte e do inferno conforme lemos no mesmo apocalipse.

"Eu Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do  inferno." (Ap.1:18) 


E assim afirma o evangelho de Nicodemus na descida de Jesus Cristo ao Haades ou a mansão dos mortos. Cristo tem as chaves da morte e do Inferno - Então José disse: "E por que vos admirais de que Jesus tenha ressuscitado? O admirável não é isto; o admirável é que não somente ele ressuscitou, como também devolveu a vida a um grande número de mortos, que há muito não são vistos em Jerusalém.

E se não conheceis os outros, conheceis sim, pelo menos, Simeão, aquele que tomou Jesus nos braços, assim como também seus dois filhos, que igualmente foram ressuscitados. Pois a esses, há pouco tempo, nós mesmos demos sepultura, e agora podem contemplar seus sepulcros abertos e vazios, e estão vivos e morando em Arimatéia".

 Enviaram, então, algumas pessoas e comprovaram que os sepulcros estavam abertos e vazios. José então disse: "Vamos a Arimatéia e veremos se os encontramos". E levantando-se os pontífices Anás, Caifás, José, Nicodemus, Gamaliel, e outros em sua companhia, foram até Arimatéia onde encontraram aqueles a quem José se havia referido. Fizeram, então, orações e abraçaram-se mutuamente. Depois regressaram a Jerusalém em sua companhia e os levaram até a sinagoga. 

E, ali postos fecharam as portas, colocaram o Antigo Testamento dos judeus no centro e os líderes disseram-lhes: "Queremos que jureis pelo Deus de Israel e por Adonai, para que assim digais a verdade, de como haveis ressuscitado e quem é aquele que vos tirou de entre os mortos". Quando os ressuscitados ouviram isto, fizeram sobre suas faces o sinal da cruz e disseram aos pontífices: 

"Dai-nos papel, tinta e pena". Trouxeram-lhes e, sentando-se, escreveram da seguinte maneira: Oh Senhor Jesus Cristo ressurreição e vida do mundo! Dai-nos a graça para fazer nosso relato da tua ressurreição e das maravilhas que fizeste no Inferno. Nós estávamos, então, no Inferno em companhia de todos os que haviam morrido desde o princípio.

E na hora da meia-noite amanheceu naquelas trevas, algo assim como a luz do sol, e com o seu brilho fomos todos iluminados e pudemos ver-nos uns aos outros. E ao mesmo tempo o nosso pai Abraão, os patriarcas e profetas e todos em uníssono regozijaram-se e disseram entre si: "Esta luz provém de um grande resplendor". Então o profeta Isaías, ali presente, disse: "Esta luz provém do Pai, do Filho e do Espírito Santo; sobre ela ou profetizei, quando ainda estava na terra, desta maneira:


 "Terra de Abulão e terra de Neftali, o povo que estava sumido nas trevas viu uma grande luz'. Depois surgiu do meio um asceta do deserto, e os patriarcas perguntaram-lhe: "Quem sois?" Ele respondeu: "Eu sou João, o último dos profetas, aquele que preparou os caminhos do Filho de Deus e pregou a penitência ao povo para remissão dos pecados. O Filho de Deus veio ao meu encontro e, ao vê-lo de longe, disse ao povo: "Eis aqui o cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo'. E com minha própria mão batizei-o no rio Jordão e vi o Espírito Santo em forma de pomba que descia sobre ele. E ouvi também a voz de Deus Pai, que assim dizia: "Este é meu Filho, o amado, o que me agrada'. (Texto dos evangelhos apócrifos)


"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

“ A grande dúvida sobre a predestinação e eleição dos santos, discutida, examinada, mas não resoluta até agora e a solução não outra senão o que eu dizia sobre o pecado e predestinação. E sobre tema Cristo Jesus nos disse: 

Portanto eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoado; mas se alguém falar algo contra o Espírito Santo não lhe será perdoado nem neste século nem no futuro." (Mt.12:30-32)

E Deus não julga por aparência, mas Deus julga a todos os atos humanos pela realidade dos fatos e Deus também não tem pressa em julgar a ninguém, ele dá o tempo necessário para que todo o pecador se arrependa do mal.

“ Visto que não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal. E ainda que o pecador faça o mal cem vezes e os dias se lhe prolonguem eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus .” Palavras do  rei Salomão no livro de Eclesiastes ( Ecl. 8:11-12)

Sobre esse assunto assim se expressa padre Vieira em seu sermão;


“ A grande dúvida não examinada e nem resoluta até agora e a solução não outra senão o que eu dizia. Tudo o que obra se padece no inferno, ou o faz Deus ou o fazem os condenados; O que faz Deus é ordenado e ordenadíssimo, o que fazem os condenados é suma desordem. E pergunta Vieira o que faz Deus no inferno? Quando Cristo logo após sua morte e ressurreição desceu ao inferno para libertar os predestinados que lá havia. E é isto o que nos dizem os evangelhos apócrifos de Nicodemus:


A Descida de Cristo ao Inferno - Segundo a versão da patrística grega – Apócrifos da bíblia e outros epígrafos. E escrito por Nicodemus aquele que foi procurar a Cristo a Noite; conforme nos escreve o apóstolo João no seu evangelho, em (João 3:1-15)

Apresentação do tema: Os Evangelhos Apócrifos mostram uma versão diferente das enunciadas pela Igreja apostólica na questão sobre Jesus Cristo em sua vida é nos seus ensinamentos. E ao ler os Evangelhos Apócrifos percebi que são um grande patrimônio históricos da humanidade, e que foram frutos das primeiras comunidades Cristãs, e possuem influências gregas, egípcias, judaicas etc. E que em alguns Evangelhos Apócrifos que citam Jesus de Nazaré e a sua doutrina são fantasiosos, mas ouros pelo contrário, são bons e muitos bons. 

Os Evangelhos Apócrifos até ultrapassam os Evangelhos Oficiais, e que vem somar aos ensinamentos de Jesus Cristo e completando grandes lacunas que existem atualmente nos evangelhos. Por exemplo o apóstolo Pedro nos fala em sua carta que Cristo desceu ao Haades e foi pregar aos espíritos que estavam na prisão. (I Pedro 3:19-20) Mas ele não especifica,como foi e o que aconteceu? Então o evangelho de Nicodemus vem completá-lo.

Os Evangelhos Apócrifos eram aceitos por diversas comunidades apostólicas universais, e de todo o Império Romano, e a definição dos evangelhos que seriam verdadeiros e os tidos apócrifos começaram com o Imperador Constantino (272-337) e terminaram com o Decreto Gelasiano (492-496). E daí, Vieira pergunta o que faz Deus em Cristo no Inferno com os eleitos?

A sua justiça decreta as penas, a sua misericórdia as modera, a sua sabedoria as distribui e a sua onipotência as executa, e com tal ordem, proporção e medida que todas juntas ainda que tão terríveis e espantosas resulta no mesmo inferno uma consonância e harmonia pouco menos celestial e verdadeiramente divina; Nos tormentos ou mais ou menos graves, ou mais ou menos agudos que fazem as vozes; a diferença nas figuras, a eternidade dos tempos, a igualdade o compasso e o fogo, que é órgão das dores, tanto se levanta ou se abaixa a pena, quanto é consonante a sua culapa....


E o que fazem os condenados e não eleitos no mesmo inferno? Não se pode dizer e nem imaginar a desordem, a confusão horrendissima daquele caos, concorde só no tumulto perturbadíssimo dos afetos e dos desafetos e paixões com estrondo confusissimo dos bramidos e dos alaridos tremendos , com que aquela multidão imensa de línguas sacrílegas blasfemam a Deus no céu...

O que fazem os não eleitos no inferno ? -  Ali arde o ódio, morde-se a inveja, escuma a ira, a desesperação da raiva, grita furiosa a dor dos condenados, desafoga-se sem nunca desafogar-se, converte-se a vingança em injúrias, em opróbrios, em maldições contra o sempre e mais e mais odiado Deus e amados Deus. De todos os seus atributos e de todos os benefícios divinos se ouve ali em desentoados clamores a sua afronta, a justiça se chama injusta, a bondade se transforma iníqua, a misericórdia se torna cruel, a liberdade fica avara, a piedade ímpia, a sabedoria se torna em ignorância, e até a onipotência se torna fraca e covarde, como empregada somente aos  manietados e miseráveis. E no inferno os que não foram predestinados e os não eleitos revelam toda a sua gana de ódio e rancor contra o sempre e o bondoso e amado Deus.


No Pai se blasfema a sua criação, no Filho a redenção, no Espírito Santo a justificação e a graça, e na humanidade sacrossanta a humildade, a pobreza, a paciência, a obediência, a cruz de Cristo, e o mesmo sangue pago com seu infinito preço, derramado para apagar as mesmas chamas do inferno que as acende, que as atiça, que assopra sempre mais e mais. Amigos e irmãos esta é a suma dissonância que lá há no mesmo inferno, é suma confusão das almas penadas, e sua desordem que nos fala e considerava Jó em seu sofrimento. E porque há uma tal desordem no mesmo inferno? E totalmente infernal como concebida e não proveniente da divina justiça de Deus, senão que é proveniente da maldade dos mesmos condenados, por isso que com igual propriedade que do inferno se tira como lição o sumo horror...”

Os espíritos que causam a tempestade no inferno, são as tempestade das injúrias e da contínua blasfêmia a Deus. E aqui está a grande causa da predestinação, é como os eleitos e os não eleitos lidam com o pecado para a morte. Os predestinados e eleitos constantemente se arrependem dos pecados e buscam o perdão de Deus em Cristo. Mas os não predestinados e aos não eleitos tem prazer em afrontar a Deus com os pecados de blasfêmias continuas.


Portanto eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoado; mas se alguém falar algo contra o Espírito Santo não lhe será perdoado nem neste século nem no futuro."

E assim nestes termos se expressa Santo Agostinho dizendo:

"Para inteligência deste pensamento havemos de supor com a sentença comum dos teólogos que no inferno somente são punidos e castigados os pecados cometidos nesta vida. Os outros pecados que se cometem no inferno, tais como as contínuas blasfêmias e injúrias a Deus,não se castigam lá com nova pena, Segue-se que nesta terceira parte do inferno cessa totalmente harmonia e tudo resulta em nova dissonância e vem uma circunstância de horror incomparavelmente mais tremenda e tempestuosa.

Pois os pecados que são cometidos nesta vida e vingados por Deus em Cristo, fazem a harmonia no inferno, porque a pena proporcionada está sempre junto da culpa,porém os pecados que se cometem no inferno como uma nova culpa não correspondem a nova pena, e em lugar daquela harmonia fazem uma nova dissonância tempestuosa, tanto maior quanto mais horrenda, quando o ódio e o desprezo por Deus é o maior pecado e não tem perdão, nem nesta vida e nem na eternidade nos fala o apóstolo João: "é pecado para a morte". ( I João 5:16-17) é - pecatum ad mortem - pecado de morte.

E ainda nos acrescenta Santo Agostinho dizendo: Aqui está Deus ofendido mas vingado na cruz de Cristo, Lá no inferno não é mais vingado e mais e mais ofendido, fica uma pena de pecado sem perdão. Aqui triunfa a justiça e desagrava-se o poder, lá prevalece o delito e a culpa e eterniza-se o agravo, aqui na terra o fogo da pena apaga a ofensa em Cristo, Lá no inferno o pecado da impunidade da culpa acende a injúria"...Esta é segunda morte onde serão lançados todos os que foram julgados e punidos, e serão lançados no lago de fogo junto com a morte e o todo o inferno blasfemador, é o que nos fala o livro do apocalipse .
(Ap.20:14) Santo Agostinho em seu artigo Pena e Castigo. 

Alfonso Czaplinski

BIBLIOGRAFIA E COMENTÁRIOS PARALELOS 

1. Evangelho de Nicodemus - Livros Apócrifos Ciclo de Pilatos -Tudo acontece como na divina comédia de Dante Aliguieri. Dois textos apócrifos constituem o Evangelho de Nicodemus: Atos de Pilatos e Descida de Cristo ao Inferno. Um em sequencia do outro e o completa, embora escritos em épocas diferentes. Justino, em 150, menciona em seus escritos um texto chamado Atos de Poncio Pilatos, narrando os acontecimentos posteriores à Crucificação. Descida de Cristo ao Inferno - Editora Fonte Editorial,2005 Rua Barão de Itapetininga - SP - Capital paginas 742-572 2005.

2. Padre Vieira 1608-1697 - Sermões de padre Vieira Discurso Quatro - Decretos Horríveis de Deus - página 246- 272. Vale a pena lembrar que o padre Vieira que era um ferrenho jesuíta e perseguidor dos protestantes na época, era um agostiniano grande parte de seus sermões foram baseados nas pregações e sermões de Santo Agostinho.Nisso Vieira se aproxima dos calvinistas, que parece que ele tanto combatia em suas mensagens. Em quase todos os seus sermões ele faz alusão ao teólogo Santo Agostinho. E quando ele escrevia este sermão dos decretos horríveis de Deus ele estava possível mente na cadeia. Pois ele foi cônsul no Na Itália e na França; e pelo que consta na história e ele dois anos preso e desterrado por ordem papal da época.

3. Livro de Santo Agostinho em Pena e Castigo, Textos selecionados de teologia . - Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão africano, responsável pela elaboração do pensamento cristão. Deixou uma obra literária gigantesca, foram 113 trabalhos, 224 cartas e mais quinhentos sermões [Biografia de Santo Agostinho]


4. A Divina Comédia de Dante Alighieri - Escritor italiano que viveu nos anos de 1265-1321, estudou ciências, artes e teologia. E foi preso e exilado, e na prisão escreveu o poema de a Divina comédia, que se tronou em clássico da literatura universal. Onde autor nos fala em tom poético os horrores do inferno, e os cuidados para não se ir para lá. Aqui Dante faz uma analogia com o seu estado prisional da época, e na prisão onde ele mesmo estava penando por motivo desconhecido.

4. Biblia Sagrada - Textos selecionados da parábola de Lucas onde ele descreve os horrores do inferno do rico avarento e os cuidados de que devemos ter para não ir ao inferno. E Nessa parábola Cristo quer atingir os saduceus e aos fariseus que não criam no inferno. Alias, os fariseus criam no inferno mas negavam a Deus por suas atitudes, e os saduceus ao contrário não criam que existisse céu, anjos ou inferno. Eram os ateus ou atoas da época de Cristo. (Luc. 16:19-31) e os cuidados com a nossa linguagem, o pecado da blasfêmia aos homens, as autoridades e Deus nosso supremo e misericordioso Deus. Escrito por São Tiago e com bastante propriedade e fala sobre os perigos da nossa língua e da nossa linguagem. E os dez mandamentos em Êxodo (20;3-19)


5. As Institutas da Religião - Quem foi ?

João Calvino foi um importante professor e teólogo cristão de nacionalidade francesa.
Nasceu na cidade de Noyon em 10 de julho de 1509 e faleceu na cidade de Genebra (Suíça) em 27 de maio de 1564. Calvino teve um papel histórico fundamental no processo da Reforma Protestante. Foi o iniciador do movimento religioso protestante conhecido por Calvinismo.
Biografia, idéias e doutrina - Até os 24 anos de idade Calvino era católico. Em 1533 converteu-se ao protestantismo. Foi perseguido na França e, no ano de 1536 fugiu para Genebra (Suiça).
Principais idéias (concepções religiosas) defendidas por Calvino:
- Salvação só é atingida através da fé;
- Predestinação: a salvação é concedida por Deus somente para algumas pessoas eleitas;
- Todo homem é pecador por natureza;
- A realização de culto religioso deve ser feito em local simples e sem imagens.
O culto deve ser composto apenas por comentários bíblicos, sem cerimônias;
- Realização da eucaristia e do batismo.
Obras de João Calvino:
- De Clementia - obra anotada de Sêneca - 1532
- Psychopannychia – 1534
- Institutos da Religião Cristã – 1536
- Catéchisme de l'Église de Genève - 1542 ( Textos selecionados Internet 2016)

6. Textos Avulsos de Sermões pela Internet - e Livros avulsos de pregadores

7.  Pastor Cooper P. Abrams - I am pastor of Calvary Baptist Church, Tremonoton, Utah (http://calvarybaptchurch.org) Publications - Experience in the area;

I have been a pastor since 1981 and a Independent Baptist missionary church planter since 1986. I have seen the Lord establish four Bible believing churches in Utah. My web site Bible Truth ( http:\\bible-truth.org ) continues to grow presently over 7,000 visiters per day. The materials on the web site are mostly written by myself and contain sermons, Bible commentaries, articles on various biblical subjects.
Organizations


Expertise - Independent Fundamental Baptist missionary and pastor, ThB, MBS, and PhD as of May 28, 2013. I began pastoring in 1981, and have taught in churches, a Bible college, and a Bible Institute. I have written numerous articles on various subjects from a biblical perspective and many are posted on my web site Bible Truth ( http://www.bible-truth.org ). Bible Truth receives over one hundred and forty thousand visiters per month. Since 1998 I have answered Bible related questions via e-mail. My answers are straight forward and biblical. 

Experience in the area

I have been a pastor since 1981 and a Independent Baptist missionary church planter since 1986. I have seen the Lord establish four Bible believing churches in Utah. My web site Bible Truth ( http:\\bible-truth.org ) continues to grow presently over 7,000 visiters per day. The materials on the web site are mostly written by myself and contain sermons, Bible commentaries, articles on various biblical subjects.
Organizations

I am pastor of Calvary Baptist Church, Tremonoton, Utah (http://calvarybaptchurch.org)
Publications

- Appeared on Grizzly Adams DVD documentary "End Times: How Close Are We?" (http://www.grizzlyadams.com/Public/ChristianDVDs/index.cfm?productID=49). - Article "Are Mormons Christians" "O Timothy Magazine" Way of Life Literature (http://www.wayoflife.org/files/9959c77e05b303248173195e72476459-60.html)


Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA

A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste. No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor; Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus.  O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais I grejas   da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim.  2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu