Pular para o conteúdo principal

PRAÇA NEREU RAMOS - PONTO DE ENCONTRO

                     
                                PRAÇA  EM  JOINVILLE -  PONTO DE ENCONTRO   
  
                                 Abaixo  imagem aproximada  de idosos fonte google 2012                                                                     
                                      

Oh  Senhor meu Deus e meu Pai!
Não  me  desampares  agora  que  estou   velho e   de  cabelos  brancos,
Livrai-me  dos  homens  ímpios  e  cruéis,  ajuda-me  oh  Senhor!
Agora  que  as   minhas  energias e  as  minhas  forças  estão   se  esvaindo.
Pois  os  meus  inimigos  estão  me  espiando  e  todos  reúnem-se  dizendo:
Deus  o  desamparou, vamos  persegui e  derrubá-lo, pois  não  há  quem  o  salve.
Parte  da  oração salmo  71  na a Oração de um ancião

Joinville é a maior cidade do Estado de Santa Catarina, tem aproximadamente 700 mil habitantes, segundo o último censo feito pelo IBGE. E segundo informações que recebemos pela Internet temos em Joinville um contingente de aproximadamente 50 mil idosos de sessenta anos para cima. Por exemplo, a lei da mobilidade urbana ainda é um problema em muitas Prefeituras do nosso Brasil; Em questão a lei do "passe livre para o idoso" com mais de 60 anos. Muitas Prefeituras sonegam esse direito do passe livre aos idosos de 60 anos,e aumentam para 65 o passe livre para os idosos. Essa é uma lei federal e está em nossa Constituição, essa lei ampara as pessoas idosas; Assim citamos aqui outro exemplo, as Prefeituras  das cidades de Jaraguá do Sul e Guaramirim, cidades próximas e vizinhas daqui de Joinville oferecem gratuidade no transporte coletivo aos 60 anos de idade. Já a nossa Joinville que é considerada a cidade mais rica do Estado de SC sonega gratuidade no Transporte coletivo para as pessoas com 60 anos de idade, lei essa que é assegurado pela legislação federal, e conforme podemos conferir na lei  e artigo das leis abaixo citado e relacionado.


A Lei Federal 10.741/03, conhecida como Estatuto Idoso, dispõe em seu artigo 39 sobre a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos para pessoas maiores de 60 anos. O parágrafo 3º desse artigo estabelece que para as pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 anos, fica a critério da legislação municipal dispor sobre a gratuidade do transporte gratuito urbano e semi-urbano nos municípios.

Passe Livre para idosos e pessoas com deficiência – pessoa com deficiência (conforme legislação) comprovadamente carente (renda familiar per capta igual ou inferior a um salário mínimo). Passe Livre do idoso – pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e com renda individual de até 2 (dois) salários mínimos. Conforme nos orienta o artigo de lei do  Ministério dos Transportes, nos termos previstos na Lei n° 11.772, de 17 de setembro de 2008. 
1) Este é o primeirro grande problema para os idosos no Brasil, pois ainda não temos leis que amparam os idosos com um seguro desemprego permanente,que é destinado a pessoas que não podem se aposentar e não conseguem mais arranjar um emprego fixo de carteira assinada e tem mais de 60 anos. Pois o nosso maior  segurador social e chamado de INSS oferece uma ajuda de um salário mínimo apenas aos 65 anos. E nesse caso o que ainda resta são os "bicos de emprego"e geralmente são no ramo de vendas; Os nossos velhinhos são mandados para vender loterias, bingos, tri-manias, livros,cintos, panelas,roupas, produtos do Paraguai etc. Para se manter ou completar o seu "salarinho" minguado. Mas agora temos um projeto de lei que está tramitando no Congresso da Câmara Federal e que vai para a votação, e que é chamado da "lei da bengala", isto é, essa lei quer aposentar as pessoas que tiverem mais de setenta anos de idade. Como bem podemos ver as leis  brasileiras ora avançam e ora retrocedem, quando pensamos que teremos leis melhores justas e honestas,de repente elas são manipuladas e simplesmente deixam de existir e deixam de amparar os idosos. Os lugares apropriados para os nossos velhinhos está ficando cada vez mais difícil para conciliar. 

3) A  LEI  DOS  ESPAÇOS LIVRES  SENDO OCUPADA  PELA GRANDE QUANTIDADE DE CARROS NAS CIDADES, RUAS  DOS GRANDES  CENTROS  URBANOS   DO BRASIL
  
 Até  parece que as nossas cidades foram construídas exclusivamente para os carros. As nossas prefeituras gastam mais da metade do orçamento para construir estradas, asfaltos, pontes, viadutos, elevados, túneis, estacionamentos, muretas de contenção etc. Quase todo o nosso orçamento municipal e Estadual é gasto com carros e suas estradas que vivem super-lotadas. Mas em se falando de parques, áreas de lazer  para os idosos e crianças, nada, não se constrói nada. E tudo é feito  para os carros e para facilitar as grandes montadoras, e revendedoras de carros em nossas grandes cidades brasileiras. E assim perguntamos: Senhores Prefeitos e Gestores Públicos! Tanto a nível municipal, como a nível estadual e federal. Não estaria na hora de mudar as coisas e diminuir a quantidade de carros em nossas cidades, e aproveitar melhor as áreas urbanas, construir melhor os espaços para a mobilidade urbana; para lazer, e para a vida urbana?
                                                  Fonte aproximada de google 2012

2)Este é o segundo grande problema que é enfrentado pelos idosos do Brasil; são as leis dos espaços livres e áreas de lazer Urbano. Os carros e as avenidas largas estão tomando todos os espaços livres e de lazer para os idosos e crianças.Vejamos assim grandes áreas que deveriam ser utilizadas pelas prefeituras para lazer urbano, rapidamente essas áreas são requisitadas pelos grandes grupos das mafias que exploram os estacionamentos de carros. E assim morre mais um sonho dos espaços livres.Afinal temos muita lata de quatro rodas rodando e ocupando todos os espaços em nossas cidades grandes e pequenas. As nossas cidades estão inchando cada vez mais, os espaços de nossas casas e em especial os nossos apartamentos estão ficando cada vez menores e mais caros, e assim temos apartamentos que são financiados pelo Banco da CEF do projeto tão badalado pelo nosso Governo e chamado de Plano "Minha Casa minha Vida" ou em certos casos poderíamos chamá-lo de;"minha casa minha tortura" nos apertamentos de espaços; Pois esses apartamentos de 2 e ou três quartos que nos dizem ter 42m quadrados em sua área total, mas se verificamos a planilha iremos descobrir que na realidade esses apertamentos possuem uma área útil de 30m quadrados ou menos ainda.Pois nesses 42m as Construtoras incluem toda a área de escadas, área de salas de reuniões etc.

E assim na verdade essa metragem sempre é menor, e há as manipulações de metragem que é feito pela Construtora. Agora citamos como exemplo; uma família que tem três filhos e tem que receber o sogro e sogra para morar juntos, pois eles não tem aonde morar e assim perguntamos; aonde ficarão bem acomodados esses idosos em um apartamento assim superlotado. E os nossos velhinhos não podem ficam em casa sentado no sofá e vendo os programas chatos de TV Então a saída é ir para as praças, ou para os asilos. Mas segundo algumas pesquisas que são feitas os nossos asilos também não tem uma estrutura apropriada para os nossos bons velhinhos. Pois alguns de nossos famosos asilos do Estado ou particulares mais se parecem com depósitos de idosos e seres humanos abandonados. Como temos visto em muitas reclamações que são feitas pela nossa mídia nacional.São denuncias de Idosos que são maltratados pela rede de Saúde Pública, maltratados pelos funcionários,pelos médicos e pelos enfermeiros dos hospitais etc. Idosos que são maltratados pelas longas filas e idosos que são maltratados pela sua própria família. Então a saída para essa gente é ir para a praça e ficar contando histórias e jogando dominó. Esperando a morte chegar...? E é assim que acontece com os nossos idosos da cidade de Florianópolis,assim acontece com os nossos idosos de Curitiba,e assim acontece aqui em Joinville,e assim é por todo nosso Brasil em seu sentido geral.

Mas tudo pode melhorar, como em algumas cidades já está começando melhorar; E as nossas leis de defesa aos idosos e a terceira idade estão sendo atualizadas a cada ano que passa.Mas mesmo assim as nossas leis que na prática ora avançam e ora retrocedem e ou são manipuladas pelo nosso Poder Público.E assim ainda temos muitas coisas que devem ser melhoradas em nossa vida prática.Mas é certo como nos diz o ditado dos sindicatos: A gente não quer só comida...? A gente precisa de carinho, a gente precisa de respeito, e a gente precisa ser honrado como pais e como mães da terceira idade. Nós que já demos muito de nossa contribuição seja pelo nosso trabalho, seja pela nossa participação na família, e a nossa participação na sociedade.E assim vemos que os nossos órgãos públicos ainda não sabem o que fazer para acomodar devidamente os seus anciãos, com estrutura apropriada e com um Staff de funcionários que saibam trabalhar e tratar com respeito esses nobres velhinhos e velhinhas. Citamos apenas como exemplo aqui na praça Nereu Ramos temos em média de 60 a 100 pessoas que diariamente passam por lá ou se reúnem ao ar livre para contar histórias, para jogar dominó, jogar carteado ou apenas ficar sentado olhando e deixando o tempo passar na boa e na moral.

Podemos Ir até a Praça Nereu Ramos a qualquer hora do dia  ou da noite,sempre teremos  alguém  por lá conversando.Aliás, é  como  se  diz  no  ditado  popular: "Jogando conversa fora" E Lá estão os nossos sábios anciãos; Mas lá na praça Nereu Ramos não  temos  somente  os  nossos "bons velhinhos" aposentados, temos também ali  muitos  dos  nossos  jovens  e  pessoas de  meia-idade. Enfim,  esta  praça  tornou-se  ponto de  encontro  de  todas  as  idades  e de  todos os desempregados, encontro  dos bem-amados  e encontro  de  todos  os  mau-amados de Joinville e região. Mas  tem  uma  coisa  especial  que  estes  bons  velhinhos  fazem  enquanto  conversam  e trocam  as  suas  experiências;Eles  jogam  o  famoso  jogo, o  jogo  de  dominó, mas  enquanto uns  jogam  o  dominó, outros  jogam  famoso  carteado,a  tranca, o vinte  e  um  etc. Assim  vai  passando  o  tempo  desses  senhores  anciãos que  se  gastaram  e  se  desgastaram  em  sua  juventude  trabalhando  e  correndo  atrás  do  relógio. Pois eles passaram o seu tempo Trabalhando em firmas, outros  trabalhando nas  roças,ou  ainda  outros  trabalhando  no  comércio  e  assim  por  diante. Enfim,  cada  um  deles  tem  uma  experiência   diferenciada  para  contar, no  que  fez  e  no  que  trabalhou  enquanto  era  jovem  e  cheio  de  energia.

Mas agora  muitos  estão  velhos  e  abandonados  pelos  seus, pela  sua  esposa  e pelos  seus  filhos  e  demais  parentes. Se  ouvirmos  atentamente  a  experiência  de  cada  um, Poderemos  ver  muitos como se  emocionam ,e chegam até a  chorar, devido  a  sua  experiência  que  foi  ruim  com  a  sua  esposa  filhos e com sua família em geral . Mas  agora, no  fim  de  vida, muitos deles se acham na  solidão, e outros  vão  para  a  rua  da  amargura.Temos  uma  letra  dos  cantores Roberto  e  Erasmo  Carlos  que  nos  fala  bem sobre  esta  realidade  da vida. E da qual nos  fala  mais  ou  menos  assim: É  preciso  saber   viver... Sim,  é   preciso  saber  viver  bem;

"Quem espera que a vida  Seja feita de ilusão, Pode até ficar maluco ou viver na solidão, 
É preciso ter cuidado,Pra mais tarde não sofrer; É preciso saber viver... 
Toda pedra no caminho  Você pode retirar, Numa flor que tem espinhos Você pode se arranhar, Se o bem e o mau existem,você pode escolher; É preciso saber viver... É preciso saber viver!  É preciso saber viver!" ( Partes  da  letra  desta  bela  canção  cantada  por  R. Carlos)

A FIGURA   DA  PARÁBOLA  NO  TEMPO  DE  JESUS - O  RICO  E  O  POBRE  MENDIGO  LÁZARO; NOS  DIZ   CRISTO  EM  SUA  PARÁBOLA  QUE: LÁZARO   ESTAVA   ABANDONADO  PELA  IGREJA  DO  VELHO   TESTAMENTO, ABANDONADO  PELA  SUA  FAMÍLIA E  ABANDONADO  PELO  PODER   PÚBLICO E  PELOS  SERVIÇOS  DE  MEDICINA  EM  SUA  ÉPOCA ....? E  OS  CÃES  PITBULL  DOS  RICOS  VINHAM  LAMBER-LHE  AS  SUAS  FERIDAS   CAUSADAS  PELA   SARNA  HUMANA  E  OUTRAS  DOENÇAS ... (Textos de Lucas 16:1-20)

Muitas  vezes  eu  também  que  já  estou de  cabelos  esbranquiçados, Vou  até  lá  e  sento-me  na  praça; Fico olhando  para esses "sábios anciãos" e fico ouvindo  os  conselhos  desses homens  sábios  que lá  estão na praça. E gosto de conversar  com  todos; Mas em  especial,  quem  sempre  chega  para  falar  comigo é o seu Penha, ele  sempre   tem  uma  história  diferente  para nos contar. Na  medida  do  possível  estou  sempre  falando  do  evangelho para  um ou  para  outro. Fico  conversando  por  horas  a  fio  com  eles sem  pressa. Pois  a  pressa  é  a  inimiga  da  perfeição, Assim  nos diz  o  ditado popular:
E  esses bons velhinhos  a  gente  só  consegue  entendê-los  bem, quando  a  gente  conversa  com  eles  sem  pressa  mesmo. Mas enquanto  a  gente  conversa  com  o  seu  Penha, lá  está  ele  com  seu  palheiro  na  mão  e  vai lentamente  desfiando o fumo, seu  fumo  em  cordas  que  foi  picado por  um  canivete, depois  lentamente  ele vai arrumando  o  seu palheiro  para  acendê-lo  em  seguida. Depois  de  aceso, ele  vai  lentamente  dando  as  suas  baforadas, e  as  suas  tragadas  de  seu  cigarro  de  palha. Depois  senta-se  lentamente  no  banco  e  começa a  contar  as  histórias  do  seu  tempo  de  roça. Enquanto  morava  na  cidade  de  São  João  do  Itaperiú - SC cidade  que  fica próxima  daqui  de  Joinville.

E olhe aí! Agora não tem mais jeito estamos na fita,estamos na praça Nereu Ramos: Da esquerda para direita eu Alfonso, depois a minha esquerda de toca na cabeça o tio Penha, em sequência o tio Fritz, depois o tio Régis. É certo como nos diz aquela velha canção:"E o tempo vai e o tempo vem e vida passa  e  eu  sem ninguém..." e sem nada  pra fazer? Então a solução é; jogar conversa fora...contar boas histórias,dar risadas, ouvir histórias,escrever poemas, escrever contos e casos, jogar dominó, jogar xadrez, evangelizar a terceira idade, tentar ser amigo de uns com os outros e ser amigo dos nossos semelhantes. Eu nunca pensei que acabaria assim: Mas o destino quis me contrariar; e agora aqui estou - Contando histórias e ouvindo histórias sem fim... Mas mesmo assim Deus seja Louvado! Foto doada gentilmente pela fotógrafa Fernanda K. - Em julho  de  2012
Eu assim continua nos falando o seu Penha;  apreciava  as  corridas  de  cavalos  que  eram  feitas  na roça; nos  anos de  1950  até  1980  lá  na  minha  terra, fala  o  seu  Penha:
- Eu  gostava  quando  o   seu  Irineu  agendava  as  famosas  rinhas  das  brigas  de  galo.
- Seu  Irineu  fazia  as  famosas  "brigas  de  galo"  para divertir  o  seu  público em tempos de roça. - Hoje  tudo  isso foi  proibido, mas  eu  gostava  muito  e  me  divertia.
E assim fala-nos  mais  seu  Penha  sobre  as  suas  experiências  emocionantes:

Quando  eu   morava  na  roça  a  gente  não  tinha  pressa, tudo  era  feito  com  calma,e muita  paciência, hoje  tudo  mudou, Tudo  é  rápido, tudo  tudo  é  corrido, os  carros  passam  por  nós  a  uma  velocidade  estonteante. Assim  continua  conversando  ele; Lá  na  roça, quando  fazia-se  uma  plantação  de arroz  por  exemplo, nós esperávamos com  paciência  pela  colheita. Agora, quando  chegava  o  domingo em  tempo de  roça; a  gente  tinha  aquela grande  alegria  em  ir à  Igreja todos  os  domingos  pela   manhã. Depois  da  reza, depois  das  orações e depois do agradecimento  a  Deus; A  gente  se  dirigia  para  fora  da Igreja  e  lá no pátio da Igreja se  conversava  de  tudo. O  pátio  da  igreja  era  o  ponto  de  encontro  das  famílias  em  tempo  de  roça. Lá no salão  da  Igreja  se  tinha  os  famosos  bailes, as  domingueiras, os  namoros,Ao  meio  dia  tinha  o  famoso  almoço com churrasco, Lá  na  roça a  gente  tinha  o  famoso  churrasco  de  roça.

Esse  churrasco  era  feito  com  "carne verde", isto é,carne  fresca não congelada. Do boi gordo  que  era  matado  na  hora. Naquele  época,  a  gente  não  sabia  o  que  é  comer  carnes  congeladas. Nossas  festas  sempre  eram  bem  animadas, com  os  famosos  bandonheros que citamos aqui; Nosso famoso  bandonhero  dos  tempos de  roça era o  seu  Zé  Boleko, que  tocava  bonito  e  nos  animava. Diziam que seu  Zé  Boleko  em  tempo  de  festa  de  carnaval  tocava  até  três  dias seguidos  sem  parar? Isto é, ele  tocava  a  noite  inteira? Sim, ele  era  mesmo assim, um sujeito  animado? E mais os churrascos  com  bastante  cervejadas, com  bastante  pão,  com  maionese  e Bastante  cervejas  e  os  refrigerantes, os capilés, e  a  famosa  gasosa  dos  velhos  tempos   de  roça. Ah sim! e as  famosas  domingueiras  a  gente  ia  namorar as  meninas  da  roça, as  moças  das  famílias  conhecidas  dos  vizinhos  e  amigos.  

E assim  começava  um  namoro, depois vinha o noivado  e  depois  o  casamento. Depois, vinham  os  batizados. E assim  era  a  nossa  "vidinha" dos  bons  tempos  de  roça. Oh  que  saudade   que  me  dá...  oh  que  saudades  que  eu  tenho  destes  velhos  tempos  que  não  voltam  jamais. Assim  continua  nos  falando  o  seu  Penha; fala-nos  sem   pressa  dando  as  suas  cachimbadas, e ou as  suas  baforadas do  seu  velho  cigarro  de  palha   dos  tempos  de  roça.

Depois  seu  Penha  volta para a sua  mesa  de  jogar  na  praça, e começa  mais  um  longo  tempo  de  umas  jogadas  e  outras  de  dominó, com  os  seus   velhos  amigos. Assim  vai  passando  o  tempo. Em  seguida,  Volta  e  senta-se  para   mais  uma  rodada  de  contos  e  casos. Lá  na  praça  temos   o  famoso  jogador  de  carteado que o  chamam de "Fodonho"  que  se  diz   mestre  do  jogo  de  carteado. Ele que  sempre gaba-se e irrita tudo mundo dizendo  assim: 

Aqui eu não  jogo mas eu ensino todos a  jogar...? Assim sempre nos repete  esta frase que  chateia a todos nós; Diz-nos ele que ensina  seus  amigos a  jogar, mas ninguém concorda com ele. Será  verdade; Ou  é  mais  um  dos  contos  e  casos  de  pescador?

Aqui cada  um  conta  uma  história  mais  cabeluda  do  que  o  outro; mas  aqui  o  importante  é  a  conversa, a  falação  e  a  troca  de  ideias, aqui contar  a  verdade  nem  sempre  é  uma  boa  opinião. Pois em  se  tratando  de  pescaria,contos e casos todos  se  dizem  mestres :
Eu  sempre  tenho  razão  assim  nos  diz  cada  um  deles? Isto  sem  falar  que  nesta  praça temos muitos senhores e cidadãos que  foram  pescadores  profissionais de  verdade,  em  seu  tempo  de  juventude. Mas em se falando de contos  e  casos  aqui da praça  todos  se  gabam  dizendo; Eu  sempre  pesquei o  peixe  mais  bonito  e  o  peixe  maior...? Será verdade ou será mentira? A  gente  é   claro,  finge  que  acredita? E o tempo  vai  passando! Assim  a  história  não  tem  fim  lá  na  praça  entre esses  jovens  e  idosos. Lá  na  praça  temos  também  o  seu  "Zezinho"  que  sempre pede  a  todos  um  trocado, um dinheiro emprestado, mas nunca paga ou devolve a ninguém ? Quer  jogar  o  carteado  mas nunca   tem  dinheiro  para   fazer  as  apostas. Assim  nos  dizem os  seus  amigos  e  os  demais  velhinhos  de  nossa  praça. Lá  também  temos  o  seu  Cesário e dizem que foi Técnico  de  futebol; De  algum  time  por  aí; Seria  mentira  ou  será  verdade? Não sei!

A  gente  acredita  em  quase  tudo, até  que  se  prove  em  contrário. Lá  na  praça  também   temos  o  seu  Salomão  falecido, "in  memoriam" homem que nos contava  as  suas  experiências  e  contava  sobre os  seus  casos da criação de  cavalos  de  raça, do qual ele  sempre  nos  falava  que  tinha um "Harras" que quer dizer; uma chácara de criação de cavalos, Salomão  era  um  descendente  de  sírios-libaneses, homem  de  negócios e que  vinha  de  uma  família  tradicional  da  cidade.  Temos ainda um  outro  velhinho  chamado  de  seu  Régis:

Ele  foi  atacado  pelo  derrame, e parte  de seu corpo  ficou  paralisado; e agora não consegue  locomover-se  bem, não  consegue  mexer  bem  com  a  suas  mãos, não  consegue  expressar-se  corretamente  em  suas  palavras. Um  dia  destes, eu perguntava  ao  seu  Régis  se  ele  cria  em  Deus; Porque em  dias  atuais,  quantas  pessoas  que  se  dizem; Ateus  OU  atoas? E  perguntei  mais; E  se ele cria  em  Cristo  Jesus ? ele  respondeu-me  e  afirmou  dizendo  que  sim; Perguntei-lhe   mais: Se  ele  tinha  a  certeza  de  que  ele iria  para  o  céu  quando  morresse? Ele  respondeu-me  de  que  não; porque  não  se  sentia  preparado  interiormente?
Daí   afirmei-lhe  o  que nos  falou  Cristo  Jesus  nos  santos  evangelhos  dizendo:

"Todo  aquele  que  crer  em  mim  será  salvo..." Assim  ele  ficou  pensativo  nestas  maravilhosas  palavras  da  bíblia; Em  seguida  li  uma  parte  da  bíblia  para  ele;
Tentando  confortar  o  seu  coração, pois  eu  via  que  a  sua  luta  interior  era grande;
Mas  Deus  em  Cristo  sempre  nos  conduz  em  triunfo.  E assim  cada  um  conta  do  que  fez  ou  do  que  fazia  e  trabalhava quando  ainda era  jovem  e  cheio  de  energia. 

O  tempo  vai   e  o  tempo  vem  e   vida   passa   e  eu   sem  ninguém....?  Nos diz a canção.
Mas, agora  deixando  os  contos  e  casos  e voltando-se  para  a  bíblia  sagrada. E a  bíblia  nos  adverte  sobre  os  cuidados  que devemos  ter  desde  cedo  com  a  nossa  vida  e  com  a  nossa  juventude. E assim por exemplo:

Fazer  um  bom  curso  profissionalizante, estudar  bem  as  matérias de  base  escolares, estudar  os  cursos  básicos  de   primeiro  e  do  segundo  grau  e  até fazer  uma Universidade ou  fazer uma  especialização  em  uma  área  do  saber  profissional. Para construir  a vida profissional, e para que  a  nossa casa  fique  fundada sobre  uma  rocha  estável, e para  não  sofrer  depois. Para  não  ter  problemas  sérios  com  a  esposa, filhos,  casa  e  parentes. Enfim, para  mais  tarde  não  ir  para  a  rua  da  amargura?


UNIÃO ESTÁVEL NO CASAMENTO – MULHER E FILHOS  OU A RUÍNA DO CASAMENTO E SOFRIMENTO

 - VIR  A  TER  UMA  VIDA RUIM NA  VELHICE; OU SER  ENTREGUE  AS  PESSOAS  QUE NÃO CUIDARÃO  DE VOCÊ E  AO "DEUS-DARÁ  DA VIDA"? E QUE NO  DIZER  DO  REI  SALOMÃO FICAR  ASSIM: 

 - SER  ENTREGUE  NA  VELHICE  AOS  CUIDADORES DE  IDOSOS CRUÉIS ...? OU
-  SER  ENTREGUE  AOS  MAUS  CUIDADORES  DE  IDOSOS.

Diz o mesmo rei  e político Salomão no seu livro dos provérbios populares :

Afaste-se dos caminhos da mulher adúltera e não te aproximes da porta de sua casa...
(Provérbios cap. 5 ) Para que teus bens ( casa, poupança, carro, chácara e filhos mal-educados)  não entrem na casa de estranhos. 2.Para que não dês aos outros a tua honra e os teus anos não sejam entregue aos cruéis... (aos cruéis funcionários... aos cruéis serviços de caridade: 
Maltratado em hospícios, sejas maltratados em asilos superlotados do governo, não sejas maltratado  pelas pensões da vida,  com solidão e desprezo etc. Sejas maltratado pelos serviços de saúde  com; ( médicos , enfermeira, psicólogos, psiquiatras etc.) Ou  serás  entregue  aos  bons  cuidadores  do  serviço  de  saúde?  Qual  será  o  nossos  futuro  do  amanhã ?

É  claro, Não  podemos  prever  isto. Não sejas maltratado pelos filhos adotivos e enteados, 
(filhos que batem e esmurram os pais, padrastos etc.) 3.E o fruto do teu trabalho não entre em casa alheia ... (muitas pessoas perdem os seus bens, casas, terras e outros bens são tomados pelos filhos mal-educados e os pais e padrastos são internados em asilos ou hospícios.
Como hoje em dia, temos ouvido essas notícias pelo jornal e Tv. sobre esse tema, violência doméstica é um dos “pratos cheio” para os repórteres policiais. 4.E digas no fim de tua vida...
(bom velhinho) como aborreci o ensino e não escutei a voz dos que me ensinavam, ou tentavam  nos advertir  sobre  o  mau  casamento. Estou  exagerando  neste  caso? Mas  acho  que  não, fica  aqui  uma  boa  advertência da  parte  da  bíblia  e  da  parte  dos  profetas  de  Deus que  estão  registrados  nos  ensinos  da  palavra  de  Deus.

OS RELACIONAMENTO DE PAIS E FILHOS NA VELHICE  - CUIDADOS DOS  FILHOS 

Honra a teu pai e a tua para que te vá bem e sejas de longa vida... assim nos diz o mandamento
divino. 



ASSIM  NOS  DIAS  ATUAIS  ACONTECE  AQUI  EM  JOINVILLE  COMO  TEM  ACONTECIDO EM  TODAS  AS   DEMAIS CIDADES DO  NOSSO  BRASIL;  TEMOS  UMA  VELHICE  ABANDONADA  E  MUITAS   VEZES MALTRATADA  POR  TODOS  NOSSOS ÓRGÃOS ESTATAIS; OU SER MALTRATADO PELOS  NOSSOS PRÓPRIOS FAMILIARES, OU PELA  NOSSA  IGREJA  E  PELO  NOSSO  PODER  PÚBLICO...?


SERMÃO DE ROÇA DO TEMPO  DE  JESUS  OU SERMÃO DO MONTE  OU  MENSAGEM  DAS  MONTANHAS  DE  CRISTO  JESUS - AS BEM-AVENTURANÇAS ( Mateus 5:1-12)

Quero  terminar   esses  meus  contos  e de minha  reflexão  sobre  este  tema; Praça  Nereu  Ramos repetindo  as  palavras  do  Mestre, como  nos  disse  Cristo Jesus  para as  pessoas  que estavam  a  sós  e  abandonadas  pelos  desertos  das  Arábias  e  o  seguiam  por  todos os  cantos; Eram  pescadores  que  o  acompanhavam, eram  roceiros, pessoas  que  trabalhavam  na  roça, eram  desempregados, eram  pessoas  de  idade  avançada,  eram  jovens  drogados e  viciados, Eram  homens  e  mulheres  doentes  de  todos  os  tipos. eram  os  lunáticos, os doentes  mentais, eram  paralíticos, Eram  pessoas  endemoninhadas, Diz-nos  a  bíblia:
Eram  pessoas  que  vinham  da  Síria de  todos os  lugares dalém  do  Rio  Jordão. E daí Cristo  senta-se  a  praia  e  começa  falando a  sua mais bela  mensagem:
Lá no  seu  bonito  sermão  das  montanhas do tempo  de roça; Cristo Jesus olhando para  os  seus  velhinhos de seu tempo e teve  compaixão deles, e  começa  a  animá-los   a  todos, e também  anima  a nós  hoje que  somos a  sua Igreja sofredora de  todos os tempos,e assim ele afirma  dizendo: Bem-aventurados  são  os  que  choram... porque  serão  consolados, Bem-aventurados  são  os  pobres  de  Espírito, Porque  deles  é  o  reino  dos  céus. Mas, Cristo  afirma  dizendo: 
Hoje  em  dia  são  Bem-aventurados  os que  conseguem  crer  e  depositam  a fé  em Cisto e em  sua  graça, esses  são  bem-aventurados  porque  serão  consolados,e para   aqueles   que   esperam   no   Senhor, Esses  renovam  as  suas  forças  a  cada  manhã; Para   aqueles  que   aceitam   a   Cristo  Jesus   pela   fé nunca  ficarão  a sós, nunca   ficarão  solitários, Pois  Cristo   nos   afirma  dizendo: Eis   que  estou  convosco   todos  os  dias  até a  consumação  dos   tempos...
LOUVADO   SEJA   DEUS   QUE  EM  CRISTO  SEMPRE   NOS  CONDUZ  EM  TRIUNFO
pr. Alfonso  Czaplinski

AUXILIO  BIBLIOGRÁFICO

1) Bíblia  Sagrada - Textos  do Evangelista  Mateus (Mt.5:1-12) As Bem-aventuranças de Cristo no seu belo sermão do Monte. E os mau aventurados de hoje e muitos cidadãos comuns e Idosos que estão atualmente na rua da amargura. E Salmo 71 - Parte em a oração do Idoso. E o Livro de provérbios do rei  e político Salomão em (Prov. 5:4-20) E Textos de Lucas Evangelista - no abandono das pessoas Idosas e demais cidadãos do povo nas sociedades organizadas no tempo de Cristo e no tempo do domínio das forças romanas de paz em toda a palestina. ( Luc.16:1-20) Na parábola de rico que se vestia de linho finíssimo, símbolo de nossa elite política, nossa elite industrial, nossa elite comercial, nossa elite de vigilância sanitária e de saúde e nossa elite religiosa atual que está abastada e passa de largo dos pobres,doentes e mendigos de nossa cidade. E que na contramão está  o pobre mendigo Lázaro que estava enfermo e abandonado pelos órgãos estatais e principalmente pelos órgãos da Igreja. E todos os gestores públicos e religiosos acham tudo isso muito normal. E dizem eles para si mesmo: É  da vontade de Deus que tudo isso aconteça assim? Será mesmo...? É uma boa desculpa para não se fazer nada para ajudar aos outros e aos que sofrem.
2) Parte da letra e canção de Roberto e Erasmo Carlos em - É preciso saber Viver....

3) Na citação de leis de Mobilidade e  gratuidade Urbana nos Ônibus coletivos Municipais e Intermunicipais nas cidades do Brasil. Fonte Internet  2012
4) Pesquisas, Estudos e comparações em blogs da Internet 2012 - Sobre  temas e assuntos que comentam sobre esse tema tão relevante que é o idoso e os seus desafios, problemas enfrentados nas cidades grandes e em todos as demais cidades de nosso Brasil em nosso século. É uma população que hoje está beirando aos 20 milhões de pessoas, dentro em breve poderão ir para a rua da amargura se os nossos governantes não abrirem os olhos para gerir e equacionar esse grande contingente de seres humanos que poderão ser excluídos da sociedade moderna.
5) Textos  de reportagem "in loco" com as pessoas que convivem hoje com os idosos nas praças; Citamos aqui a famosa Praça Nereu Ramos em Joinville, a Associação dos Idosos do Palmeirinha, O Clube de Idosos da Igreja do Evangelho Quadrangular cito a rua Senhorinha Soares, o Clube de Idosos da Igreja Luterana na Igreja da Paz. E comentários avulsos e relatórios verbais de pessoas,tais como o tio Penha da Praça Nereu Ramos e e outros. 

Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA

A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste. No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor; Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus.  O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais I grejas   da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim.  2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu