Pular para o conteúdo principal

REFORMA DAS IGREJAS - CORRUPÇÃO E DIAKONIA


Conforme temos ouvido pelos noticiários da mídia em geral. E muito se tem falado sobre a  grande corrupção em todos os níveis e em todos órgãos governamentais do nosso Brasil. Mas gostaríamos de fazer uma pergunta comum a nós mesmos e ao nosso povo em geral; Por acaso no passado foi melhor? Ou somente agora a corrupção atingiu o nosso país em cheio, e nem sempre foi assim? Está claro que sim, sempre houve corrupção em nosso país. Mas uma coisa é certa, nunca em nosso Brasil se prendeu por corrupção um chefe de polícia, um vereador do povo, um deputado estadual, um deputado federal, ou um senador ou até um presidente da república como se faz hoje em dia. Essas autoridades políticas,e essas pessoas eram comumente 'endeusadas', e nada se podia falar contra eles, sob pena de ser preso imediatamente. Eles eram os intocáveis.Pois eles representavam a nossa autoridade maior, e eles eram tidos como bons exemplos do povo. E eles tinham todo o 'forro privilegiado' na função e no desempenho de seu cargo. Mas hoje em dia parece que as coisas mudaram, e ninguém mais confia em ninguém. E está certo como nos diz a bíblia; Todos pecaram e todos e todos se corromperam, e todos carecem do perdão divino, e de sua graça. Mas Graças a Deus! Que os tempos mudaram, espero que para melhor.  

E em se falando de corrupção de governo, também temos a corrupção em todos os níveis, e em todos os órgãos governamentais e privados, e em todos os níveis do saber humano. Quer seja nas empresas, nas artes, nas ciências, nos bancos e no meio financeiro, na medicina, nos esportes, na agricultura, na alimentação etc. E até nas religiões e dentro de nossas Igrejas de todos os credos e confissões cristãs, não escapa ninguém. Se formos confrontados na Luz de Cristo, iremos descobrir milhares de corruptos dentro de nossas igrejas, e iremos descobrir milhares de males e pecados que permeiam as  estrituras das nossas Igrejas. E assim está certo o apóstolo do amor que nos diz: 

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Mas
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. (I João 1:7-8)
                                                           

1.O VIRUS DA CORRUPÇÃO ATINGE TODA SOCIEDADE 

E Cristo começa a sua  primeira parábola dizendo:

1.Jesus disse aos seus discípulos: O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.

2 Então ele o chamou e lhe perguntou: “Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador”.

3 O administrador disse a si mesmo: “Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar... (Luc. 16:1-3)
Mas antes que partirmos para a explicação desse texto; Gostaríamos de explicar sobre o que fazia um Administrador, um 'Oikonomo', ou um 'Ekonomo',um Contador ou um 'Diákono' nos tempos antigos. Que a parábola vai nos falar e nos ensinar as lições de um grande fazendeiro, o dono de muitas terras, ou um grande Administrador do campo, e das cidades que estava roubando o seu povo e o seu grande Senhor.


Origem da palavra Administrador - do grego antigo vem da raiz de "Oikonomo" ou Ekonomo - Diákono etc. E quer dizer 'Administrador' ou 'Economista', era aquela pessoa que administrava, o dinheiro e os bens da grande casa, ou aquele que dirigia a casa, e neste sentido está ligado a explicação para a Igreja dos tempos antigos. Pois foi assim que ensinaram os primeiros apóstolos, e com a palavra - Diákono ou diakonia - E que vai completar o sentido para a igreja até os dias da modernidade, isto é, diákono, é aquele irmão que serve as mesas. Este é o seu significado até os dias de hoje, e diákono seria o amigo garçom dos restaurantes que inicialmente servia apenas os ricos, mas no começo da igreja do primeiro século, os diáconos começaram a servir a mesas dos pobres. Conforme lemos no livro dos Atos dos apostolo da igreja do primeiro século, em (Atos 6:1-5) Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas". E assim este é o seu significado original, 'diácono' é aquela pessoa que serve as mesas, e nos serve o pão, a comida e a bebida etc. E por isso que Paulo falar aos cristãos da Galácia que o reino dos céus não é feito de comida e nem bebida; mas de paz, de alegria no Espírito Santo. E assim ele vai nos dizer mais:



Ora os frutos da carne são a inveja; embriaguez, glutonarias, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.( Gal.5:21)  

2. CORRUPÇÃO DA DIACONIA  NO ALBERGUE  DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO  
E ainda mais, esse texto do apóstolo Paulo nos adverte dizendo que o 'diákono' que serve as mesas, ou aquele que ajuda aos pobres na distribuição dos alimentos, ou na distribuição da 'sopa dos pobres', ou das cestas básicas, deve ter o domínio próprio, e nós mesmos devemos ter esse domínio próprio na hora da comida e na hora da bebida. E assim o diákono ou o garçom de profissão que serve nos restaurantes de luxo e beleza de dias atuais, deve se cuidar ainda mais para não cair nas ciladas do diabo, isto é, na "bebedeira' e na 'glutonaria' e na corrupção etc; E assim o 'diácono' deve manter-se incorruptível, para também não cair na corrupção, assim como o administrador,e o ecônomo dessa grande casa, ou das casas menores que simboliza hoje em dia, a comunidade ou a igreja de Cristo, que é ensinada nessa parábola que Cristo vai nos contar. E assim essa é a grande missão dos amigos de Cristo que são os diáconos, os presbíteros e os pastores do povo em geral. 

Mas os maus administradores da Igreja e da Política - Os maus pastores, maus presbíteros, maus diáconos, maus membros da igreja etc.) Com certeza surgirão pelo mundo afora em todos os tempos. E agirão conforme o seu interesse e irão enganar a muitos. E no caso aqui da parábola, irão perdoar a dívida conforme lhes convier. E aqui na parábola de Cristo vemos que o mau administrador perdoou a dívida conforme ele confiava na pessoa e quando prezava o seu amigo. Ao que mais confiava no amigo, mais perdoava a dívida do seu patrão. E vemos que o administrador a um perdoou até (50%) cinquenta por cento da dívida, e ao outro amigo perdoou vinte por cento (20%) 

E o administrador disse ao primeiro devedor; Quanto deves ao meu patrão? E ele lhe disse:



1)Devo 100 cem barris de azeite - Senta depressa e escreva 50 barris de azeite.



E aos segundo disse: Quanto deves ao meu patrão? Ele lhe disse: 



2) Devo 100 sacos de trigo - Senta depressa e escreve; 80 sacos de trigo. 


O caso da corrupção atinge atinge o casal de idosos Ananias e Safira. Eles enganam a igreja - São  e denunciados e punidos em público - Igreja fica sobrecarregada de idosos. Impõe-se o limite de 60 anos de idade. O limite para receber apoio da Igreja.



No capítulo cinco dos Atos dos apóstolos (Atos 5:1-11) Nos diz o texto que Ananias e sua mulher Safira queriam enganar o serviço de diaconia da Igreja, e conseguiram enganar. E não temos tempo de explicar isso agora. Mas Paulo escreve ao pastor Timóteo e a Igreja aos Éfesos em (I Tim. 5:3-16) Como o jovem pastor deveria proceder na Igreja com os necessitados e em especial com as viúvas pobres. E assim ele diz mais: Pensão no Albergue da Igreja, somente para maiores de sessenta anos de idade.


"Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido,e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra. Não inclua nessa lista as viúvas mais jovens, pois, quando os seus desejos sensuais superam a sua dedicação a Cristo, querem se casar. Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliada. (I Tim. 5:1-16)

E assim lá nessa Pensão dos Albergados havia muita gente que fazia isso. E muitos não queriam pagar mensalidade, e muitos não necessitavam dessa ajuda, e ainda outros engavam o servição da diaconia da Igreja. E esse foi o caso de Ananias e Safira um casal de idosos que enganou a comunidade, e foram descobertos pelo apóstolo Pedro e foram punidos em público. E não resistiram a denúncia e morreram infartados na frente da comunidade. E muitos vendiam as propriedades e depositavam nos cofres da Igreja para sustento dos pobres albergados. E ainda muitos que vendiam a sua propriedade, e retinham o dinheiro, e guardavam o dinheiro para si, e assim enganavam a igreja, e iam morar na Pensão da Igreja, e a Igreja deveria arcar com toda a despesa dessa pessoa até o fim de sua vida. 

Esse era um tipo parecido com a Aposentadoria para a vida, conforme temos hoje em dia com o nossa aposentadoria do INSS. Isto é, quem contribuir com 35 anos de trabalho tem a sua aposentadoria garantida por lei. Mas nós vemos que temos muita corrupção nesse nosso INSS que dizem estar falindo. E os nossos políticos, e muitos funcionários públicos que burlam a lei e enganam a todo mundo, ainda se aposentam com R$ 5.000,00 ou até R$ 200.000,00 mensal e mais, e nunca trabalharam e nem contribuíram com o INSS. 

E recentemente todos os idosos e aposentados do país ficamos apavorados, quando ouvimos o governo Temer falando aos quatro cantos do mundo que a nossa Previdência Social iria quebrar. Mas por que foi a nossa pergunta: E com tempo e muita investigação a resposta veio naturalmente. Porque a corrupção das empresas multinacionais, das empresas nacionais, dos bancos etc., foram "desonerados" de suas dívidas com a União. Isto é, os nossos nobres deputados resolveram perdoar todas as dívidas de impostos dos grandes grupos empresarias do país. E em especial as dívidas que eles tinham junto ao nosso INSS, e com a Previdência Social. E assim os nossos deputados, os representantes diretos do povo, mais uma vez dão o mau exemplo perante a sociedade que os elegeu. E a corrupção corre as soltas em nosso meio político. 

3.   IGREJA  MODERNA ENTRA  NA VENDA DAS INDULGÊNCIAS E DA BÊNÇÃO.


 estudo da bíblia e a salvação pela fe em Cristo Jesus          

Foi durante a idade média a igreja tornou-se taõ poderosa politicamente e comandava as nações. E temos uma igreja que começa a "vender a salvação" através das indulgências e dos indultos papais. Começam as vendas das chamadas "Indulgências", que são uma multa que era paga a igreja pelos pecados que eram cometidos pelo povo em geral. É a igreja da cobrança das multas.E que tornou-se em uma industria de multas. Uma multa que era cobrado pelos pecados que eram cometidos pelos seus fiéis para receberem a salvação e entrada no céu. Agora a salvação foi invertida, não é mais pela fé e sim pelo pagamento e pelo dinheiro e dólares. Eram dízimos, ofertas, doações, multas, e mais multas cobradas de seu povo em geral. 

Mas o mesmo lema da mesma ladainha de sempre. Os nossos pastores, e nós mesmos em dias modernos cometemos os mesmos pecados e erros da Igreja católico romana da idade média. As nossas Igrejas Evangélicas e protestantes, e pentecostais da modernidade caíram nos mesmos pecados. Hoje em dia, nós evangélicos somos iguais a eles e em "alguns dos casos somos até piores do os católicos". E agora ? Nós protestantes e Evangélicos que tanto criticávamos a Igreja Católico Romana? E dizíamos de boca cheia que nossa igreja era melhor ? E que nós mesmos éramos santos? O que vamos vamos fazer agora.? Vamos nos arrepender de nossos erros, pecados e vamos pedir o perdão a Deus em Cristo, e rogar a Cristo que nos perdoe os pecados e nos mostre o novo caminho, o caminho de uma nova "reforma interna" dentro de nós mesmos, isto é, a começar dentro do nosso coração. Fazer uma reforma estrutural apenas, não resolve o caso. O pecado está dentro do nosso coração.

Mas o papado exibe poder e ostentação, também surgem os seus profetas, reis e políticos que o desafiam: No dia 31 de outubro de 1517, diante da venda das indulgências por João Tetzel, Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg as suas Noventa e Cinco Teses, a maneira usual de convidar-se uma comunidade acadêmica para debater algum assunto. Logo, uma cópia das teses chegou às mãos do arcebispo, que as enviou a Roma. No ano seguinte, Lutero foi convocado para ir a Roma a fim de responder à acusação de heresia. Recusando-se a ir, foi entrevistado pelo cardeal Cajetano e manteve as suas posições. Em 1519, Lutero participou de um debate em Leipzig com o dominicano João Eck, no qual defendeu o pre reformador João Huss e afirmou que os concílios e os papas podiam errar. E os nossos reformadores também erraram e muito. Então por que os nossos concílios de dias atuais não podem mais concertar o que está errado? E fazer uma outra reforma dentro de nossas igrejas? A nova reforma do século vinte e um. ? Pensemos nisso meus irmãos.

CONCLUSÃO  E ARREPENDIMENTO  

Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA

A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste. No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor; Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus.  O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais I grejas   da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim.  2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu