Pular para o conteúdo principal

DEUS - SENHOR DE TUDO

"Homem conhece-te a ti mesmo,e conhecerás melhor o universo, os deuses e o verdadeiro Deus de todo o universo..."  Adaptado Tales de Mileto

Disse Jesus Cristo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.

E Deus falou todas estas palavras:
"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. 

Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu o Senhor o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos. Texto sagrado extraído o livro de Êxodo (Ex. 20:1-6)

O deus que se tornou em demônio ou satanás. E um homem Jesus Cristo que se tornou o verdadeiro Deus.


Desde o lançamento do livro "Eram deuses os Astronautas"? É um livro escrito em 1968 pelo suíço Erich von Däniken, em que o autor teoriza a possibilidade das antigas civilizações extraterrestres serem resultados de alienígenas, que para as épocas relatadas teriam se deslocado desde a vastidão do nosso universo para nos visitar ou para nos ajudar. Essas civilizações são chamada de extraterrestres ou seres alienígenas que constantemente vem nos visitar. 

Seguindo nessa linha de pensamento. Apocalipse dos extraterrestres - Pesquisas espaciais feito pela ciência em nossos dias.

                                            Abaixo imagem dos deuses caídos na terra
                                        Resultado de imagem para imagem dos deuses caídos
E segundo David Parcerissa um arqueólogo e paleontólogo e especialista em divindades sumérias e babilônicas. Tenta decifrar para nós esses enigmas do passado. E segundo o mesmo autor nós temos pelo menos sete raças alienígenas, ou civilizações extraterrestres que nos visitam constantemente, e que são chamados de OVnis ou UFOS etc., e são chamados pela ciência de; Objetos Voadores não identificados. 

E ainda segundo o mesmo autor esses seres alienígenas eram chamados de ANUNNAKIS ; ou aqueles deuses que desceram dos céus, aqueles deuses que caíram dos céus e foram derrubados para a terra e vieram e caíram na terra como um raio. E ainda segundo os nossos cientistas esses seres e esses deuses se escondem de nós, quando tentamos entrar em contato com eles. Por exemplo,quando tentamos nos comunicar pelos mais potentes e avançados telescópios  de escuta e rastreamento que a Nasa tem, os ETs. interceptam e bloqueiam todo o contato conosco, e ainda tentam obstruir a nossa visão de suas naves e  a origem de seus planetas. 

 A Nasa uma empresa norte americana de pesquisas, e chamada de pesquisas aeroespaciais. E que estuda e sonda os céus, pesquisa os altos céus, o céu visível, o céu invisível, o céu profundo, faz mapeamento, envia sondas aos planetas do nosso sistema solar. E ainda envia missões tripuladas com experiências dos seres humanos dentro de cápsulas de pesquisa, ou foguetes tripulados etc

I. NÃO TERÁS OUTROS DEUSES

Em todos os tempos a humanidade sempre quis fabricar os seus próprios deuses. A nossa ciência fabrica o seu deus. Os nossos políticos tem os seus deuses. As nossas religiões tem os seus deuses. E cada um de nós quer ter o seu próprio deus. A humanidade está inebriada pela sua própria loucura, e querem achar a sua própria salvação,e vão a loucura na busca dos deuses que os favoreçam imediatamente a sua vida.

E assim foi e assim será em todos os tempos. E o povo de Israel também teve o seus momentos de loucura e de busca dos seus deuses durante toda a sua trajetória da salvação. E assim Deus sempre envia os seus profetas, os seus sábios, os doutores, os seus pastores, os seus cientistas para nos advertir do grande erro,e grande pecado da humanidade que está louca e inebriada pela sua insensatez. E o profeta Isaías vai falar isso com mais detalhes ao seu povo, o povo escolhido de Deus, o Israel de Deus.

E no livro segunda parte de Isaías II no capítulos 44 -48, o profeta começa a relatar  os acontecimentos e as experiências do povo de Israel na babilônia com outros deuses. E o profeta vai falar sobre o poder do grande Deus, o Deus de todos os deuses. E na babilônia podemos destacar os grandes deuses babilônicos,o deus Marduk, o deus Bel, o deus Nebo, e depois a grande estátua do deus rei político chamado de Nabucodonosor etc.

Quando lemos a nossa bíblia e olhamos povo de Israel que foi levado cativo para a babilônia aproximadamente no ano de 580 AC. E serão tempos de choro e tribulações para o povo de Israel; e eles irão retornar 100 anos depois, aproximadamente nos anos 480 AC. Eles começaram a pensar diferentemente, e os judeus que eram considerados um povo Monoteísta passou a venerar outros deuses de outras nações e começou a confusão na cabeça deles. E Isaías II, segundo profeta que estava na babilônia e assistiu a tudo isso assim procurava advertir o povo de Israel sobre a loucura do povo em adorar esses falsos deuses babilônicos; E a loucura dos artesãos e fabricadores de ídolos para comercializar:

"Todos os que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor. As suas testemunhas nada veem e nada sabem,
para que sejam envergonhados.

Quem é que modela um deus e funde uma imagem, que de nada lhe serve?"
 O ferreiro apanha uma ferramenta e trabalha com ela nas brasas; modela um ídolo com martelos, forja-o com a força do braço. Ele sente fome e perde a força; passa sede e desfalece. 
Isaías (44: 9-10)
O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço com um traçador; ele o modela toscamente com formões e o marca com compassos. Ele o faz na forma de homem, de um homem em toda a sua beleza, para que habite num santuário. Isaías (44:12-13)
"Não terás outros deuses diante de mim, não farás para ti imagens de escultura, não as adorarás e nem as servirás, porque eu sou o Deus zeloso que visito a maldade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e me desprezam. Conforme nos escreve Moisés no livro do Êxodo. Em (Ex.20: 3-6)

II. DEUS E AS RELIGIÕES                                                                   
                       
Mas a nossa sociedade moderna, assim como aconteceu no passado com o povo judeu, parece que não quer mais ouvir falar sobre um Deus fraco que morre em uma cruz. E hoje em dia, todos querem uma solução imediata para todos os problemas financeiros e sociais.E assim a humanidade desejaria um Deus mais forte. Para muitos Jesus Cristo é um Deus, que não está nem aí para o seu povo.Porque não nos tira imediatamente do atoleiro humano em que estamos metidos, em nossos problemas e pecados de toda ordem. 

Mas mesmo assim, todos nós continuamos afirmando que ele é o Senhor e pode resolver todos os nossos problemas a toque de mágica. Mas a experiência da vida nos ensina outra pedagogia, a pedagogia de cruz, que as coisas não funcionam assim a toque de mágicas. Ou como em nossos dias nos ensina o grande ilusionista chamado David Cooperfield,e outros mágicos que sempre aparecem por aí, e afirmam que tudo se resolve imediatamente, de um modo mágico. 

Assim nos ensinam muitos líderes religiosos mágicos do presente, mas as coisas não são assim, e não se pode resolver todos os nossos problemas pela magia,sejam problemas políticos, sociais, trabalhistas, de saúde, alimentação, educação etc.; Nisso todos nós cremos, e não há duvida nisso. Mas parece que a questão é outra.

Em dias atuais nunca se falou tanto sobre Deus e sua ação milagrosa em nossa vida. Mas o coração humano continua vazio e  continua procurando algo que não se pode encontrar. Há um vazio dentro da humanidade, é como se dentro de nós existisse um "buraco negro", dentro do nosso coração. E o nosso Deus toma conta de nossa sociedade e das pessoas em geral,das civilizações extraterrestres, e dos anjos etc.

E Jesus nos advertiu dizendo, "sem mim nada podeis fazer", e disse mais, crede em Deus mas crede também em mim. 

Ouvimos falar tanto sobre Deus e sobre Jesus Cristo, sobre o Espírito divino, e sobre a trindade divina. Mas parece que tudo cai no vazio de palavras, sua mensagem se assemelha ao se escrever na areia, vem a maré e apaga tudo. Deus verdadeiro não é assim, a cada dia continuamos mais descrentes da nossa fé, e com pensamento dobre, cheio de dúvidas. isto é,nossa geração é uma geração má e adúltera, e temos uma grande lacuna em nossa mente, dúvidas no ar, e um grande vazio que se instalou no coração humano em nossa era.

Mas todos nós temos medo de sermos enganados mais uma vez pelo Messias desconhecido, seja ele religioso ou seja ele político social, que aparece e logo desaparece, e em seguida nos deixa apenas promessas no ar, e nada se cumpre. Mas Cristo é o mesmo, ontem hoje e o será eternamente. 

Mas a maioria das nossas igrejas ignoram falar sobre a distinção entre deuses e o verdadeiro Deus, pois acham tudo isso muito temerário. E todas as religiões ignoram o gemido das pessoas, igrejas ignoram falar sobre esse tema "Deus", e deuses seu ofício, seu tempo de reinado, sua majestade transitória etc.

Pois parece que tudo acontece conosco e com os nossos deuses que foram criados pela mão humana. E outros deuses que foram criados em nossa mente, e se instalaram lá, e lá ficaram nos perturbando em nossa alma. E nos santos evangelhos Cristo veio para nos libertar desses "deuses maus",desses maus espíritos que possuem a grande parte da humanidade,e são chamadas de "possessões demoníacas", que nos fazem mal.

III. DEUS DA BÍBLIA

A bíblia nos apresenta um "Deus real", Deus que nos criou e que cuida de nós. Que nos visita todos os dias, que está sempre no meio de nós. Que caminha conosco. A bíblia chama de pastor, e Jesus Cristo é o nosso grande Pastor de nossas almas. E assim Jesus Cristo nos falou; Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 


Mas muitas religiões pregam mensagens farisaicas para nos enganar, como aconteceu no passado, no  tempo de Jesus. E ele sempre repreendia os sacerdotes, os escribas, os teólogos e interpretes da lei de Moisés e dos profetas, que sempre enganavam o seu povo? Os sacerdotes pregavam e ensinam uma mensagem vazia e sem sentido sobre Deus. No que levou Jesus Cristo adverti-los com grandes "ais" de condenação, dizendo "ai de vos escribas e fariseus" pelo seu desleixo, pela sua mentira que era pregada para as populações da Igreja do V/T. Que é descrito no livro de Mateus. 

"Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: 'Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento'.

Cegos insensatos! Que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?

Vocês também dizem: 'Se alguém jurar pelo altar, isto nada significa; mas, se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, está obrigado por seu juramento'.

Cegos! Que é mais importante: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? (Mt.23:16-19)
  

Jesus respondeu: "Cuidado, que ninguém os engane.
Pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo!' e enganarão a muitos.
Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. (Mt.24:4-6)


Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: " 'Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras
ensinadas por homens'.

Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens". (Mc. 7:6-8)


E muito mais, essas questões que as nossas religiões e igrejas da atualidade não falam e não respondem essas perguntas sérias, as igrejas fecharam essa questão em sua dogmática de doutrinas vazia e oca por dentro, e não discutem esse tema de jeito nenhum. E muito menos as nossas religiões e igrejas gostariam de reconhecer seus erros, de pedir perdão ao povo,e dizer ao seu povo, a sua igreja que eles erraram no passado, e que essas interpretações e essas doutrinas que foram por eles elaboradas estão erradas e vencidas, e exprimem apenas o pensamento humano e não possuem nada de doutrina divina. 

E não tem nada de divino, em sua doutrina dogmática, em sua ortodoxia, e poderiam falar que seus catecismos estão errados, estão vencidos, ou foram mal interpretados, com más intenções, somente para iludir as pessoas. Que foram feitos no passado, na antiguidade, não possuem mais valor nos dias de hoje? E que em nossos dias precisamos de uma reforma séria da igreja. Mas nós continuamos iludidos e nos iludindo e afirmando essas velhas doutrinas.

E dizemos que esses homens do passado eram infalíveis, suas doutrinas eram retas, eram doutrinas que vieram dos apóstolos,e que também eram infalíveis. E dizemos mais que os reformadores também foram infalíveis. E que os nossos líderes religiosos eram infalíveis. Então a questão da doutrina, dos catecismos foi fechada na idade média e nunca mais se abriu um novo concílio para tratar desses assuntos tão sérios e tão relevante para a sociedade e para a igreja dos nossos dias. 

É uma pena pensar assim e não querer mudar, pois os nossos seres falíveis do passado e do presente erram sempre, todos somos pecadores, e sujeitos a pecados, mas esses religiosos do passado se tornaram em seres imortais com seus erros. Mas o erro da velhas ortodoxias está estampado na vida e na história da igreja, e precisa ser refeito.Os seus erros podem ser vistos em tudo, na escrita, no testemunho, e na vida desses grandes homens do passado. 


Pois os pecados e erros humanos são coisas que bíblia não esconde de nós, a bíblia não esconde os erros humanos. E pelo contrário, os erros dos profetas são denunciados, os erros e pecados dos sacerdotes também, os erros e pecados dos primeiros apóstolos foram denunciados na bíblia, a contra gosto deles, e isso é normal na bíblia.E o Senhor manda relatar os testemunho e condenar os nossos pecados.Mas para os nossos líderes de hoje, e do passado, esses dogmas  sempre estão certos,simplesmente não aceitam e ignoram os seus pecados e todos os erros humanos. 

IV. O DEUS DA CIÊNCIA 

A ciência por outro lado nos apresenta um "deus da ciência", que tem um tempo de reinado no universo. E assim nos dizem os cientistas:

E assim como acontece com as eleições humanas aqui na terra para presidente  da república. Muito barulho, festas,comícios e muitas promessas na TVs. etc; Mas terminada a eleição,os nossos deuses da política e da liderança, somem, desaparecem, e não se ouve mais falar deles.O seu projeto de ajuda para o povo fica apenas nas promessas.

Foi isso que aconteceu com a eleição de vários deuses do universo? E perguntamos mais, quais são os territórios do domínio desse deus? E sinceramente, como o Senhor Deus é de fato? E como ele age de verdade? É verdade tudo isso que as nossas religiões e igrejas estão falando sobre deuses e sobre o verdadeiro Deus?

Afinal, o que significa de fato ser um "deus", qual é o seu real ofício, o que ele faz em nosso planeta ou em nosso universo, e como ele trabalha dentro de nós? E de onde vem essa palavra, de onde vem esse ser? Que ora nos assusta, ora nos orienta, e ora nos mete medo. E como esse Deus se tornou o maioral em nosso planeta, e em todo universo? E outra coisa, esse cargo e ofício de Deus é transitório ou é perene? Ele poderá ser substituído por um outro Deus? 

E dizemos que ele está em toda a nossa galáxia, a chamada de Via Láctea, mas ele também está em outras galáxias do universo? E acrescentam os cientistas dizendo em seu comentário; Nós não podemos confiar em tudo no que dizem as nossas igrejas, e nossas velhas ortodoxias sobre Deus e sua existência? Mas, e nós podemos confiar na investigação de nossa ciência, e que verdades ela nos fala sobre esse ser maravilhoso ser chamado Deus? E como ele dirige todos todo o universo? Queremos falar sempre mais e mais sobre esses assuntos tão atuais e tão desafiadores para a nossa geração. Deus o grande Ser, o Eu sou o que Sou!

Dizem os gnósticos que o ofício de deus tem um prazo definido no universo, e ele poderá ser substituído por um outro ser, por um outro Deus de tempo em tempo, ou de eternidade em eternidade? E continuam dizendo mais os nossos gnósticos que esse Deus que está reinando no universo, tem um prazo de um trilhão e duzentos bilhões de anos luz para reinar. E depois de vencido esse prazo que ele tem, será eleito outro deus para ser colocado em seu ofício divino, como deus da terra, deus do sistema solar, e deus da galáxia, deus das galáxias, e Deus de todos os deuses etc. Aquele que é, aquele que era, e aquele que será para todo sempre.

E ou seja, será colocado outro grande ser Deus em seu lugar. E então esse novo ser irá provar com fogo toda a obra do  ser anterior e seu trabalho, e tudo o que permanecer e resistir ao fogo da provação permanecerá até o fim.Assim nos dizem os cientista e gnósticos que estudam a face de Deus.  E o rei Davi nos canta assim em seu salmo exclamando:

Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. ( Sal.95:3)

Mas a bíblia nos fala afirma uma coisa muito especial sobre esse verdadeiro Deus e Senhor de todo o universo. Assim nos escreveram os nossos cronistas do passado e os profetas, os evangelhos etc., todos nos afirmam, que Deus existe, e que ele é o Deus de todos os outros deuses que se levantam na terra e no céu. 

E o profeta Isaías vem ao seu povo no passado, e vem  nos falar nos momentos mais difíceis dizendo: 

"A minha glória não a darei aos outros deuses"..." E continua o mesmo profeta Isaías. 

Eles responderam: "Um homem veio ao nosso encontro e nos disse: 'Voltem ao rei que os enviou e digam-lhe: Assim diz o Senhor: "Acaso não há Deus em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá!" (II reis 1:6)

"Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Quem então é como eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de mim o que aconteceu desde que estabeleci meu antigo povo e o que ainda está para vir; que todos eles predigam as coisas futuras e o que irá acontecer. (Is. 44:6-7)
Assim exclama o profeta Isaías perante o perante o povo de Israel, que estavam em um tempo difícil em que Israel estava coxeando entre vários deuses. E estavam fazendo as imagens de escultura e fundiam os novos deuses. Assim como está fazendo a nossa sociedade em dias atuais. Temos os deuses dos esportes, os deuses do cinema, os deuses das artes, os deuses da ciência, os deuses das empresas, os deuses dos bancos etc.

Essa era a loucura do momento de Israel por novos deuses, e nesse mesmo tempo do profeta Isaías. Foi o tempo de exílio, um tempo que Israel estava nas terras de Babilônia antiga, tinha abandonado o seu Deus verdadeiro. E a maioria das pessoas estavam ansiosos em conhecer outros deuses do passado. E por isso, assim vem a mensagem de advertência profética de Isaías ao seu povo para adverti-los.

E dizem os nossos teólogo que o nosso Deus é onisciente, ele sabe tudo, ele é onipresente, isto é, está ao mesmo tempo de todos os lugares, e ele também é onipotente, isto é, ele pode fazer todas as coisas etc. 

IV.DEUSES HUMANOS?DEVEMOS GLORIFICAR  SOMENTE A DEUS

Jesus lhes respondeu: "Não está escrito na Lei de vocês: 'Eu disse: Vocês são deuses'? João 10:34

Deus e os "deuses", vós sois deuses disse Jesus Cristo, quando se referia ao nosso poder, e ao nosso ego que ainda não foi explorado o suficiente. Dizem os nossos cientistas que nós não estamos usando nem 3%  da capacidade do nosso cérebro, ou seja, não estamos usando nem 3% de nossa capacidade. 


Vejamos o que fizeram os nossos deuses da liderança da política; Os faraós do velho Egito eram considerados divinos. Os reis de babilônia também se consideravam divinos. E os Césares  de Roma também se consideravam divinos.

E o rei Herodes se considerava um deus e foi  ferido mortalmente.
"Ele estava cheio de ira contra o povo de Tiro e Sidom; contudo, eles haviam se reunido e procuravam ter uma audiência com ele. Tendo conseguido o apoio de Blasto, homem de confiança do rei, pediram paz, porque dependiam das terras do rei para obter alimento.

No dia marcado, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo. Eles começaram a gritar: "É voz de deus, e não de homem".

Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.

Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se.
  (Atos 12:19-24)

E as pessoas em dias atuais continuam fabricando os seus próprios deuses de todos os tipos e de todos os gostos. Mas temos um só Deus que é único e verdadeiro. 

Temos os deuses dos esportes, os deuses do cinema, os deuses das artes, os deuses da ciência, os deuses das empresas, os deuses dos bancos etc.

E Jesus Cristo nos advertiu dizendo: Sem mim nada podeis fazer. Eu o Pai somos um. Somos um só Deus, uma só vontade, e nós concordamos com tudo o que é bom, honesto, verdadeiro.

V. O  DEUS VERDADEIRO  EM JESUS CRISTO  

A Pedagogia da Cruz de Cristo 

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte,


e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.   (Filipenses 2:5-11)

Que tipo de "cruz " se encaixa em sua vida e em seu trabalho diário? Ou melhor dizendo, que tipo de cruz cada um de nós precisa para viver e sobreviver?Que tipo de cruz nos atrapalha e que tipo de cruz falta em nossa vida para alcançar a vida plena? Que tipo de cruz nos ensina e nos educa para sempre? Perguntamos mais ainda: Qual o tipo de "castigo de cruz" que nos traz a paz...? Qual é o tipo de castigo nos deixa piores ainda...? Afinal, qual tipo de castigo você precisa para ser Salvo...? A cruz de Cristo Jesus é o tipo de castigo ideal para nós, e nos traz a paz. A cruz da desobediência civil e religiosa nos traz a guerra interna.

Temos hoje em dia muitas pessoas que andam pela vida sem correção alguma e sem uma boa educação. São os chamados popularmente de atitudes de "mau educado". E citamos como exemplo a "cruz da dor de consciência" e dela muitos não conseguem libertar-se, e com essa dor de consciência eles vão até ao suicídio.


Cristo agradou a Deus quando aceitou a cruz da Obediência aos mandamentos da lei descrita nos santos evangelhos. Notamos que a maior "cruz " que faz nossa humanidade sofrer e "berrar de dor" é a cruz da desobediência aos mandamentos divinos, e a nossa dor de consciência.E daí dele zombavam e diziam: Salvou os outros e si mesmo não pode salvar-se.

 Disse-lhes Jesus: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres". (Mt.26:38-39)
Mas o cálice de cruz tem muito mistério escondido, a pedagogia de cruz tem muito a nos ensinar.O santo  cálice  de  cruz  misturado  com sangue, o sangue vertido  na  cruz  de  um  homem  obediente até  a  morte e  morte de cruz. 

E diziam-lhe mais em tom provocativo:Desça agora da cruz e creremos nele.Mas ele aguentou firme em sua cruz de obediência. Ele  disse  em  seu  momento de  agonia  como um  homem  maduro e responsável :"Meu Pai!Se possível afasta de mim esse cálice, todavia não  seja  feita  a  minha  vontade, mas seja  feita  sim  a  tua  vontade, Oh Senhor! É certo como nos diz o livro de Hebreus:

O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.
Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse:
"Tu és meu Filho; eu hoje te gerei"? E outra vez: "Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho"?

E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: "Todos os anjos de Deus o adorem".

Quanto aos anjos, ele diz: "Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes".
Mas a respeito do Filho, diz: "O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu Reino.

Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o teu  Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria".  E também diz:
"No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas. Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim".
A qual dos anjos Deus alguma vez disse: "Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés"?

Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação? (Hebreus 1: 3-14)
    CONCLUSÃO -- APLICAÇÃO DA MENSAGEM

Assim exclama o rei Davi em sua adoração ao único e verdadeiro Deus;

Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. ( Sal.95:3)

Aleluia!
Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza!

Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças,louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, (Salmo 150)

A QUESTÃO DA TRINDADE - DIVINDADE DE CRISTO
 
Os sete concílios ecumênicos aconteceram na Turquia 



Os Concílios Ecumênicos da Igreja eram convocados por ingerência do Estado visando a unidade da Igreja diziam os bispos de Roma. Com o fortalecimento da Santa Sé Romana, porém, tais reuniões passaram a ser convocadas única e exclusivamente pelo bispo de Roma. Estes Concílios principais e chamado de ecumênicos são pelo menos sete. 

1.Primeiro Concílio ecumênico na história da Igreja - Começando com o concílio de Nicéia em 325, na era da conversão do imperador Constantino (272-337) onde se discutiu a questão da trindade divina, o batismo dos heréticos, a questão dos prisioneiros e sua liberdade, e mais a questão dos livros que entrariam no cânon bíblico etc. 

2.Segundo concílio de Constantinopla 381. Foi na era do imperador Teodósio I, onde foi debatida a questão da natureza de Cristo e o arianismo. Arianismo -  era uma doutrina filosófica que não considerava Jesus Cristo como Deus e um com o Pai, é o mesmo que dizem e fazem hoje as Testemunhas de Jeová e outros grupos. 

3.Terceiro Concílio de Éfeso em 431, foi convocado pelo imperador Teodósio II, onde se discutiu a questão cristológica de Cristo, e a questão da virgem Maria se ela é divina? Também discutiu-se sobre a questão doutrinária do bispo Nestório da Igreja de Constantinopla, onde ele discutia e defendia que Cristo não seria uma pessoa única,e dizia que nele havia duas pessoas distintas. E que nele haveria uma natureza humana e outra divina, distintas uma da outra e, por consequência, negava o ensinamento tradicional que a Maria pudesse ser a "Mãe de Deus" entre outros assuntos, o que era combatido pela Igreja de Roma.

4.Quarto Concílio de Calcedônia numa cidade da Bitínia em 451,na era do imperador do oriente bizantino Marciano, na era do imperador romano Augusto no ocidente. Onde tratou-se novamente sobre a questão da divindade de Cristo, afinal, ele tinha duas naturezas, a divina e humana, ou as duas juntas. E a discussão; o modo em que a humanidade de Cristo se relaciona com a divindade. Os “monofisitas” afirmavam que Cristo tinha uma só natureza. Não houve um acordo, devido a ingerência do Estado na teologia. 


5.Quinto Concílio de Constantinopla, o segundo na cidade de Constantinopla II em 553. Onde foi discutida a controvérsia doutrinaria em torno da reencarnação defendida por alguns bispos do oriente. Onde foi lida a decisão dos 14 cânones, dos quais citamos o cânon 1. Se alguém não reconhece a única natureza ou substância (oysia) do Pai, Filho e Espírito Santo, sua única virtude e poder, uma Trindade consubstancial, uma só divindade adorada em três pessoas (hypostáseis) ou caracteres (prósôpa), seja anátema. Porque existe um só Deus e Pai, do qual procedem todas as coisas, e um só Senhor Jesus Cristo, através do qual são todas as coisas, e um só Espírito Santo, no qual estão todas as coisas.

DOUTRINA DA TRINDADE E OS SETE PRIMEIROS CONCÍLIOS DA IGREJA UNIVERSAL

As palavras do grego para definir a trindade, as palavras "prosopón, hipóstases e oisia";

Ao se dizer que o Pai é a primeira pessoa da Trindade, que o Filho é a segunda pessoa da Trindade, e que o Espírito é a terceira pessoa da Trindade, os trinitarianos apresentam que o significado da palavra "pessoa", nos dias modernos, tem uma significação bem distinta daquela do período em que foi formulado o Dogma da Santíssima Trindade nos concílios da Turquia, e foi utilizada pelos patriarcas da Igreja Primitiva, sendo diferente o uso moderno dado a palavra que hoje tem o nome pelas três "pessoas" da santíssima trindade.

a). PROSOPÓN - A palavra que provém do grego antigo e utilizada como "Prosopon" (do grego antigo πρόσωπον; plural: πρόσωπα - prosopa) que está emanado em uma única pessoa da trindade divina, apenas e prosopón no grego significa "pessoa."

O significado original da palavra foi-se alterando com o tempo, e o contexto de prosopon deve ser observado originalmente como "aparência da pessoa, aspecto exterior visível, de um ser humano, animal ou coisa", podendo ser compreendido como "rosto" ou "face" externa do que seria o ser divino, uma pessoa ou coisa, tendo contudo muito a diferençar do que seria a personalidade, a psique, o âmago da apresentação do ser, que é bem mais complexo no seio da divindade. Como J. Cabral prefere, prosopon, no contexto da Santíssima Trindade, pode ser compreendido como "três manifestações ou revelações que Deus fazia de Si ao Mundo".

b). HYPÓSTASES - O termo é utilizado para a "auto manifestação de um indivíduo" que pode ser estendido por meio de outras coisas. Como um pintor que expressa sua prosopon por meio do seu pincel.

Prosopon é a forma da pessoa no qual a hypostasis se manifesta, aparece. Toda natureza e hipóstase tem sua "face", sua prosopon. Ela concede expressão à realidade da natureza com seus poderes e características.

c) OISIA - É uma outra palavra do grego antigo que quer dizer, aparecer em pessoa, aparecer ao vivo, em "carne e osso". E assim os evangelhos os dizem que Cristo apareceu ao mundo e entrou em nosso mundo, e foi encarnado nas três pessoas da trindade, em carne e osso, em semelhança aos homens.

6. Sexto concílio de Constantinopla III -- teve duração de quase um ano, 680 a 681, que tratou do tema da divindade de Cristo vem novamente a tona e decidiu;

E isso pode parecer absurdo, mas o centro desse concílio foi a vontade de Jesus: ele tinha vontade humana ou divina? A heresia do monotelismo, que afirmava que Jesus fundia em si as duas vontades foi derrotada. Assinado pelo Papa Agatão, este concílio fortaleceu ainda mais a tradição doutrinal que vinha sendo construída desde Niceia I.

Condenação do monotelitismo, heresia defendida pelo patriarca Sérgio de Constantinopla que ensinava haver só a vontade divina em Cristo. Este Concílio ensinou que Cristo possui duas vontades e duas operações naturais, divinas e humanas, não opostas, mas cooperantes, de sorte que o Verbo feito carne quis humanamente na obediência a seu Pai tudo o que decidiu divinamente com o Pai e o Espírito Santo para a nossa salvação (DS 556´559). A vontade humana de Cristo ´segue a vontade divina, sem estar em resistência nem em oposição em relação a ela, mas antes sendo subordinada a esta vontade todo poderosa´ (DS 556; CIC 475). Conforme o site na internet da defesa apologética feita pela Igreja Católico Romana.


7.Sétimo concílio e o segundo na cidade de Nicéia II em 787 D.C. -- Seu tema - controvérsia e a condenação das imagens. A controvérsia iconoclasta, teve como uma de suas conseqüências um maior distanciamento da Itália e do império bizantino. Esse afrouxamento religioso, administrativo e político foi um dos antecedentes do cisma de 1054 entre orientais e ocidentais, entre os cristãos ortodoxos e católicos. Estudemos agora o debate da iconoclastia - ou imagens; este ocorreu numa época em que os principais artigos da fé tinham acabado de ser formulados (em 681 o monotelitismo, fora condenado; ver capítulo 10); versava sobre uma prática tradicional dos cristãos. Conforme blog da igreja católico romana. Diversas foram as resoluções nestes Concílios que se seguiram feitos pela igreja católico romana, e que não poderemos apresentar em resumo aqui, damos aqui apenas um breve resumo de alguns delas é a controvérsia das imagens vem a tona.  

E também nessa região da Turquia surgiram muitos pregadores judaizantes com suas heresias que não estavam de acordo com os santos evangelhos e com o evangelho de Paulo. Especialmente, nas grandes cidades da Turquia e igrejas que eram dominadas pelas colônias judaicas, este era o caso da igreja da Galácia. Não somente isso, mas haviam por lá outros pregadores de outras religiões do oriente, tais como a influência do Zoroastrismo, o budismo, o hinduísmo etc. E ressaltamos que hoje em dia a Turquia é dominada pelos Islamismo, e dizem que 99% da Turquia está dominada pelo Islã.

E assim a Turquia abandonou o cristianismo e sua igreja de raiz e dos ensinamentos dos apóstolos e seguiu a sua doutrina, e fez uma mistura de doutrinas  heréticas que se perdeu dentro de si mesma, conforme o aviso de Cristo nas cartas do apóstolo João no apocalipse dizendo: E Jesus Cristo diz as igrejas, cuidado, "eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei e cearei com ele...e ele comigo (Ap.3:20) essas são cartas dadas pelo apóstolo João na ilha de Patmos; e também pelas várias cartas de advertência escritas pelo apóstolo Paulo a igrejas da Ásia, a igreja de Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Laodiceia, Filadélfia, Colossenses, Gálatas etc.Mas o tempo veio provar que pouco adiantou essas advertências? Então estejamos de sobreaviso, Cristo está falando hoje conosco pelas mesmas cartas dessas igrejas. Cuidado, arrepende-te, ouça a voz de Cristo e aceite o seu convite, e abra a porta do seu coração.

E assim citamos acima resumidamente os sete concílios ecumênicos que houveram na história da igreja oriental e suas crenças que diferem muito da igreja do ocidente e não teve jeito de conciliação. Então houve a cisão e a separação da igreja do oriente e ocidente em 1054, entre a ortodoxa e igreja católico romana. E alguns dos acontecimentos que vimos pela história e o que aconteceu e o que chegou até nós nos dias de hoje. Muitos acontecimentos históricos apoiavam a afirmação de Paulo de que o evangelho da salvação vem pela fé, e não pelas obras, é o verdadeiro evangelho de Cristo:

Paulo recebeu essa mensagem do evangelho diretamente de Cristo; ela não teve origem humana. Há muitos outros que receberam também outras mensagens (não de Cristo, nem de Deus, nem do Espírito Santo) e fundaram filosofias, ciências humanas e religiões.

Os líderes e apóstolos da igreja em Jerusalém confirmaram que Paulo pregava o verdadeiro evangelho. E o mesmo Paulo veio até corrigir publicamente a Pedro por causa da hipocrisia deste diante dos  judeus e dos cristãos gentios incircuncisos.

Veremos esses relatos históricos; Paulo defendeu o seu apostolado e a mensagem do seu evangelho relembrando vários acontecimentos históricos: o seu chamado e treinamento, a sua visita aos líderes de Jerusalém entrou em choque com os demais apóstolos, e o seu conflito com Pedro quanto à condição dos gentios. Isso formará nossa proposta. Chamado e treinamento – veremos agora; Os líderes, apóstolos e bispos da igreja primitiva diante dos problemas da igreja apostólica e suas heresias. Então resolveram e reuniram-se no primeiro concílio dos apóstolos em Jerusalém – começaremos a ver agora; o conflito entre apóstolos  Pedro, Tiago e João, que queriam salvar apenas os judeus. E ficavam de fora os gentios, e daí Paulo se propõe a pregar exclusivamente aos gentios e evangelizá-los e parte para as regiões da Síria, Turquia, Europa seu campo de ação exclusivo. E depois de muito tempo trabalhando com essa igreja da Galácia, e vendo a obstinação de alguns membros do judaísmo, que queriam perverter o evangelho de Paulo e sua fé em Cristo, isso levou Paulo a exclamar em tom profético:

Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho.


O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado! 

Como já dissemos, agora repito: Se alguém anuncia a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! (Gal. 1:6-9)
             





Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA

A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste. No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor; Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus.  O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais I grejas   da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim.  2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu