Pular para o conteúdo principal

CURA INTERIOR --- PASTORES EM TRATAMENTO II


Toma cuidado de de ti mesmo e da doutrina....Paulo.
Disse Jesus; Eu sou o bom pastor...o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?" Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo".
Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". Apascenta as minhas ovelhas.
Então Jesus lhes disse: "Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: " 'Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho serão dispersas'. (Mt. 26:31), O pastor ferido?

Resultado de imagem para imagens de pastores com depressão
                                
1.Pastores feridos, tipos de ferimento e chagas -- tipo de  ferimentos sofremos hoje em dia?

Os pastores feridos da era moderna: Feridos por doenças depressivas, feridos pela hierarquia da igreja, feridos em sua vaidade humana, feridos pela calúnia da igreja, feridos pelo desprezo da igreja, feridos pela sua família e esposa nas separações etc. Como poderemos enumerar aqui  são várias formas de que nós somos feridos. E as vezes somos feridos e a nossa "chaga lateja" e nunca sara. 

São os feridos na consciência, ou feridos de alma e nunca conseguimos nos libertar, porque não conseguimos perdoar aos nossos devedores. Como bem nos advertiu Jesus Cristo. E assim perdoar aos nossos devedores é o melhor remédio para curar a nossa alma. È assim que  Deus nos liberta e sara a nossa alma pastoral. Talvez esse seja o segredo do sucesso do pastor em nossa era moderna.

E assim  vivemos em uma era que tem fome e sede de sangue e vingança. E cito aqui como foi ferido o candidato em nossos dias, como podemos ver pela mídia o esfaqueamento de  Bolsonaro que é candidato a presidência do Brasil nesse ano. E esse também é um outro tipo de ferimento no exercício da função pastoral. Mas acho que nesse caso ainda estamos livres em nosso país.  Graças a Deus.

2.A palavra pastor e seu ofício sofre mudança no decorrer dos anos
O que significava ser um "pastor" nos tempos apostólicos?
Segundo a bíblia a palavra "pastor" vem da raiz do grego antigo da palavra de "Poimenoi" e quer dizer ancião, o mais velho, o líder ou aquele que aconselha, aquele que prega, aquele que evangeliza, aquele que está na função educadora, aquele que preside e administra e educa o rebanho da igreja. É aquele homem vocacionado e chamado por Jesus Cristo para ser o pastor, e educador na palavra bíblica, na profecia etc. ou seja, aquele que educa o rebanho do Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas hoje em dia esse termo da palavra "pastor" e seu ofício mudou, e mudou muito.

O que significa o ofício de ser um pastor nos dias de hoje?

Nos dias atuais o termo da palavra "pastor" quer dizer o pastor supervisor, ou administrador de uma igreja local? Esse termo pastor teve muitas mudanças com o decorrer dos anos.E hoje em dia a palavra pastor já não tem o mesmo sentido que representava na era apostólica; que era aquele homem vocacionado que cuida das ovelhas do rebanho de Jesus Cristo.

E o sentido da palavra "pastor" já não denota o verdadeiro sentido da origem da palavra inicial dos tempos apostólicos. Hoje o termo pastor e seu ofício virou uma profissão,e um "status social". E assim hoje em dia esse termo quer dizer um homem ou um agente público que cuida dos bens móveis e imóveis do condomínio de uma igreja local ou de várias igrejas. Ou seja, aquele que "cuida das mesas", no dizer dos apóstolos no livro de Atos. Como poderemos comprovar no versículo abaixo.
Por isso os doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. (At. 6;2) " Servir as mesas...".E por que os pastores da era moderna negligenciam o ministério da palavra de Deus? Mas os apóstolos disseram; 


Não é certo "negligenciar a palavra de Deus". Ou seja os apóstolos do primeiro século se negavam terminantemente de cometer o erro de neglicenciar a palavra de Deus. Isto é, trabalhar em uma função que não seja, despertar a sua vocação inicial, no trabalho de educador, profeta, missionário etc. Para ir trabalhar em outra função ou profissão; ou seja, trabalhar em algo que não fosse o ofício inicial que aprenderam  nos três anos com o discipulado de Jesus Cristo. E Jesus advertiu os apóstolos dizendo: De graça recebeste, de graça dai... E a medida que vão indo e vão evangelizando:

Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça. Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; (Mt.10:9)

E os pastores dos dias modernos cometem muitos erros humanos, e mais esse de desviar-se do seu ofício inicial. Ou seja, hoje há essa mistura de funções nas igrejas,ou uma mistura de cargos, ofícios, dons e talentos. E os pastores que se apegam ao dinheiro e ao seu salário na igreja.E entram em conflito, e entram no cargo dos diáconos, e cuidam mais das mesas.E ou cuidam mais das finanças da sua igreja do que ministério da palavra de Deus. E assim os pastores modernos desviam-se de sua função verdadeira, e voltam-se e cuidam mais das finanças da igreja, do que da evangelização e da palavra de Deus. 
O que quer dizer "pastor político" nos dias modernos?

E ou "pastor político" aquele que dirige o povo, aquele que dirige as massas famintas e sedentas de orientação na vida, aquele que administra o nosso salário, fixa o nosso ganho mensal (salário mínimo de miséria) e ganho mensal, votam as leis, discutem as leis populares, fixam os impostos, destinam as verbas da saúde, da educação, a moradia, as leis criminais, administração das cidades etc.

E em especial no velho testamento os políticos e líderes das nações eram chamados de pastores do povo. Hoje em dia temos pastores em todas as áreas do saber humano; quer seja na política, nas ciências, nas artes,na educação,na saúde, na magistratura, no trabalho, etc.

 3. Tratamento pastoral e cura interior 

Mas hoje em dia temos muitos pastores que estão doentes, estão se sentindo solitários, abandonados, tristes, com depressão, e muitos caem em doenças, por não mais suportar a carga da igreja e a depressão financeira de sua igreja, e de sua família.

O pastor de hoje precisa ser pastoreado, precisa ser tratado, precisa ser curado; através das clínicas pastorais e dos recursos que a medicina e a ciência da saúde nos oferecem nos dias de hoje. Os serviços da medicina, da psiquiatria, da psicologia, das ciências sociais e alternativas etc.
E precisamos nos renovar, precisamos buscar do mesmo poder do Espírito que caiu sobre a igreja antiga, e sobre o apostolado do primeiro século, no tempo do Pentecostes, na chamada de "festa dos colonos", ou "festa das colheitas", festa das boas colheitas espirituais, é a festa de renovação para o pastorado das igrejas da modernidade.

Mas e no tempo de Cristo era diferente? E vamos aos fatos do passado distante e bíblico. Iremos analisar o comportamentos dos doze apóstolos e iremos descobrir os mesmos problemas daquela época que são os mesmos que nós sentimos hoje. Pois até pouco tempo atrás nós os religiosos de todos os credos, nós, nos considerávamos os super homens, os intocáveis pelas doenças.

Mas hoje parece que tudo mudou, e nunca devemos nos esquecer de que somos humanos e frágeis, sujeitos a todos os tipos de tentações, doença, e pecados como todo restante da humanidade. Devemos crer em Deus e continuar crendo nele, mas não devemos esquecer da nossa doença, que nos ataca todos os dias. E especialmente a depressão, a angustia, a ansiedade e até as síndromes de todos os tipos, inclusive a síndrome do pânico, síndrome da depressão e do suicídio, que é caracterizado o grande mal do nosso século.

É a tribulação e a grande tribulação pelo qual está passando o nosso planeta terra. Pois é isso que os santos evangelhos nos alertam para o final dos tempos viriam as doenças, traições, tentações e grandes tribulações pelo qual iremos todos passar, inclusive a igreja de Cristo que está na terra. E aqui são caracterizados como os grandes males e pecados do apocalipse, que o inimigo,o diabo, o líder mau, que nos domina, que zomba de nós, e nesse mundo, ele é o príncipe do mau, e está nos tentando e nos assaltando com todo o tipo de escândalos, males, doenças, traições, humilhações.

E ele sempre vem para provar a nossa fé, matando, roubando, destruindo, e mentindo contra nós. É a grande prova de nossa fidelidade a Jesus Cristo o nosso sumo Pastor e Salvador. E foi assim que ele disse em sua maior provação quando estava indo para a sua cruz, para nos redimir do cativeiro do pecado; Ele dizia aos seus discípulos:
Então Jesus lhes disse: "Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: " 'Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho serão dispersas'. (Mt. 26:31),

4. O pastor ferido que abandona o seu rebanho

Mas se o pastor ferido abandona o seu rebanho, as ovelhas se dispersam. E sobre esse assunto assim nos disse Jesus Cristo o nosso supremo pastor. Eu sou o bom pastor e dou a minha vida pelas ovelhas. E ele vai a frente do seu rebanho e as ovelhas seguem o bom pastor. Porque conhecem e reconhecem a sua voz.

Você sente-se um pastor ferido e incompreendido pela sua igreja, e pelos colegas pastores? Sim, então você está no caminho certo. Pois Jesus Cristo também sofreu nas mãos dos fariseus que eram os donos da igreja em seu tempo. E foram eles que o levaram para a cruz e o condenaram e lhe aplicaram as mais duras penas da rude cruz e morte atroz. E outra coisa, as grandes igrejas corporativistas, que tem uma estrutura a nível nacional, a nível mundial, essas igrejas geralmente cobram muito dos seus pastores administradores, em termos de cumprir uma meta econômica e finanças da igreja local.

E são cobranças das mais diversas possíveis, seja para encher a igreja em número de fiéis, em dízimos dos seus pastores e párocos e administradores, como o faz a igreja católico romana no mundo.E ainda dentre outras coisas, as igrejas cobram uma conduta incorruptível do seu pastor administrador líder, em termos de relacionamento com a sua família, não pode ser um pastor separado de sua esposa e de sua família.

E deverá prestar obediência total a sua igreja, o pastor líder deve prestar contas de uma conduta de obediência incorruptível a igreja, as tradições e doutrinas reformadas. E assim cito o caso aqui do nosso sistema de doutrinas do presbiterianismo mundial.

Pois a liderança que domina a nossa igreja nos últimos anos, e nos dias da modernidade, é um grupo de pastores tradicionalista e fundamentalistas conservadores, e eles exigem obediência total ao sistema de doutrinas do seu staff de pastores comandados; e quem não obedecer tudo isso a risca, logo estará indo para a rua. Ficará sem renda, sem salário e sem amigos da rua. Pois eles são muito duros e implacáveis com aqueles pastores que cometem ou que caem em alguma falta, ou por uma razão ou outra entram em divergências de doutrinas ou disciplina da igreja.

CONCLUSÃO - DOENÇA DOS PASTORES DA ERA MODERNA

Pastores enfermos e pastores doentes; Todos deveremos buscar ajuda para nossa cura. Pois Deus é o Senhor de todas as coisas.

E na bíblia há exemplos de pastores e missionários que ficaram doentes e muito doentes no exercício de sua função. E citamos como exemplo, a doença no estômago de Timóteo. E assim Paulo vai dar o remédio para Timóteo tomar, agora podemos entender que foi por prescrição de seu médico amado Lucas que o acompanhava. Tome um copo de vinho para sarar de seu estômago, e faltou acrescentar, receita do dr. Lucas.

Por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades, não bebas somente água, mas também um pouco de vinho. Os pecados de alguns homens aparecem antes mesmo de serem julgados; os de outros são descobertos depois. (I Tim. 5:23-24) 

E o apóstolo Paulo vai falar mais sobre a doença grave que Timóteo tinha, ele faz um breve menção da gravidade de sua doença, em sua carta dirigido a igreja aos Filipenses. Conforme poderemos conferir abaixo:

Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação.
Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses;
Visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouvistes que adoeceu.
Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. 


Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse;  visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo. Fil.2:19-30)


Um outro exemplo de doença é do mesmo apóstolo Paulo. Que tipo de doença ele sentia?Ele não nos relata com detalhes, mas poderemos seguir algumas indagações das pesquisas médicas. Alguns dizem que ele sofria de uma espécie de epilepsia compulsiva e tremia.Mas há uma outra possibilidade mais contundente, era a doença da "compulsão traumática craniana", ocasionada pelos  traumas do apedrejamento que ele sofreu, e mais a doença nos olhos etc. E a pesquisa arqueológica nos ensina que foi assim;

           APEDREJAMENTO DE PAULO EM DERBE - HOJE TURQUIA ORIENTAL 
                                                        Resultado de imagem para imagem do apedrejamento de Paulo

Derbe foi uma cidade no distrito de Licaónia, na província romana da Galácia, no centro-sul da Ásia Menor. Localizada onde hoje está situado o país da Turquia.Ele fixou-se em Icónio, principal via de ligação a Laranda e fica aproximadamente a 90 quilômetros de Listra. Paulo e Barnabé refugiaram-se em Derbe e Listra na sua primeira viagem missionária, quando as autoridades da cidade de Icónio planeavam para apedrejá-los (At.14:6-21). Paulo não menciona qualquer tipo desofrimento ou perseguição em Derbe Turquia. (2 Tm 3:11). Vale ressaltar que Paulo também era turco de nacionalidade. Ele era de Tarso uma província romana que também ficava localizada onde é hoje o país da Turquia. Pesquisas do grupo da arqueologia bíblica.



Doença dos pugilistas e boxeadores - Doença ocasionada das seguidas pancadas fortes na cabeça. A chamada de demência pugilística, também conhecida por Síndrome Boxer ou Encefalopatia Traumática Crónica (ETC), é uma doença neurodegenerativa progressiva, causada por repetidos golpes e socos na cabeça. Até 2002, a doença era conhecida apenas por demência pugilística, pois havia sido detectada somente em lutadores. Informação de Wiquipedia.

Paulo foi apedrejado fortemente em Derbe, um povoado que ficava situado na Turquia da era moderna. E assim ele ficou muito ferido com essas pedradas, e uma dessas pedradas atingiu sua cabeça, e possivelmente atingiu o seu olho, ou ambos os olhos.

E por causa dessa pedrada, ou dessas pedradas que levou, atingiu-o em cheio o seu olho ou seus olhos.E assim que os especialista deduzem que ele sofria dessa doença grave, que os médicos nos dias de hoje denominam de "trauma de conpunção" ou "conpunção traumática craniana" ocasionado pelas pedradas, quando ele foi apedrejado. Uma ou duas vezes.

E essa é uma doença causada por um forte soco na face, (caso dos boxeadores da era moderna) ou batida forte na cabeça causada causada por apedrejamento,ou causado por um acidente grave de carro, moto, bicicleta etc.

E assim Paulo sofria dessa doença e não conseguia mais enxergar direito e nem escrever, tremia, e quando ia escrever, não conseguia. Essa seria uma doença que os médicos chamam de "compunção traumática craniana", ou de doença de Parkinson.

Doença de Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. Este é um dos principais e mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade,e é caracterizado, principalmente, por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentara pessoa treme, e não consegue estabilizar os seus braços e mãos. E seu médico amado Lucas que o acompanhava e o medicava, e que também era missionário,e que o seguia pelos campos do trabalho missionário. 


Nós pastores e missionários temos uma grande missão na terra para com o povo do Senhor. Mas se ficarmos doentes, deveremos nos ausentar do rebanho por um bom tempo para tratamento da saúde, e se for o caso de depressão,o cuidado exige muita paciência e tempo. E assim deveremos seguir as prescrições medicas. Pois nesse caso eles serão os nossos pastores, os médicos são pastores da medicina.


E vemos assim, o por que o apóstolo Paulo sempre viajava acompanhado no final de sua vida. Motivo, era devido a sua doença grave ele tinha, andava e viajava acompanhado, e junto do seu médico particular que era chamado de Lucas, o médico amado como ele o chama em sua carta dirigida aos Colossenses. 
(Col. 4:14)



E Lucas tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade. Chamado pelo apóstolo Paulo de “O Médico Amado”. Lucas, o amado médico, foi grande amigo de Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.



Lucas era médico, escritor,escreveu o evangelho de Lucas, o livro de Atos dos apóstolos etc., além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia--Egito. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. Como nos escreve o blog do bispo Hermes Gama.

Alfonso Czaplinski

Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA

A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste. No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor; Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus.  O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais I grejas   da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim.  2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu