Tudo em nosso mundo globalizado passa pelo engessamento, e doutrinação das elites dominantes. E daí, engessam o nosso salário, engessam a nossa economia, engessam a nossa filosofia, e engessam a nossa religião e as nossas igrejas engessam os seus dogmas, e tudo cai na " vã repetição" das liturgias e do dogmatismo religioso. E daí, parece que com o tempo tudo trava dentro de nossas igrejas...?
É a futilidade da filosofia da nossa sociedade moderna, que foi criada por volta de 1980, na chamada de era Gorbachov, presidente da Rússia. Pois a economia deles ficou tão travada, que eles foram obrigados a criar mecanismos para destravar. E precisavam fazer uma boa reforma do Estado e da economia da antiga União Soviética. Mas isso custou muito caro para eles. E muitos dos seus métodos não deram certo.
E para fazer essa reforma de transição, eles criaram duas palavras que ficaram gravadas na história da antiga União Soviética. E uma destas palavras era chamada de Glasnot -- que em russo quer dizer "transparencia" da economia e dos atos do governo. E outra palavra usada nesse momento foi Perestróika -- que em russo quer dizer "reestauração" da economia e das ações do governo para a sociedade.
Mas essa reforma parece que não aconteceu na prática ou não surtiu efeito no Estado de tão travado que ficou o estado. E também a Glasnot - que significava a "transparencia" dos atos do Estado não aconteceu. E a Perestroika - que significava a "reestruturação" do Estado da economia também não surtiu o verdadeiro efeito na sociedade.
E a economia deles continuava travada, e não conseguiu entrar na linha capitalista,ou na economia de livre mercado, ou mercado livre. Porque faltou o investimento de capitais, faltou o crédito economico para empresas agirem, e para fazer um startup, "fase inicial" da economia nas empresas e microempresas. E também as grandes e pequenas empresas, não conseguiram encontrar crédito barato nos bancos.
Mas ao invés deles terem a transparência e restruturação do Estado e da economia, eles criaram mais muros, entre a sociedade. E assim surgiu o movimento da guerra dos muros, de todos os muros, tanto do oriente como do ocidente. Pois toda essa doutrinação política do pós guerra, produziu muitos muros no mundo socialista e capitalista. E todos eles foram considerados pela crítica internacional como "muros inúteis", muros de doutrinação de esquerda e de direita. Eram muralhas políticas, e muralhas economicas. E assim tínhamos os "muros de bambú" da China, e os muros da chamada "cortina de ferro" da Rússia e seu bloco de países socialistas, e outras nações. Que a Glasnot e a Peretróika não foi capaz de derrubar.
1. PENSAMENTO MONITORADOR DAS NOSSAS IDÉIAS
Pensamentos dos liberais e conservadores fundamentalistas dentro de nossas igrejas. Os nossos pastores de linha fundamentalista acusam os nossos pastores de pensamentos mais livre de fechar igrejas em nossa era. Mas, a verdade é uma só, todos nós mesmos somos os culpados, pela decadência e morte das igrejas. Caim era um homem de pensamento consevador, fariseu, que orava de si para si mesmo, colocava e sua confiança na estrutura da igreja, a oração não subia até a presença de Deus. Então, o que ele resolve fazer, culpa ao seu irmão Abel, que era de um homem de pensamento livre, resignado, perdoador, confiava em Deus e em JESUS CRISTO, não depositava a sua confiança na doutrina da igreja, ele era um evangelista nato. E os dois irmãos resolvem ir trabalhar no campo missionário, Deus abençoa o trabalho de Abel, mas de Caim não. Então, Caim fica furioso e resolve matar a seu irmão Abel.
O pensamento monitorador! Parece que é mais um pensamento que leva a indução ao pecado; você consegue dominar esse pensamento ? São pensamentos de pecado a gosto? E pensamentos de pecado a contra gosto? Conforme Deus fala e avisa Caim, quando o mesmo estava planejando um crime, um crime de morte, praticado contra o seu irmão Abel. E Deus lhe diz assim:
Mas se você fizer o bem não será aceito? Se não o fizer,saiba que o pecado o ameaça está à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". (Gen. 4:7)
E em pouco tempo, lá se vai para o ralo todo o nosso bom começo de oração centrante, e logo desistimos em orar bem. E desistimos em purificar os nossos pensamentos pela oração, nossa visão dos céus se perde, e tudo se desvanece como uma fumaça. Pois em nosso coração estamos planejando um pecado ao nosso gosto. Estamos cobiçando uma mulher alheia que está conosco lá na praia. Ela é linda, ela é atraente, ela é envolvente etc. E daí, começamos a planejar como poderemos ganhar esse prazer passageiro? E daí, o que acontece com o nosso pecado oculto? Caímos em sua cilada como fez Davi. E Parece que em sua história, ele estava de férias, estava descansando no terraço de cobertura do apartamento lá em Jerusalém, e depois de muitas guerras ele precisava descansar. E lá se vai mais uma cilada causado pela cobiça, e pelo pensamento monitorador.
E depois de tudo isso, desejamos engessar o nosso pensamento monitorador, e achamos que fazer repetições de dogmas, repetições de liturgias, orações decoradas e repetidas na igreja, poderá nos livrar da queda e dos pecados mais graves. Mas Cristo nos adverte dizendo; Tu quando orares, não useis de "vãs repetições", porque Deus o vosso Pai, sabe do que necessitais, antes que lho peçais.
Um pequeno exemplo do uso exagerado do gesso na medicina
Há algum tempo atrás, a nossa medicina achava bom e prático engessar as pernas,braços,o corpo etc.; das pessoas que tinham tinham fraturas em seus ossos, e seus membros quebradas em acidentes de trânsito e outros. Mas com o passar do tempo a mesma medicina hospitalar descobriu que estava fazendo muito mal a saúde das pessoas, ao engessar as suas pernas, braços, corpo, sem um acompanhamento médico rigoroso de cada situação. Enfim, porque tudo isso era feito com uma boa intenção para ajustar os ossos fraturados, e recolocar os ossos quebrados e esfacelados no seu devido lugar. Mas até então, ninguém fez um estudo sério para verificar se essa nova técnica do engessamento era boa ou má para o corpo e seu mesmbros como um todo.
É a futilidade da filosofia da nossa sociedade moderna, que foi criada por volta de 1980, na chamada de era Gorbachov, presidente da Rússia. Pois a economia deles ficou tão travada, que eles foram obrigados a criar mecanismos para destravar. E precisavam fazer uma boa reforma do Estado e da economia da antiga União Soviética. Mas isso custou muito caro para eles. E muitos dos seus métodos não deram certo.
E para fazer essa reforma de transição, eles criaram duas palavras que ficaram gravadas na história da antiga União Soviética. E uma destas palavras era chamada de Glasnot -- que em russo quer dizer "transparencia" da economia e dos atos do governo. E outra palavra usada nesse momento foi Perestróika -- que em russo quer dizer "reestauração" da economia e das ações do governo para a sociedade.
Mas essa reforma parece que não aconteceu na prática ou não surtiu efeito no Estado de tão travado que ficou o estado. E também a Glasnot - que significava a "transparencia" dos atos do Estado não aconteceu. E a Perestroika - que significava a "reestruturação" do Estado da economia também não surtiu o verdadeiro efeito na sociedade.
E a economia deles continuava travada, e não conseguiu entrar na linha capitalista,ou na economia de livre mercado, ou mercado livre. Porque faltou o investimento de capitais, faltou o crédito economico para empresas agirem, e para fazer um startup, "fase inicial" da economia nas empresas e microempresas. E também as grandes e pequenas empresas, não conseguiram encontrar crédito barato nos bancos.
Mas ao invés deles terem a transparência e restruturação do Estado e da economia, eles criaram mais muros, entre a sociedade. E assim surgiu o movimento da guerra dos muros, de todos os muros, tanto do oriente como do ocidente. Pois toda essa doutrinação política do pós guerra, produziu muitos muros no mundo socialista e capitalista. E todos eles foram considerados pela crítica internacional como "muros inúteis", muros de doutrinação de esquerda e de direita. Eram muralhas políticas, e muralhas economicas. E assim tínhamos os "muros de bambú" da China, e os muros da chamada "cortina de ferro" da Rússia e seu bloco de países socialistas, e outras nações. Que a Glasnot e a Peretróika não foi capaz de derrubar.
1. PENSAMENTO MONITORADOR DAS NOSSAS IDÉIAS
Pensamentos dos liberais e conservadores fundamentalistas dentro de nossas igrejas. Os nossos pastores de linha fundamentalista acusam os nossos pastores de pensamentos mais livre de fechar igrejas em nossa era. Mas, a verdade é uma só, todos nós mesmos somos os culpados, pela decadência e morte das igrejas. Caim era um homem de pensamento consevador, fariseu, que orava de si para si mesmo, colocava e sua confiança na estrutura da igreja, a oração não subia até a presença de Deus. Então, o que ele resolve fazer, culpa ao seu irmão Abel, que era de um homem de pensamento livre, resignado, perdoador, confiava em Deus e em JESUS CRISTO, não depositava a sua confiança na doutrina da igreja, ele era um evangelista nato. E os dois irmãos resolvem ir trabalhar no campo missionário, Deus abençoa o trabalho de Abel, mas de Caim não. Então, Caim fica furioso e resolve matar a seu irmão Abel.
O pensamento monitorador! Parece que é mais um pensamento que leva a indução ao pecado; você consegue dominar esse pensamento ? São pensamentos de pecado a gosto? E pensamentos de pecado a contra gosto? Conforme Deus fala e avisa Caim, quando o mesmo estava planejando um crime, um crime de morte, praticado contra o seu irmão Abel. E Deus lhe diz assim:
Mas se você fizer o bem não será aceito? Se não o fizer,saiba que o pecado o ameaça está à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". (Gen. 4:7)
Esse pensamento se atravessa em nossa mente, quando tentamos nos
aproximar de Deus em oração. E então um pensamento mau começa nos
monitorar, e deseja nos oferecer um mundo melhor, e nos oferece um mundo
de prazer. E em seguida ele se atravessa em nossa mente, e tenta nos
monitorar. E quanto mais tentamos orar na oração centrante, veem-nos
alertas a mente, de que estamos perdendo tempo em nossa oração. Pois
poderíamos fazer algo que seja mais útil para a nossa vida no momento.
E em seguida a nossa mente começa a clarificar, começamos a ver as coisas com mais segurança, começamos a nos sentir mais fortes, mais inteligentes, mais bem preparados, temos planos mais claros de trabalho. E daí, logo após cinco minutos de oração, já estamos tentando desistir de continuar a nossa oração, nossa mente se enche de perda de tempo, e a nossa mente se enche de uma certa paz, de que agora tudo está bem, e temos um sentimentos de êxtase pelo trabalho, começamos a orar para ganhar um carro novo, uma moto nova, uma casa nova, e começamos a visualizar a casa lá na praia etc. Tudo parece uma maravilha, estamos de férias, estamos longe de nossa casa, e longe de nossa Igreja. E até poderemos pensar, que aqui ninguém está me observando, e podemos fazer o que quisermos. Começamos a sentir o cheiro da boa comida farta, uma praia linda, um sol maravilhoso etc. Mas será que ninguém mesmo irá nos ver?
E em seguida a nossa mente começa a clarificar, começamos a ver as coisas com mais segurança, começamos a nos sentir mais fortes, mais inteligentes, mais bem preparados, temos planos mais claros de trabalho. E daí, logo após cinco minutos de oração, já estamos tentando desistir de continuar a nossa oração, nossa mente se enche de perda de tempo, e a nossa mente se enche de uma certa paz, de que agora tudo está bem, e temos um sentimentos de êxtase pelo trabalho, começamos a orar para ganhar um carro novo, uma moto nova, uma casa nova, e começamos a visualizar a casa lá na praia etc. Tudo parece uma maravilha, estamos de férias, estamos longe de nossa casa, e longe de nossa Igreja. E até poderemos pensar, que aqui ninguém está me observando, e podemos fazer o que quisermos. Começamos a sentir o cheiro da boa comida farta, uma praia linda, um sol maravilhoso etc. Mas será que ninguém mesmo irá nos ver?
E em pouco tempo, lá se vai para o ralo todo o nosso bom começo de oração centrante, e logo desistimos em orar bem. E desistimos em purificar os nossos pensamentos pela oração, nossa visão dos céus se perde, e tudo se desvanece como uma fumaça. Pois em nosso coração estamos planejando um pecado ao nosso gosto. Estamos cobiçando uma mulher alheia que está conosco lá na praia. Ela é linda, ela é atraente, ela é envolvente etc. E daí, começamos a planejar como poderemos ganhar esse prazer passageiro? E daí, o que acontece com o nosso pecado oculto? Caímos em sua cilada como fez Davi. E Parece que em sua história, ele estava de férias, estava descansando no terraço de cobertura do apartamento lá em Jerusalém, e depois de muitas guerras ele precisava descansar. E lá se vai mais uma cilada causado pela cobiça, e pelo pensamento monitorador.
E depois de tudo isso, desejamos engessar o nosso pensamento monitorador, e achamos que fazer repetições de dogmas, repetições de liturgias, orações decoradas e repetidas na igreja, poderá nos livrar da queda e dos pecados mais graves. Mas Cristo nos adverte dizendo; Tu quando orares, não useis de "vãs repetições", porque Deus o vosso Pai, sabe do que necessitais, antes que lho peçais.
Um pequeno exemplo do uso exagerado do gesso na medicina
Há algum tempo atrás, a nossa medicina achava bom e prático engessar as pernas,braços,o corpo etc.; das pessoas que tinham tinham fraturas em seus ossos, e seus membros quebradas em acidentes de trânsito e outros. Mas com o passar do tempo a mesma medicina hospitalar descobriu que estava fazendo muito mal a saúde das pessoas, ao engessar as suas pernas, braços, corpo, sem um acompanhamento médico rigoroso de cada situação. Enfim, porque tudo isso era feito com uma boa intenção para ajustar os ossos fraturados, e recolocar os ossos quebrados e esfacelados no seu devido lugar. Mas até então, ninguém fez um estudo sério para verificar se essa nova técnica do engessamento era boa ou má para o corpo e seu mesmbros como um todo.
Então, depois de muita reclamação por parte dos pacientes, a mesma medicina descobriu que essa nova técnica de engessamento, estava prejudicando as pessoas, e fazendo muito mal a sua saúde, e muitas pessoas acidentadas que tiveram as suas pernas e braços engessadas, pioravam, e criavam gangrena na perna ou braço, em sua parte do corpo engessadas, e a carne e os músculos começavam a apodrecer debaixo do gesso. Pois a carne ao redor do local do corpo que fora engessado, sem um acompanhamento médico diário, descobriu-se de que o bom método se tornou um mal negócio para a saúde das pessoas. E, muitas pessoas tiveram que amputar a suas pernas e braços.
E também, descobriu-se de que o motivo da gangrena e aruinamento da carne e músculos ao redor do local engessado, era por falta de ventilação. Pois, o músculo e a carne da parte engessada, precisam de ar, e muita ventilação, oxigenação ao do local da machudura para recuperar e sarar. Então, descobriu-se que nada adiantava recolocar os ossos internos no devido lugar, e a carne e os músculos ao redor, começava a apodrecer por falta de ar, ventilação e oxigenação.
II. O INÍCIO DO ENGESSAMENTO DAS NOSSAS IDÉIAS
Gostaria de aplicar essa ilustração para diversas ações que nós fazemos no mundo. E uma delas foi o engessamento da nossa teologia.
Os pais do engessamento de nossa teologia reformada foram Calvino e Lutero na idade média. Mas antes deles, houveram outros grandes engessadores da teologia e do nosso pensamento. E um deles foi o grande teólogo e doutor em filosofia chamado santo Agostinho.
OS CONCÍLIOS ECUMÊNICOS QUE ACONTECERAM NA TURQUIA ERAM PARA MANIPULAR E ENGESSAR O PENSAMENTO DA IGREJA
Os Concílios Ecumênicos da Igreja aconteceram no começo do primeiro milênio da era cristã. E todos eram convocados para engessar a igreja por ingerência do Estado, visando a unidade da Igreja diziam os bispos de Roma. Com o fortalecimento da Santa Sé Romana, porém, tais reuniões passaram a ser convocadas única e exclusivamente pelo bispo de Roma. Estes Concílios principais e chamado de ecumênicos são pelo menos sete, e tinham como função o alinhamento das idéias, e das igrejas que nasciam, e renasciam no mundo.
1.Primeiro Concílio ecumênico de Nicéia 325 DC. E na história da era da conversão do imperador Constantino (272-337) onde se discutiu a questão da trindade divina, o batismo dos heréticos, a questão dos prisioneiros e sua liberdade, e mais a questão dos livros que entrariam no cânon bíblico etc. Aqui, começa o fechamento do Cânon bíblico, os livros apócrifos, e livros oficiais da bíblia.
2.Segundo concílio de Constantinopla 381 DC. Foi na era do imperador Teodósio I, onde foi debatida a questão da natureza de Cristo e o arianismo. Arianismo, era uma doutrina filosófica que não considerava Jesus Cristo como Deus e um com o Pai, é o mesmo que dizem e fazem hoje as Testemunhas de Jeová e outros grupos nos dias de hoje.
3.Terceiro Concílio de Éfeso em 431, foi convocado pelo imperador Teodósio II, onde se discutiu a questão cristológica de Cristo, e a questão da virgem Maria se ela é divina? Também discutiu-se sobre a questão doutrinária do bispo Nestório da Igreja de Constantinopla, onde ele discutia e defendia que Cristo não seria uma pessoa única,e dizia que nele havia duas pessoas distintas. E que nele haveria uma natureza humana e outra divina, distintas uma da outra e, por consequência, negava o ensinamento tradicional que a Maria pudesse ser a "Mãe de Deus" entre outros assuntos, o que era combatido pela Igreja de Roma.
4. Quarto Concílio de Calcedônia numa cidade da Bitínia em 451, na era do imperador do oriente bizantino Marciano, e na era do imperador romano Augusto no ocidente. Onde tratou-se novamente sobre a questão da divindade de Cristo, afinal, ele tinha duas naturezas, a divina e humana, ou as duas juntas. E a discussão; o modo em que a humanidade de Cristo se relaciona com a divindade. Os “monofisitas” afirmavam que Cristo tinha uma só natureza. Não houve um acordo, devido a ingerência do Estado na teologia.
5. Quinto Concílio de Constantinopla, o segundo na cidade de Constantinopla II em 553 DC.; Onde foi discutida a controvérsia doutrinaria em torno da reencarnação defendida por alguns bispos do oriente. Onde foi lida a decisão dos 14 cânones, dos quais citamos o cânon 1. Se alguém não reconhece a única natureza ou substância (oysia) do Pai, Filho e Espírito Santo, sua única virtude e poder, uma Trindade consubstancial, uma só divindade adorada em três pessoas (hypostáseis) ou caracteres (prósôpa), seja anátema. Porque existe um só Deus e Pai, do qual procedem todas as coisas, e um só Senhor Jesus Cristo, através do qual são todas as coisas, e um só Espírito Santo, no qual estão todas as coisas.
Abaixo mapa das sete igrejas Turquia nos primeiros séculos da era cristã
6. Sexto concílio de Constantinopla III -- teve duração de quase um ano, 680 a 681, que tratou do tema da divindade de Cristo vem novamente a tona e decidiu;
E isso pode parecer absurdo, mas o centro desse concílio foi a vontade de Jesus: ele tinha vontade humana ou divina? A heresia do monotelismo, que afirmava que Jesus fundia em si as duas vontades foi derrotada. Assinado pelo Papa Agatão, este concílio fortaleceu ainda mais a tradição doutrinal que vinha sendo construída desde Niceia I.
Condenação do monotelitismo, heresia defendida pelo patriarca Sérgio de Constantinopla que ensinava haver só a vontade divina em Cristo. Este Concílio ensinou que Cristo possui duas vontades e duas operações naturais, divinas e humanas, não opostas, mas cooperantes, de sorte que o Verbo feito carne quis humanamente na obediência a seu Pai tudo o que decidiu divinamente com o Pai e o Espírito Santo para a nossa salvação (DS 556´559). A vontade humana de Cristo ´segue a vontade divina, sem estar em resistência nem em oposição em relação a ela, mas antes sendo subordinada a esta vontade todo poderosa´ (DS 556; CIC 475). Conforme o site na internet da defesa apologética feita pela Igreja Católico Romana.
7.Sétimo concílio e o segundo na cidade de Nicéia II em 787 D.C. -- Seu tema - controvérsia e a condenação das imagens. A controvérsia iconoclasta, teve como uma de suas conseqüências um maior distanciamento da Itália e do império bizantino. Esse afrouxamento religioso, administrativo e político foi um dos antecedentes do cisma de 1054 entre orientais e ocidentais, entre os cristãos ortodoxos e católicos.
Estudemos agora o debate da iconoclastia - ou imagens; este ocorreu numa época em que os principais artigos da fé tinham acabado de ser formulados (em 681 o monotelitismo, fora condenado; ver capítulo 10); versava sobre uma prática tradicional dos cristãos. Conforme blog da igreja católico romana. Diversas foram as resoluções nestes Concílios que se seguiram feitos pela igreja católico romana, e que não poderemos apresentar em resumo aqui, damos aqui apenas um breve resumo de alguns delas é a controvérsia das imagens vem a tona.
III. A ERA MODERNA SURGE A ECONOMIA DA PERESTRÓIKA E GLASNOTÓIKAOS CONCÍLIOS ECUMÊNICOS QUE ACONTECERAM NA TURQUIA ERAM PARA MANIPULAR E ENGESSAR O PENSAMENTO DA IGREJA
Os Concílios Ecumênicos da Igreja aconteceram no começo do primeiro milênio da era cristã. E todos eram convocados para engessar a igreja por ingerência do Estado, visando a unidade da Igreja diziam os bispos de Roma. Com o fortalecimento da Santa Sé Romana, porém, tais reuniões passaram a ser convocadas única e exclusivamente pelo bispo de Roma. Estes Concílios principais e chamado de ecumênicos são pelo menos sete, e tinham como função o alinhamento das idéias, e das igrejas que nasciam, e renasciam no mundo.
1.Primeiro Concílio ecumênico de Nicéia 325 DC. E na história da era da conversão do imperador Constantino (272-337) onde se discutiu a questão da trindade divina, o batismo dos heréticos, a questão dos prisioneiros e sua liberdade, e mais a questão dos livros que entrariam no cânon bíblico etc. Aqui, começa o fechamento do Cânon bíblico, os livros apócrifos, e livros oficiais da bíblia.
2.Segundo concílio de Constantinopla 381 DC. Foi na era do imperador Teodósio I, onde foi debatida a questão da natureza de Cristo e o arianismo. Arianismo, era uma doutrina filosófica que não considerava Jesus Cristo como Deus e um com o Pai, é o mesmo que dizem e fazem hoje as Testemunhas de Jeová e outros grupos nos dias de hoje.
3.Terceiro Concílio de Éfeso em 431, foi convocado pelo imperador Teodósio II, onde se discutiu a questão cristológica de Cristo, e a questão da virgem Maria se ela é divina? Também discutiu-se sobre a questão doutrinária do bispo Nestório da Igreja de Constantinopla, onde ele discutia e defendia que Cristo não seria uma pessoa única,e dizia que nele havia duas pessoas distintas. E que nele haveria uma natureza humana e outra divina, distintas uma da outra e, por consequência, negava o ensinamento tradicional que a Maria pudesse ser a "Mãe de Deus" entre outros assuntos, o que era combatido pela Igreja de Roma.
4. Quarto Concílio de Calcedônia numa cidade da Bitínia em 451, na era do imperador do oriente bizantino Marciano, e na era do imperador romano Augusto no ocidente. Onde tratou-se novamente sobre a questão da divindade de Cristo, afinal, ele tinha duas naturezas, a divina e humana, ou as duas juntas. E a discussão; o modo em que a humanidade de Cristo se relaciona com a divindade. Os “monofisitas” afirmavam que Cristo tinha uma só natureza. Não houve um acordo, devido a ingerência do Estado na teologia.
5. Quinto Concílio de Constantinopla, o segundo na cidade de Constantinopla II em 553 DC.; Onde foi discutida a controvérsia doutrinaria em torno da reencarnação defendida por alguns bispos do oriente. Onde foi lida a decisão dos 14 cânones, dos quais citamos o cânon 1. Se alguém não reconhece a única natureza ou substância (oysia) do Pai, Filho e Espírito Santo, sua única virtude e poder, uma Trindade consubstancial, uma só divindade adorada em três pessoas (hypostáseis) ou caracteres (prósôpa), seja anátema. Porque existe um só Deus e Pai, do qual procedem todas as coisas, e um só Senhor Jesus Cristo, através do qual são todas as coisas, e um só Espírito Santo, no qual estão todas as coisas.
Abaixo mapa das sete igrejas Turquia nos primeiros séculos da era cristã
6. Sexto concílio de Constantinopla III -- teve duração de quase um ano, 680 a 681, que tratou do tema da divindade de Cristo vem novamente a tona e decidiu;
E isso pode parecer absurdo, mas o centro desse concílio foi a vontade de Jesus: ele tinha vontade humana ou divina? A heresia do monotelismo, que afirmava que Jesus fundia em si as duas vontades foi derrotada. Assinado pelo Papa Agatão, este concílio fortaleceu ainda mais a tradição doutrinal que vinha sendo construída desde Niceia I.
Condenação do monotelitismo, heresia defendida pelo patriarca Sérgio de Constantinopla que ensinava haver só a vontade divina em Cristo. Este Concílio ensinou que Cristo possui duas vontades e duas operações naturais, divinas e humanas, não opostas, mas cooperantes, de sorte que o Verbo feito carne quis humanamente na obediência a seu Pai tudo o que decidiu divinamente com o Pai e o Espírito Santo para a nossa salvação (DS 556´559). A vontade humana de Cristo ´segue a vontade divina, sem estar em resistência nem em oposição em relação a ela, mas antes sendo subordinada a esta vontade todo poderosa´ (DS 556; CIC 475). Conforme o site na internet da defesa apologética feita pela Igreja Católico Romana.
7.Sétimo concílio e o segundo na cidade de Nicéia II em 787 D.C. -- Seu tema - controvérsia e a condenação das imagens. A controvérsia iconoclasta, teve como uma de suas conseqüências um maior distanciamento da Itália e do império bizantino. Esse afrouxamento religioso, administrativo e político foi um dos antecedentes do cisma de 1054 entre orientais e ocidentais, entre os cristãos ortodoxos e católicos.
Estudemos agora o debate da iconoclastia - ou imagens; este ocorreu numa época em que os principais artigos da fé tinham acabado de ser formulados (em 681 o monotelitismo, fora condenado; ver capítulo 10); versava sobre uma prática tradicional dos cristãos. Conforme blog da igreja católico romana. Diversas foram as resoluções nestes Concílios que se seguiram feitos pela igreja católico romana, e que não poderemos apresentar em resumo aqui, damos aqui apenas um breve resumo de alguns delas é a controvérsia das imagens vem a tona.
E também nessa região da Turquia surgiram muitos pregadores
judaizantes com suas heresias que não estavam de acordo com os santos
evangelhos e com o evangelho de Paulo. Especialmente, nas grandes
cidades da Turquia e igrejas que eram dominadas pelas colônias judaicas,
este era o caso da igreja da Galácia. Não somente isso, mas haviam por
lá outros pregadores de outras religiões do oriente, tais como a
influência do Zoroastrismo, o budismo, o hinduísmo etc. E ressaltamos
que hoje em dia a Turquia é dominada pelos Islamismo, e dizem que 99% da
Turquia está dominada pelo Islã.
E assim a Turquia abandonou o cristianismo e sua igreja de raiz e dos ensinamentos dos apóstolos e seguiu a sua doutrina, e fez uma mistura de doutrinas heréticas que se perdeu dentro de si mesma, conforme o aviso de Cristo nas cartas do apóstolo João no apocalipse dizendo:
E assim a Turquia abandonou o cristianismo e sua igreja de raiz e dos ensinamentos dos apóstolos e seguiu a sua doutrina, e fez uma mistura de doutrinas heréticas que se perdeu dentro de si mesma, conforme o aviso de Cristo nas cartas do apóstolo João no apocalipse dizendo:
E Jesus Cristo diz as igrejas, cuidado, "eis que estou a porta e
bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei e cearei
com ele...e ele comigo (Ap.3:20) essas são cartas dadas pelo apóstolo
João na ilha de Patmos; e também pelas várias cartas de advertência
escritas pelo apóstolo Paulo a igrejas da Ásia, a igreja de Éfeso,
Pérgamo, Tiatira, Sardes, Laodiceia, Filadélfia, Colossenses, Gálatas
etc.Mas o tempo veio provar que pouco adiantou essas advertências? Então
estejamos de sobreaviso, Cristo está falando hoje conosco pelas mesmas
cartas dessas igrejas. Cuidado, arrepende-te, ouça a voz de Cristo e
aceite o seu convite, e abra a porta do seu coração.
E assim citamos acima resumidamente os sete concílios ecumênicos que houveram na história da igreja oriental e suas crenças que diferem muito da igreja do ocidente e não teve jeito de conciliação. Então houve a cisão e a separação da igreja do oriente e ocidente em 1054, entre a ortodoxa e igreja católico romana. E alguns dos acontecimentos que vimos pela história e o que aconteceu e o que chegou até nós nos dias de hoje. Muitos acontecimentos históricos apoiavam a afirmação de Paulo de que o evangelho da salvação vem pela fé, e não pelas obras, é o verdadeiro evangelho de Cristo:
E assim citamos acima resumidamente os sete concílios ecumênicos que houveram na história da igreja oriental e suas crenças que diferem muito da igreja do ocidente e não teve jeito de conciliação. Então houve a cisão e a separação da igreja do oriente e ocidente em 1054, entre a ortodoxa e igreja católico romana. E alguns dos acontecimentos que vimos pela história e o que aconteceu e o que chegou até nós nos dias de hoje. Muitos acontecimentos históricos apoiavam a afirmação de Paulo de que o evangelho da salvação vem pela fé, e não pelas obras, é o verdadeiro evangelho de Cristo:
E assim é a nossa sociedade moderna, por volta da era de 1980, chamada de era Gorbachov presidente da Rússia. Surgiu o movimento da guerra dos muros, de todos os muros, tanto do oriente como do ocidente. Pois toda essa doutrinação política do pós guerra, produziu muitos muros no mundo. E todos eles foram considerados pela crítica internacional, como muros de doutrinação de esquerda e de direita, como "muros inúteis". Eram muralhas de políticos, e muros economicos. E assim tínhamos os "muros de bambú" da China, e os muros da chamada "cortina de ferro" da Rússia e seu bloco de países socialistas, e outras nações.
O significado de Glasnot e Perestroika
"Glasnot" significa (transparência, em russo) e a "Perestroika" significa (reestruturação, em russo) foram medidas políticas e econômicas adotadas na ex-União Soviética, em meados da década de 1980, durante o governo de Mikhail Gorbachev. Tinham como principais objetivos modernizar e abrir a economia soviética, além de garantir maior abertura política. Estas medidas foram as principais responsáveis pelo fim da União Soviética e do seu sistema político econômico (socialismo), que vigorava desde a Revolução Russa de 1917. Foram também de fundamental importância para o fim da Guerra Fria. Conforme dados do blog do SCAF.
O significado de Glasnot e Perestroika
"Glasnot" significa (transparência, em russo) e a "Perestroika" significa (reestruturação, em russo) foram medidas políticas e econômicas adotadas na ex-União Soviética, em meados da década de 1980, durante o governo de Mikhail Gorbachev. Tinham como principais objetivos modernizar e abrir a economia soviética, além de garantir maior abertura política. Estas medidas foram as principais responsáveis pelo fim da União Soviética e do seu sistema político econômico (socialismo), que vigorava desde a Revolução Russa de 1917. Foram também de fundamental importância para o fim da Guerra Fria. Conforme dados do blog do SCAF.
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