Pular para o conteúdo principal

ÍCONES DA DOUTRINAÇÃO ENGESSADA NO MUNDO

Tudo em nosso mundo globalizado passa pelo engessamento, e doutrinação das elites dominantes. E daí, engessam o nosso salário, engessam a nossa economia, engessam a nossa filosofia, e engessam a nossa religião e as nossas igrejas engessam os seus dogmas, e tudo cai na " vã repetição" das liturgias e do dogmatismo religioso. E daí, parece que com o tempo tudo trava dentro de nossas igrejas...?

 É a futilidade da filosofia da nossa sociedade moderna, que foi criada por volta de 1980, na chamada de era Gorbachov, presidente da Rússia. Pois a economia deles ficou tão travada, que eles foram obrigados  a criar mecanismos para destravar. E precisavam  fazer uma boa reforma do Estado e da economia da antiga  União Soviética. Mas isso custou muito caro para eles. E muitos dos seus métodos não deram certo.

E para fazer essa reforma de transição, eles criaram duas palavras que ficaram gravadas na história da antiga União Soviética. E uma destas palavras era chamada de Glasnot -- que em  russo quer dizer "transparencia" da economia e dos atos do governo. E outra palavra usada nesse momento foi Perestróika --  que em russo quer dizer "reestauração" da economia e das ações do governo para a sociedade.

Mas essa reforma parece que não aconteceu na prática ou não surtiu efeito no Estado de tão travado que ficou o estado. E também a Glasnot - que significava a "transparencia" dos atos do Estado não aconteceu. E a Perestroika - que significava a "reestruturação" do Estado da economia também não surtiu o verdadeiro efeito na sociedade. 

E a economia deles continuava travada, e não conseguiu entrar na linha capitalista,ou na economia de livre mercado, ou mercado livre. Porque faltou o investimento de capitais, faltou o crédito economico para empresas agirem, e para fazer um startup, "fase inicial" da economia nas empresas e microempresas. E também as grandes e pequenas empresas, não conseguiram encontrar crédito barato nos bancos.

Mas ao invés deles terem a transparência e restruturação do Estado e da economia, eles criaram mais muros, entre a sociedade. E assim   surgiu o movimento da guerra dos muros, de todos os muros, tanto do oriente como do ocidente. Pois toda essa doutrinação política do pós guerra, produziu muitos muros no mundo socialista e capitalista. E todos eles foram considerados pela crítica internacional como "muros inúteis", muros de doutrinação de esquerda e de direita. Eram muralhas políticas, e muralhas economicas. E assim tínhamos os "muros de bambú" da China, e os muros da chamada "cortina de ferro" da Rússia e seu bloco de países socialistas, e outras nações. Que a Glasnot e a Peretróika não foi capaz de derrubar.

1.  PENSAMENTO MONITORADOR  DAS NOSSAS  IDÉIAS 

Pensamentos dos liberais e conservadores fundamentalistas dentro de nossas igrejas. Os nossos pastores de linha fundamentalista acusam os nossos pastores de pensamentos mais livre de fechar igrejas em nossa era. Mas, a verdade é uma só, todos nós mesmos somos os culpados, pela decadência e morte das igrejas. Caim era um homem de pensamento consevador, fariseu, que orava de si para si mesmo, colocava e sua confiança na estrutura da igreja, a oração não subia até a presença de Deus. Então, o que ele resolve fazer, culpa ao seu irmão Abel, que era de um homem de pensamento livre, resignado, perdoador, confiava em Deus e em JESUS CRISTO, não depositava a sua confiança na doutrina da igreja, ele era um evangelista nato. E os dois irmãos resolvem ir trabalhar no campo missionário, Deus abençoa o trabalho de Abel, mas de Caim não. Então, Caim fica furioso e resolve matar a seu irmão Abel.

O pensamento monitorador! Parece que é mais um pensamento que leva a indução ao pecado; você consegue dominar esse pensamento ? São pensamentos de pecado a gosto? E pensamentos de pecado a contra gosto? Conforme Deus fala e avisa  Caim, quando o mesmo estava planejando um crime, um crime de morte, praticado contra o seu irmão Abel. E Deus lhe diz assim:

Mas se você fizer o bem  não será aceito? Se não o fizer,saiba que o pecado o ame­aça está à porta; ele deseja conquistá-lo,  mas você deve dominá-lo". (Gen. 4:7)


Esse pensamento se atravessa em nossa mente, quando tentamos nos aproximar de Deus em oração. E então um pensamento mau começa nos monitorar, e deseja nos oferecer um mundo melhor, e nos oferece um mundo de prazer. E em seguida ele se atravessa em nossa mente, e tenta nos monitorar. E quanto mais tentamos orar na oração centrante, veem-nos alertas a mente, de que estamos perdendo tempo em nossa oração. Pois poderíamos fazer algo que seja mais útil para a nossa vida no momento.

 E em seguida a nossa mente começa a clarificar, começamos a ver as coisas com mais segurança, começamos a nos sentir mais fortes, mais inteligentes, mais bem preparados, temos planos mais claros de trabalho. E daí, logo após cinco minutos de oração, já estamos tentando desistir de continuar a nossa oração, nossa mente se enche de perda de tempo, e a nossa mente se enche de uma certa paz, de que agora tudo está bem, e temos um sentimentos de êxtase pelo trabalho, começamos a orar para ganhar um carro novo, uma moto nova, uma casa nova, e começamos a visualizar a casa lá na praia etc. Tudo parece uma maravilha, estamos de férias, estamos longe de nossa casa, e longe de nossa Igreja. E até poderemos pensar, que aqui ninguém está me observando, e podemos fazer o que quisermos. Começamos a sentir o cheiro da boa comida farta, uma praia linda, um sol maravilhoso etc. Mas será que ninguém mesmo irá nos ver?

E em pouco tempo, lá se vai para o ralo todo o nosso bom começo de oração centrante, e logo desistimos em orar bem. E desistimos em purificar os nossos pensamentos pela oração, nossa visão dos céus se perde, e tudo se desvanece como uma fumaça. Pois em nosso coração estamos planejando um pecado ao nosso gosto. Estamos cobiçando uma mulher alheia que está conosco lá na praia. Ela é linda, ela é atraente, ela é envolvente etc. E daí, começamos a planejar como poderemos ganhar esse prazer passageiro? E daí, o que acontece com o nosso pecado oculto? Caímos em sua cilada como fez Davi. E Parece que em sua história, ele estava de férias, estava descansando no terraço de cobertura do apartamento lá em Jerusalém, e depois de muitas guerras ele precisava descansar. E lá se vai mais uma cilada causado pela cobiça, e pelo pensamento monitorador. 

E depois de tudo isso, desejamos engessar o nosso pensamento monitorador, e achamos que fazer repetições de dogmas, repetições de liturgias, orações decoradas e repetidas na igreja, poderá nos livrar da queda e dos pecados mais graves. Mas Cristo nos adverte dizendo; Tu quando orares,  não useis de  "vãs repetições", porque Deus o vosso Pai, sabe do que necessitais, antes que lho peçais.
  Amo a liberdade, por isso deixo livre tudo que tenho... Se voltar é porque conquistei, se não, é porque nunca possuí!
 
 Um pequeno exemplo do uso exagerado do gesso na medicina

Há algum tempo atrás, a nossa medicina achava bom e prático engessar as pernas,braços,o corpo etc.; das pessoas que tinham tinham fraturas em seus ossos, e seus membros quebradas em acidentes de trânsito e outros. Mas com o passar do tempo a mesma medicina hospitalar descobriu que estava fazendo muito mal a saúde das pessoas, ao engessar as suas pernas, braços, corpo, sem um acompanhamento médico rigoroso de cada situação. Enfim, porque tudo isso era feito com uma boa intenção para ajustar os ossos fraturados, e recolocar os ossos quebrados e esfacelados no seu devido lugar. Mas até então, ninguém fez um estudo sério para verificar se essa nova técnica do engessamento era boa ou má para o corpo e seu mesmbros como um todo.

Então, depois de muita reclamação por parte dos pacientes,  a mesma medicina descobriu que essa nova técnica de engessamento, estava prejudicando as pessoas, e fazendo muito mal a sua saúde, e muitas pessoas acidentadas que tiveram as suas pernas e braços engessadas, pioravam, e criavam gangrena na perna ou braço, em sua parte do corpo engessadas, e a carne e os músculos começavam a apodrecer debaixo do gesso. Pois a carne ao redor do local do corpo que fora engessado, sem um acompanhamento médico diário, descobriu-se de que o bom método se tornou um mal negócio para a saúde das pessoas. E, muitas pessoas tiveram que amputar a suas pernas e braços.

E também, descobriu-se de que o motivo da gangrena e aruinamento da carne e músculos ao redor do local engessado, era por falta de ventilação. Pois, o músculo e a carne da parte engessada,  precisam de ar, e muita ventilação, oxigenação ao do local da machudura para recuperar e sarar. Então, descobriu-se que nada adiantava recolocar os ossos internos no devido lugar, e a carne e os músculos ao redor, começava a apodrecer por falta de ar, ventilação e oxigenação.

II. O INÍCIO DO ENGESSAMENTO DAS NOSSAS IDÉIAS

Gostaria de aplicar essa ilustração para diversas ações que nós fazemos no mundo. E uma delas foi o engessamento da nossa teologia.

Os pais do engessamento de nossa teologia reformada foram Calvino e Lutero na idade média. Mas antes deles, houveram outros grandes engessadores da teologia e do nosso pensamento. E um deles foi o grande teólogo e doutor em filosofia chamado santo Agostinho.  

OS  CONCÍLIOS ECUMÊNICOS QUE ACONTECERAM NA TURQUIA ERAM PARA MANIPULAR E ENGESSAR O PENSAMENTO DA IGREJA

Os Concílios Ecumênicos da Igreja aconteceram no começo do primeiro milênio da era cristã. E todos eram convocados para engessar a igreja por ingerência do Estado, visando a unidade da Igreja diziam os bispos de Roma. Com o fortalecimento da Santa Sé Romana, porém, tais reuniões passaram a ser convocadas única e exclusivamente pelo bispo de Roma. Estes Concílios principais e chamado de ecumênicos são pelo menos sete, e tinham como função o alinhamento das idéias, e das igrejas que nasciam, e renasciam no mundo.

1.Primeiro Concílio ecumênico de Nicéia 325 DC. E  na história da era da conversão do imperador Constantino (272-337) onde se discutiu a questão da trindade divina, o batismo dos heréticos, a questão dos prisioneiros e sua liberdade, e mais a questão dos livros que entrariam no cânon bíblico etc. Aqui, começa o fechamento do Cânon bíblico, os livros apócrifos, e livros oficiais da bíblia.

2.Segundo concílio de Constantinopla 381 DC. Foi na era do imperador Teodósio I, onde foi debatida a questão da natureza de Cristo e o arianismo. Arianismo, era uma doutrina filosófica que não considerava Jesus Cristo como Deus e um com o Pai, é o mesmo que dizem e fazem hoje as Testemunhas de Jeová e outros grupos nos dias de hoje. 

3.Terceiro Concílio de Éfeso em 431, foi convocado pelo imperador Teodósio II, onde se discutiu a questão cristológica de Cristo, e a questão da virgem Maria se ela é divina? Também discutiu-se sobre a questão doutrinária do bispo Nestório da Igreja de Constantinopla, onde ele discutia e defendia que Cristo não seria uma pessoa única,e dizia que nele havia duas pessoas distintas. E que nele haveria uma natureza humana e outra divina, distintas uma da outra e, por consequência, negava o ensinamento tradicional que a Maria pudesse ser a "Mãe de Deus" entre outros assuntos, o que era combatido pela Igreja de Roma.

4. Quarto Concílio de Calcedônia numa cidade da Bitínia em 451, na era do imperador do oriente bizantino Marciano, e na era do imperador romano Augusto no ocidente. Onde tratou-se novamente sobre a questão da divindade de Cristo, afinal, ele tinha duas naturezas, a divina e humana, ou as duas juntas. E a discussão; o modo em que a humanidade de Cristo se relaciona com a divindade. Os “monofisitas” afirmavam que Cristo tinha uma só natureza. Não houve um acordo, devido a ingerência do Estado na teologia. 

5. Quinto Concílio de Constantinopla, o segundo na cidade de Constantinopla II em 553 DC.; Onde foi discutida a controvérsia doutrinaria em torno da reencarnação defendida por alguns bispos do oriente. Onde foi lida a decisão dos 14 cânones, dos quais citamos o cânon 1. Se alguém não reconhece a única natureza ou substância (oysia) do Pai, Filho e Espírito Santo, sua única virtude e poder, uma Trindade consubstancial, uma só divindade adorada em três pessoas (hypostáseis) ou caracteres (prósôpa), seja anátema. Porque existe um só Deus e Pai, do qual procedem todas as coisas, e um só Senhor Jesus Cristo, através do qual são todas as coisas, e um só Espírito Santo, no qual estão todas as coisas.


        Abaixo mapa das sete igrejas Turquia nos primeiros séculos da era cristã                                  
                                           
6. Sexto concílio de Constantinopla III -- teve duração de quase um ano, 680 a 681, que tratou do tema da divindade de Cristo vem novamente a tona e decidiu;

E isso pode parecer absurdo, mas o centro desse concílio foi a vontade de Jesus: ele tinha vontade humana ou divina? A heresia do monotelismo, que afirmava que Jesus fundia em si as duas vontades foi derrotada. Assinado pelo Papa Agatão, este concílio fortaleceu ainda mais a tradição doutrinal que vinha sendo construída desde Niceia I.

Condenação do monotelitismo, heresia defendida pelo patriarca Sérgio de Constantinopla que ensinava haver só a vontade divina em Cristo. Este Concílio ensinou que Cristo possui duas vontades e duas operações naturais, divinas e humanas, não opostas, mas cooperantes, de sorte que o Verbo feito carne quis humanamente na obediência a seu Pai tudo o que decidiu divinamente com o Pai e o Espírito Santo para a nossa salvação (DS 556´559). A vontade humana de Cristo ´segue a vontade divina, sem estar em resistência nem em oposição em relação a ela, mas antes sendo subordinada a esta vontade todo poderosa´ (DS 556; CIC 475). Conforme o site na internet da defesa apologética feita pela Igreja Católico Romana.


7.Sétimo concílio e o segundo na cidade de Nicéia II em 787 D.C. -- Seu tema - controvérsia e a condenação das imagens. A controvérsia iconoclasta, teve como uma de suas conseqüências um maior distanciamento da Itália e do império bizantino. Esse afrouxamento religioso, administrativo e político foi um dos antecedentes do cisma de 1054 entre orientais e ocidentais, entre os cristãos ortodoxos e católicos. 


Estudemos agora o debate da iconoclastia - ou imagens; este ocorreu numa época em que os principais artigos da fé tinham acabado de ser formulados (em 681 o monotelitismo, fora condenado; ver capítulo 10); versava sobre uma prática tradicional dos cristãos. Conforme blog da igreja católico romana. Diversas foram as resoluções nestes Concílios que se seguiram feitos pela igreja católico romana, e que não poderemos apresentar em resumo aqui, damos aqui apenas um breve resumo de alguns delas é a controvérsia das imagens vem a tona.  
 
E também nessa região da Turquia surgiram muitos pregadores judaizantes com suas heresias que não estavam de acordo com os santos evangelhos e com o evangelho de Paulo. Especialmente, nas grandes cidades da Turquia e igrejas que eram dominadas pelas colônias judaicas, este era o caso da igreja da Galácia. Não somente isso, mas haviam por lá outros pregadores de outras religiões do oriente, tais como a influência do Zoroastrismo, o budismo, o hinduísmo etc. E ressaltamos que hoje em dia a Turquia é dominada pelos Islamismo, e dizem que 99% da Turquia está dominada pelo Islã.
E assim a Turquia abandonou o cristianismo e sua igreja de raiz e dos ensinamentos dos apóstolos e seguiu a sua doutrina, e fez uma mistura de doutrinas  heréticas que se perdeu dentro de si mesma, conforme o aviso de Cristo nas cartas do apóstolo João no apocalipse dizendo:
 E Jesus Cristo diz as igrejas, cuidado, "eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei e cearei com ele...e ele comigo (Ap.3:20) essas são cartas dadas pelo apóstolo João na ilha de Patmos; e também pelas várias cartas de advertência escritas pelo apóstolo Paulo a igrejas da Ásia, a igreja de Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Laodiceia, Filadélfia, Colossenses, Gálatas etc.Mas o tempo veio provar que pouco adiantou essas advertências? Então estejamos de sobreaviso, Cristo está falando hoje conosco pelas mesmas cartas dessas igrejas. Cuidado, arrepende-te, ouça a voz de Cristo e aceite o seu convite, e abra a porta do seu coração.

E assim citamos acima resumidamente os sete concílios ecumênicos que houveram na história da igreja oriental e suas crenças que diferem muito da igreja do ocidente e não teve jeito de conciliação. Então houve a cisão e a separação da igreja do oriente e ocidente em 1054, entre a ortodoxa e igreja católico romana. E alguns dos acontecimentos que vimos pela história e o que aconteceu e o que chegou até nós nos dias de hoje. Muitos acontecimentos históricos apoiavam a afirmação de Paulo de que o evangelho da salvação vem pela fé, e não pelas obras, é o verdadeiro evangelho de Cristo:
III.  A ERA MODERNA SURGE A ECONOMIA  DA PERESTRÓIKA E GLASNOTÓIKA

 E assim é a nossa sociedade moderna, por volta da era de 1980,  chamada de era Gorbachov presidente da Rússia. Surgiu o movimento da guerra dos muros, de todos os muros, tanto do oriente como do ocidente. Pois toda essa doutrinação política do pós guerra, produziu muitos muros no mundo. E todos eles foram considerados pela crítica internacional, como muros de doutrinação de esquerda e de direita, como "muros inúteis". Eram muralhas de políticos, e muros economicos. E assim tínhamos os "muros de bambú" da China, e os muros da chamada "cortina de ferro" da Rússia e seu bloco de países socialistas, e outras nações.

 O significado de Glasnot e Perestroika

 "Glasnot"  significa (transparência, em russo) e a "Perestroika" significa (reestruturação, em russo) foram medidas políticas e econômicas adotadas na ex-União Soviética, em meados da década de 1980, durante o governo de Mikhail Gorbachev. Tinham como principais objetivos modernizar e abrir a economia soviética, além de garantir maior abertura política. Estas medidas foram as principais responsáveis pelo fim da União Soviética e do seu sistema político econômico (socialismo), que vigorava desde a Revolução Russa de 1917. Foram também de fundamental importância para o fim da Guerra Fria. Conforme dados do blog do SCAF.












Comentários

REFLECTIONS OF MY LIFE 3

NOVA JERUSALÉM É MEDIDA E PROJETADA

A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento, a igreja que volta do cativeiro babilônico em 485 AC., aproximadamente: Nova Jerusalém é medida e projetada pela engenharia celeste. No livro de Ezequiel o profeta é ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos confirma o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estava se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC.; e logo após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor; Mas será que agora eles aprenderiam a lição?A obediência aos divinos mandamentos? E que o Senhor não era propriedade exclusiva dos velhos judeus? E que

ADORAÇÃO A DEUS -- IDOLATRIA MODERNA

O pecado de nossa sociedade contra o primeiro mandamento, o segundo e o terceiro mandamento da lei de Deus.  O grave pecado da nossa geração está na idolatria, feitiçaria e bruxaria... e por incrível que pareça tem o aval e o consentimento de muitas de nossas grandes e tradicionais I grejas   da atualidade. E assim muitas de nossas grandes Igrejas estão aborrecendo a Deus com tais práticas. E estamos ofendendo gravemente a Deus nos três primeiros mandamentos da lei de Deus conforme está escrito no livro de Êxodo em (Ex.20: 3-20) E para agravar as coisas estamos usando e tomando o nome de Deus em vão; é a lei do terceiro mandamento que nos diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 1) Primeiro  Mandamento nos diz: Não terás outros deuses diante de mim.  2. Segundo Mandamento nos diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem

MASSARANDUBA - TEMPO DE INFÂNCIA

Naquele tempo não se tinha pressa, eram contos, casos e conversas na varanda da casa sem fim... Oh Senhor! Tu  tens  sido  o  nosso  refúgio  de  Geração  em  geração, antes  que  os  montes nascessem  e  se  formassem  a  terra  e   o  mundo de eternidade  a  eternidade  tu  és  Deus (salmo 90:1-2) Foto  abaixo  família  Czaplinski  e Odwazny  reunida  em  outubro/ 85. Foto familia Czaplinski reunida em outubro de 85 - Da esquerda para direita; tio Vadek( falecido) depois Vem eu  e  Minha filha Ellen (2 anos) Depois em seguida  vem o meu velho e saudoso pai seu Estanismau (Stachek) apelido - Já Falecido em 86. Depois vem meu Irmão Felipe vivo, Depois vem a minha irmã Lúcia com o meu filho ao colo Károl Aleckson e por fim o último, vem o tio Júlio. Sou Nascido em Blumenau - Terra da Bela  e Santa Catarina! Sou  Czaplinski, fui criado em  casa  dos avós  Odwazny. Avós de  família  por  parte de  minha  mãe. Relembro com saudades de meu pai e mãe:  Do tempo em qu